domingo, 21 de abril de 2013

Reeleição do presidente italiano: “um golpe de estado” para Beppe Grillo

20/04 22:06 CET
Play/stop Video

mundo

smaller_text larger_text
Com um governo demissionário ainda no cargo, a Itália conta agora com um presidente cessante reeleito. Após cinco votações falhadas e na ausência de um consenso entre as três grandes formações políticas, Giorgio Napolitano, foi o único a conseguir reunir o apoio da maioria dos grandes eleitores.
“Espero que nas próximas semanas e já nos próximos dias, possamos fazer com que todos os campos possam cumprir os seus deveres com o objetivo de reforçar as instituições do estado e face à difícil situação do país”, afirmou Napolitano.
O político de 87 anos, que há uma semana considerava a possibilidade de recandidatar-se como “ridícula”, foi reconduzido no cargo pelos grandes eleitores com 738 votos a favor, reunindo pela primeira vez o apoio do Partido Povo da Liberdade de Silvio Berlusconi e do Partido Democrático de Pier Luigi Bersani.
Uma escolha que representa uma derrota para o candidato do movimento Cinco Estrelas, o constitucionalista Stefano Rodotá, que obteve apenas 217 votos. Beppe Grillo, líder do terceiro partido italiano, considerou a reeleição de Napolitano como um “golpe de estado”, tendo apelado aos seus apoiantes a marcharem sobre Roma.
Desde a ascenção do movimento de Grillo, nas eleições de fevereiro, sob a bandeira da renovação da classe política, que o país se encontra paralizado entre três formações políticas irreconciliáveis, no parlamento e no senado.
Um apoiante da formação afirma, “camaradas, agora já não interessa por quem é que votaram. Se são cidadãos honestos como nós, sabem que somos todos reféns de partidos que se unem para aplicar um programa que é o mesmo há 20 anos e que, no fundo, beneficia apenas Silvio Berlusconi”.
A reeleição de Giorgio Napolitano foi saudada pela Comissão Europeia que lembrou, “o momento decisivo para o país no processo de integração europeia”. Resta agora que o presidente reeleito consiga pôr fim à crise política que impede a nomeação de um novo governo desde as eleições de fevereiro.
Mais informação sobre , , , ,
Copyright © 2013 euronews

Sem comentários: