quarta-feira, 10 de abril de 2013

RENAMO

RENAMO (por Niosta Cossa)

Leio no Jornal de Notícias online de Portugal que a Renamo, na voz do seu líder, Afonso Dhlakama, garante que "nunca vai haver mais guerra, mas não está nada satisfeito com a situação e é preciso que sejam resolvidos rapidamente os problemas pendentes" que dizem respeito à composição dos órgãos eleitorais. Enfim…

Se Dhlakama estiver a falar a sério, não me restam mais dúvidas de que a Renamo será sempre a Renamo: um partido indisciplinado, incompetente e sem programa claro! Acima de tudo, um partido desatento.

Pois, se a Renamo tivesse tirado alguma lição destes quase 20 anos de democracia em Moçambique, então, a esta altura, já saberia que democraticamente, através de eleições, não iria bater a Frelimo. Jamais! Não conseguiria bater um partido que capturou o Estado e que confunde-se com o mesmo. Não jogando o jogo desse partido – que é o “Jogo Democrático para Comunidade Internacional Ver”.

Primeiro, porque a Frelimo vive sabotando a Renamo e com planos de reduzir “a oposição à insignificância”, de modo que desapareça nos próximos anos.

Segundo, porque a Renamo não tem dinheiro que a permita construir uma estrutura funcional para bater a Frelimo. E também não é “aliciante” financeiramente quanto a Frelimo, que controla os negócios do Estado e, deste modo, tem o poder de decisão sobre o “destino económico” dos moçambicanos. Ou seja, a Renamo não tem dinheiro nem tem um meio de intimidar economicamente aos moçambicanos para que lhe sejam fiéis.

Terceiro, porque a Frelimo ainda é um partido armado – armado via Estado. A Frelimo controla o Exército, a Polícia e o Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE). E, através destas forças, controla aos moçambicanos. E a Renamo, a quem controla?

E, quarto, porque, com a sociedade civil moçambicana, está claro que não pode contar. Sociedade civil mais estática e/ou medrosa e/ou complacente e/ou facilmente corruptível como a moçambicana não existe. Aliás, a sociedade civil moçambicana sempre marginalizou a Renamo e todos outros grupos/movimentos que atreveram-se a criar algum tipo de insubordinação ao governo da Frelimo. Sem ignorar que foram os moçambicanos que deram maioria qualificada ao partido Frelimo no Parlamento moçambicano.

Portanto, não será mudando a composição dos órgãos eleitorais que vão fazer frente à Frelimo com possibilidades de sucesso nas eleições.

A Renamo só tem a si mesmo para desbancar ou equilibrar a Frelimo no poder. Sendo mais claro: a Renamo só tem as armas para ou tomar ou forçar alguma coisa neste país.

E mais: na tal matéria do Jornal de Notícias, Dhlakama é citado como tendo referido várias vezes as diferenças entre o sul e o norte, sugerindo que a Frelimo pretende destruir o norte nos próximos 20 anos.

E eu questiono: com tudo isto, a Renamo e Dhlakama só estão a bater-se pela composição dos órgãos eleitorais?!

É que, chegados à situação actual de conflito iminente, ainda que não tenha possibilidades de vencer militarmente a Frelimo, se ambiciona subir ao poder um dia ou, pelo menos, fazer cair a Frelimo, a Renamo não pode vacilar agora.

De qualquer das maneiras, a Renamo é um partido liquidado, não vai ganhar as eleições neste país – não com esta geração de dirigentes, e, para piorar, quando esta geração desaparecer, vai desaparecer o partido também –, por isso, penso que não tem nada a perder. Podem escolher entre ou morrer tentando derrubar a Frelimo ou viver como perdedores.

Entretanto, como temo que este partido seja de perdedores natos, certamente chegarão a mais um acordo com a Frelimo que, posteriormente, não será cumprido. E esta terá sido mais uma oportunidade de efectivamente se efectuar e/ou forçar mudanças neste país desperdiçada…
Like · · · 6 hours ago via Mobile
  • Boa Matule likes this.
  • Iate Anafa Pessol voces ou o povo e que esta desinformado,todos esses estao juntos,me refiro Guebuza e o Djakama,so faz isso p tapar o povo,k na verdade tem levantado poeira p o Governo Mocambicano.
  • José de Matos Miller Martin, estao aqui alguns pontos realistas da cena politica moçambicana. Se a Frelimo se confunde com o Estado, se vai continuar a sabotar a Renamo, se a sociedade civil é corruptivel, nesse cenario entao qual o caminho? A Paz certamente que vai continuar ameaçada!
  • Emilio Mytho Chauque eu ainda acho que a Renamo se quiser bater de frente com a Frelimo tem que se organizar e, muito bem organizado, quer seja militarmente, quer seja democraticamente por via de votaçao.

    Por se voltarmos a guerra, para alem de afundarmos mais o pais econ
    omicamente, quem sofre com isso e' o povo.

    Por isso ainda acho que um ataquele letal a Frelimo seria melhor do que andar a fazer guerrinhas e assaltar o povo, mande logo um golpe de estado e chama aqueles generais grandes da Frelimo comem com eles a coisa avança, porque acredito que la no seio do partido haja gente descontente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Τhis can include chiropractic аdjustments, tantriс
massage treatment is whether it is the small details in
preparing a nuгu sesѕion properly that really
makes a hugе ԁiffеrencе in the timerequired for healing.


My ωеblog: tantra london