quinta-feira, 11 de abril de 2013

PENSANDO EM VOZ ALTA


  • PENSANDO EM VOZ ALTA

    Digam-me lá se estamos ou não na República das Bananas:

    1. O líder do maior partido da oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama, assumiu publicamente que autorizou o ataque ao quartel da polícia de Muxúnguè, onde foram mortos POLÍCIAS (agentes da autoridade, com legitimidade e exclusividade no uso da violência armada conferida pelo Estado). Portanto, confessou explicitamente que MANDOU ASSASSINAR pessoas. Tudo indica que não vai ser responsabilizado criminalmente, mesmo quando se diz por aí de boca cheia que Moçambique é um Estado de Direito e que ninguém está acima da lei...

    2. O Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza, resolve ASSUNTOS DO ESTADO por SMS, como afirma a edição online de hoje do maior jornal público do país, o Notícias. Segundo o jornal, e se referindo às declarações de Dhlakama, "o Presidente da República, Armando Guebuza, tomou a iniciativa há três dias de contactar-lhe, por via de mensagens, enviando-lhe cinco pontos de negociação para a manutenção da paz no país" e, por sua vez, "o líder da Renamo disse que reagiu positivamente, endereçando também uma outra mensagem ao Chefe do Estado que, na prática, ditou o fim do clima de violência". Portanto, e reforçando a opinião pública generalizada, o nosso actual Chefe de Estado parece ser a EXPRESSÃO MÁXIMA DA ARROGÂNCIA NACIONAL (o homem nem ousou fazer uma chamada telefónica para evitar o retorno ao banho de sangue no país, mandou apenas uma SMS) e da INSTITUCIONALIZAÇÃO DA IMPROVISAÇÃO GOVERNATIVA (tratamento de assuntos sensíveis para a segurança e estabilidade do Estado como se estivesse a teclar no Facebook com amigos).

    Egidio Guilherme Vaz Raposo, Bayano Valy, Zenaida Machado, Nomis Erudam, Rui Lamarques, Elisio Macamo, Emidio Beula, Mano Azagaia, Paulo Araujo, Matias De Jesus Júnior.

     


    Kamal Badrú Realmente é chocante, resolver o problema via Msg? Se for para se imputar em alguém culpabilidade e crime deve se incluir a FIR
  • Ana Madina Choro
  • Livre Pensador Estamos num bananal. Mas duvido que ainda seja uma republica...
  • Eusébio A. P. Gwembe Será que a outra parte confirma isto?
  • Emilio Mytho Chauque Isto parece ser um daqueles negocios da mafia!

    Alguem disse que para alem de presidente temos um negociante, ai esta a prova!

    Kkkkkk
  • Zeiss Lacerda Sim senhor Edgar, perfeito. Gosto da abordagem.
  • Amosse Macamo Qualquer mortal sabe que a palavra dita voa, desaparece, enquanto que a escrita fica para sempre. Difícil perceber isso?
  • Pedrito Massarongo Jr. Edgar Kamikaze Barroso, nunca, desde que iniciamos as nossas conversas SÉRIAS no Facebook, estivemos em tamanha concordância de opinião. Podia simplesmente fazer um "Like", mas não irias perceber o quão gosto e concordo com a visão que partilhas. Independentemente das SMS serem ou não verídicas, há uma INCOMPETÊNCIA por parte dos ou do que tem o poder.
  • Nelson Badaga Badaga Este caso se depender de alguns, Ainda vai fzer correr muinta tinta.
  • Amosse Macamo E então a atitude melhor seria punir Dhlakama para provarmos que estamos num Estado de direito? Com cada absurdo aqui, sinceramente! (dai me paciência Deus).
  • Nelson Sinai Chauca Caros, essas situacoes dos ultimos dias provam que este pais e um verdadeiro antro de ladroes e enquanto eles entretem o povo com ameacas e alguns disparos e a consequente deslocacao de populacoes mas entre eles esta tudo bem e como perceberam ate trocam mensagens "coisa de amigos"
  • Cleo Mafu Dhlakama deve estar com saudades do Chissano. mas o importante aqui esta na forma com guebas trata as pessoas em particular o kota Dhlakama, nao quer nem ouvir a voz dele.
  • Fernando Costa Edgar não queres rever as conclusões que tiras desta postagem..?
    Não me parecem muito coerentes... A não ser que estejas mais uma vez a lançar ideias para debate...
  • Zeiss Lacerda Amosse Macamo, Ninguem propôs isso, apenas vou demonstrada uma atitude criminosa e que por lei deve ser responsabilizada aos autores morais e materiais mas obviamente, nesse caso em particular e pela forma como as coisas aconteceram costuma.se colocar em prática os termos diplomacia e diálogo.
  • Eusébio A. P. Gwembe Parece-me que muitos gostariam de ouvir que o PR não fez nada para dizerem que é insensível. Se tinham fechado caminho, como é que o mensageiro havia de chegar para deixar a mensagem do chefe de Estado?
  • Marcio Morais Meu país anima maning.
  • Sérgio Chaúque e ele nem gosta de facebook. kkkkk
  • Livre Pensador Existe um defice historico preocupante neste Mocambique Jovem. Recordando...

