quarta-feira, 24 de abril de 2013

Perguntas curiosas ao presidente: Voz da Rússia

24.04.2013, 15:07, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
linha direta com vladimir putin
© Voz da Rússia

Todos os russos sem exceção terão em breve a possibilidade de fazer qualquer pergunta ao presidente e de ouvir sua resposta. Em 25 de abril, Vladimir Putin irá efetuar a tradicional Linha Direta.

Esta será a 11ª Linha Direta de Vladimir Putin e a primeira na sua presidência atual. Nos anos precedentes, Vladimir Putin contatava principalmente a população na qualidade de primeiro-ministro. No período transcorrido, o leque de perguntas de russos mudou fortemente, mas os temas principais continuam inalteráveis. A esfera social, os problemas regionais e o lugar da Rússia no mundo provocam um interesse sincero de cidadãos.
Entretanto, em cada Linha Direta há perguntas que podem ser dificilmente qualificadas como triviais. Por exemplo, várias pessoas perguntaram sobre o destino de um filhote de tigre, oferecido a Vladimir Putin no dia de seu aniversário. Outros russos interessaram-se, se Putin se considera um romântico, se gosta de sauna russa e como festeja o Ano Novo – várias últimas Linhas Diretas do presidente ocorreram em dezembro.
Um telefonema não ordinário chegou ao estúdio de uma jovem de nove anos, Dasha Varfolomeeva, habitante de uma aldeia na Buriátia:
“Bom dia, tio Volodia. O Ano Novo está chegando. Vivemos à conta da pensão da avó. Eu e a minha irmã sonhamos com novos vestidos. Quero pedir que o Sr. me dê de presente um vestido como o da Cinderela. O sr. será um bom feiticeiro na noite do Ano Novo ao realizar o nosso sonho. Obrigada”.
Vladimir Putin:
“Querida Dasha, eu te ouvi e penso que você e outras crianças não apenas na Buriátia, mas em todo o país devam festejar dignamente o Ano Novo. Os adultos devem fazer tudo, para que estes sonhos se realizem. Quanto ao vestido e a outros presentes do Ano Novo, é um desejo natural. Mas penso que seja justo se você pense não apenas em que gostaria de receber no Ano Novo, mas também no que a sua avó precisa no Ano Novo. Quanto a você e à sua irmã, podemos fazer o seguinte. Convido você e sua irmã, e também a avó a celebrar o Ano Novo numa festa em Moscou. E os presentes arranjaremos aqui”.
Dacha chegou a Moscou na véspera do Ano Novo junto com a mãe e a irmã mais velha Ania. Vladimir Putin encontrou-se com elas na residência em Novo Ogariovo e presentou a Dasha um vestido de cor creme com crinolina e um boneco e um vestido azul à sua irmã.
Pedidos e propostas engraçadas chegam constantemente a Vladimir Putin durante as Linhas Diretas. O então primeiro-ministro escolhia pessoalmente perguntas divertidas:
“Quem dirige o país, quando o Sr. e o presidente da Rússia estão dormindo?”.
“Dormimos um após outro. Tudo está sob controle, não duvide”.
Houve também casos curiosos. Uma vez, Vladimir Putin foi convidado a dançar e perguntado de que doce gosta mais.
“O que se deve fazer para que sejam cumpridos todos os desejos, para que todos vivam bem e para que todos sejam sãos e felizes?”, perguntou filosoficamente Sasha Nazarenko, um aluno do segundo ano. Vladimir Putin respondeu que é necessário confiar no bem, dar provas de força e de vontade para alcança-lo e convidou Sasha a uma festa do Ano Novo no Kremlin.

Sem comentários: