domingo, 21 de abril de 2013

Retratos da Beleza Real


    • Sim, você é mais bonita do que pensa (vídeo)
    • Sim, você é mais bonita do que pensa (vídeo)
    • Sim, você é mais bonita do que pensa (vídeo)
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    Sociedade

    Sim, você é mais bonita do que pensa (vídeo)

    20-04-2013

    Foi o que provou a Dove na campanha ‘Retratos da Beleza Real’ – as mulheres são demasiado críticas consigo próprias
    Por Marta Gonçalves Miranda

    É um facto: por mais belas, magras e esbeltas que as mulheres sejam, existe sempre qualquer coisa que podia ser melhorada. Uma cicatriz demasiado visível, um quilo para perder, uma pele que já não é o que era. Mas será que esses defeitos existem mesmo, ou são só elas que os conseguem ver?

    Foi a partir desta ideia que a Dove lançou a campanha ‘Retratos da Beleza Real’. Com o mote “Você é mais bonita do que pensa”, a marca contratou o artista forense Gil Zamora para fazer duas ilustrações de sete participantes. Sem nunca as ver, o artista desenhou o primeiro retrato com base nas auto-descrições das mulheres...enquanto no segundo guiou-se pelas observações de outras pessoas.

    Do outro lado de uma cortina, o artista ouviu comentários como “eu tenho um rosto gordo e redondo” ou “quanto mais velha fico, mais sardas tenho”. Porém, quando eram outras pessoas a descrevê-las, as análises eram bem mais positivas. “Ela tinha olhos azuis, lindos olhos azuis”, relembra um homem. “O seu queixo era bonito e magro”, afirma uma mulher.

    Os desenhos não podiam ser mais diferentes uns dos outros. Sem excepção, todas as mulheres pareciam mais bonitas nos retratos elaborados com base na descrição de estranhos. Estiveram poucos minutos com elas, mas souberam identificar uma beleza que elas nem pensavam ter. A campanha foi desenvolvida no âmbito do projecto internacional ‘Dove Campaign for Real Beauty’, criado em 2004 pela Ogilvy.

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