    "...Guebuza não

    Canal de Opinião: por Carlos Cardoso (1997) (*)
    Via Ripua, mais uma vez passamos a conhecer assuntos intestinais do partido Frelimo, discutidos, em surdina lá dentro.
    Desta vez, é a sucessão de Chissano. Ripua quer Guebuza. Já o tinha proposto Primeiro-Ministro.
    Na nossa opinião Guebuza não. O nosso parecer assenta em dois factores: 1. As pessoas têm medo de Guebuza.
    2. Ele foi, talvez por uma razão de causa e efeito o primeiro factor, um dos ministros mais incompetentes a passar pela governação da Frelimo. Onde tocou, estragou.
    Vamos à questão do medo.
    É verdade que Chissano tem gerido a presidência com grau de hesitação, por vezes prejudicial para o país. Mas com ele na presidência desde 1986 Moçambique foi praticando níveis de liberdade de expressão. E hoje está bem evidente quanto melhorou na governação a pauta aduaneira por exemplo, fruto do uso crescente dessa liberdade.
    Via debate, o país foi encurtando o caminho para consensos e assim se arranjaram algumas soluções.
    Moçambique precisa, pois, de um presidente, cuja personalidade, ainda que menos hesitante do que a de Chissano seja pelo menos tão aberta ao diálogo como a dele.
    Guebuza tem sido o contrário disso. As pessoas calam-se por causa dele. Não tem nem um décimo da postura de Chissano no tocante a aceitação de crítica contra ele.
    A governação do país ficaria seriamente prejudicada com um presidente inspirador de-temor-e revolta-entre os cidadãos.
    Em segundo, mas não menos importante, lugar, a questão da incompetência. Armando Guebuza tem sido mau gestor da coisa pública. Como Governador de Sofala pôs em perigo o relacionamento com Portugal.
    Como ministro do Interior, adoptou para a operação produção, um método que anulou qualquer hipótese para a concretização das intenções que lhe deram vida (pese as responsabilidades do presidente Samora Machel numa conceptualização apressada do programa).
    E nos transportes Guebuza cruzou os braços perante o alastramento impetuoso do roubo e da corrupção, levando entre outros males, a uma quebra terrível do tráfego via porto de Maputo e ao desmoronamento quase irreversível da LAM.
    No partido Frelimo há outros sucessores possíveis para Chissano, apesar de nenhum deles, depois da morte de Samora Machel, ter defendido o país, contra a pilhagem desenfreada das nossas riquezas, tem no seu CV muitos mais méritos do que Guebuza para o cargo do PR.
    Por outras palavras, a transição pós-Chissano pode ser pacífica. Mas, a escolha final é a dos eleitores. Pelo menos enquanto Guebuza não for PR.

    (In «Metical» de 15 de Julho de 1997, Carlos Cardoso) (*) Publicação a título póstumo. O autor foi assassinado a 22 de Novembro de 2000..."

