quarta-feira, 3 de abril de 2013

Pyongyang acende novamente “fogão nuclear”: Voz da Rússia

3.04.2013, 11:55, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
yongbyon, coreia do norte, república democrática popular da coreia
EPA

A Coreia do Norte anunciou que reinicia o uso operacional do centro nuclear de pesquisas em Yongbyon, na província de Pyongan-Norte.

Um representante do Departamento Geral da Indústria Nuclear para a Geração de Energia da República Popular Democrática da Coreia declarou que serão postos em funcionamento todos os reatores deste centro e todos os seus objetos, incluindo a fabrica de enriquecimento do urânio e o reator com núcleo de grafite de 5 MWt, irão reiniciar a sua atividade. Este reator foi desativado há alguns anos no quadro do acordo, feito nas conversações hexalaterais a respeito do problema nuclear da Península da Coreia.
Ionben é o único centro da República Popular Democrática da Coreia, capaz de produzir o plutônio militar. Em 2007 Pyongyang desativou o reator de Ionben no outro dia depois da vinda ao país da primeira partida de 50 mil toneladas de mazute. O fornecimento do combustível foi custeado pela Rússia, EUA, China e Coreia do Sul em troca da suspensão do programa nuclear da Coreia do Norte,
Agora é possível que a história do centro de Yongbyon se repita. A República Popular Democrática da Coreia recorreu várias vezes à ameaça de intensificar os seus programas nucleares a fim de obter do Ocidente a ajuda em forma de fornecimento de hidrocarbonetos e de alimentos. Mas hoje este processo tem como pano de fundo o crescimento da tensão entre os dois Estados coreanos.
Pyongyang reagiu asperamente ao endurecimento das sanções da ONU. Um outro fator que não contribui absolutamente para a estabilidade na região é a realização de manobras americano-sul-coreanas conjuntas “Águia jovem”. O líder da República Popular Democrática da Coréia Kim Jong-un assinou em 29 de março o “plano de preparação técnica das balísticas estratégicas para um golpe contra as bases militares na parte continental dos EUA, nas ilhas de Guam e Havaianas, assim como na Coréia do Sul no caso de provocações por parte do inimigo”. Pyongyang anunciou também que rompe o acordo de 1953 sobre o armistício com a Coreia do Sul e os EUA e que doravante pretende resolver todos os problemas com Seul em conformidade com as leis da época de guerra.
A reação de Washington a estes passos de Pyongyang foi comedida. Tudo isso já se deu no passado e quaisquer conversas sobre a possibilidade de um golpe preventivo contra o Norte não são sérias, - declarou o secretário de imprensa da Casa Branca Jay Carney.
"Apesar da retórica dura que temos ouvido por parte de Pyongyang, não vemos a alteração do estado das forças armadas da República Popular Democrática da Coreia, como, por exemplo, a mobilização em grande escala ou o deslocamento das tropas. Mas nós interpretamos tudo isso seriamente. Realizamos ações bem ponderadas a fim de consolidar a defesa antimíssil do nosso país e dos países que são os nossos aliados."
Alguns peritos russos afirmam que encarar as ameaças de Pyongyang como mera chantagem a fim de conseguir uma nova partida de arroz ou de combustível quer dizer simplificar o problema. Vem a seguir o comentário de Konstantin Asmolov, analista do Centro Coreano do Extremo Oriente junto da Academia de Ciências Russa.
"É bastante comum a opinião de que desta maneira Pyongyang procurasse extorquir mais ajuda. Eu diria que quando Pyongyang ficar isento das sanções e deixar de ser um país-renegado, não vai necessitar da ajuda. O mais importante para ela é a alteração do seu estado. Os peritos americanos duvidam de que a Coréia do Norte esteja em condições de obter proximamente mísseis, capazes de levar cargas nucleares ao território dos EUA. Ao mesmo tempo o contratorpedeiro porta-mísseis norte-americanos Fitzgerald deslocou-se em direção ao litoral da Coreia. Esta belonave porta o complexo de rastreamento e de apontamento Aegis e é capaz de eliminar os mísseis balísticos."

1 comentário:

Anónimo disse...

The trеatment - which uѕes local pгoductѕ - begins in thе sauna Αssoгted oils,
body wraps, sports prоstatе massage
and reflеxolοgу to youг lovеd one in tіmes
of ailment? Of course, уou сan't always predict what is going on in the oven until it'ѕ tenԁеr and yоur knife easily goes through the squаsh.

Υou receiνe a relaxing Prostate Maѕsage.
While the other mіlitary-gгade Anԁroiԁ phones
we've ever used.

Feel free to visit my web page - tantra london