    Comentario: Este artigo tem mais de 10 anos. E nao e que o sapo se transformou mesmo em principe?
  • Pedrito Massarongo Jr. Amosse Macamo, alguma sugestão? Ou concorda com a habitual estratégia do governo de "meter a cabeça na areia"?
  • Zeiss Lacerda Durante a campanha o Chefe do Estado ateh chega onde nao há estradas porque sabe voar...
  • Luisa Almeida Sérgio Chaúque, ele só entra no Twitter e no WhatsApp
  • Zeiss Lacerda Que justificação eh essa de a estrada estar fechada?
  • Sérgio Chaúque Amosse Macamo tambem neh, punir Dlhakhama, nao seria facil. pois espero que digas isso ao ministro Mondlane que chamou de criminosos aos que levaram a cabo o ataque aos membros da FIR, e disse mais: que ia os levar a barra dos tribunais. PS. espero que os homens da Renamo, ora detidos e outros nos hospitais nao sofram represalias, sejam libertados e ponto final... jah agora o que diziam esse pontos mandados em sms!?
  • Alves Talala So um reparo Edgar Kamikaze Barroso, o jornal Notícias não é um periodico público, mas sim privado.
  • Mahamad Hanif Mussa Muita tinta (ainda) a correr...
  • Calton da Costa Este pais xta podre... precisa sangue novo... estes politicos ja estâo ferujados, outros estao cheio de dinheiro ja nao sabem o que fazem... que raios de politicos sao voces? quando pensam em nos robar nos robam e quando pensam e nos tirar a vida é mas facil pra voces... k raio de merda é isso? nos n somos animais... nao resulvem os voços problema nos tirando a nossa vida ok?
  • Flavio Chichango concordo profundamente com o segundo ponto.Agora,o primeiro precisariamos discutir se e crime ou nao.Eu particularmente nao acho que tenha havido.
  • Sérgio Chaúque Alves, o jornal noticias eh privado? ou nao sabes quem sao os accionistas?
  • Mukilina Soares Edgar, qdo ouvi o pronunciamento do “Jamanta” fique com a mesma ideia/pensamento que descreveste no teu post.Esperemos que o PR saia da sua Carapaça e diga algo ao povo que lhe elegeu, Já aguardamos pelo pronunciamento dele das outras vezes.
  • Julio Lilito Boene @Livre Pensador, eu diria bacanal.
    Os desmobilizados de guerra e outros tantos concidadaos, por exigir os seus direitos, sao pura e simplesmente detidos, mas um bandido confesso, que ordena um ataque a instituicao publica, nada e feito.
    Vejamos se a Lei e para todos ou so para quem nao tem armas.
  • Paulo Araujo Libertem os homens detidos, os chefes ja se entenderam e comecem a dialogar enquanto nós trabalhamos. Infelizmente vidas inocentes foram apanhadas no meio por estarem em hora errada no lugar errado, isso acontece. Nao esqueçamos que este e o único pais do Mundo em que um partido politico tem um exercito para se defender, logo temos que ter modelos apenas nossos de lidar com o assunto, porque exemplos de fora não existem para poder comparar.
  • Lina Conceicao Resumindo AEG esta as tintas para o pessoal.
  • Ditinho Bertolino .. é pra rir ou chorar? Lamemntavél poder podre.
  • Sérgio Chaúque heeheh pra AEG ouvir a voz AD deve lhe custar. ateh mandar sms!?> eheheheheh raos...
  • Paulo Dos Anjos Nao se preocupem, Qdo o Dhlakama vier do Mato sera imediatamente preso por ter ordenado o assalto a esquadra de policias de Muxungue .
  • Alves Talala Meu caro, o noticias é um jornal privado sim. Os únicos meios de comunicação publicos neste país sao: a TVM, Radio Moçambique e Agencia de Informação de Moámbique (AIM).
  • Sérgio Chaúque Alves, repito: procure saber quem sao os accionistas do jornal Noticias. depois falamos.
  • Fernando Costa Importante é que depois dos erros cometidos que custaram vidas e medo, existiu vontade de parar com o estado de pré-guerra. As duas partes comunicaram... imaginemos que tal não tinha acontecido...!
  • Danilo da Silva SMS!!!! kakakakakakakakakkakakakak ai ai ai ai ai ..
  • Sérgio Chaúque Alves, vou jah dizer-te que o Banco de Mocambique, que nao tem nada de privado, tem accoes ali,. chega? e eh accionista maioritario, se nao me engano..
  • Alves Talala Meu caro lei a Lei de imprensa.
  • Lina Conceicao Paulo dos Anjos nao creio.
  • Alves Talala Está tudo claro. E isto do Banco de Moçambique ser acionista é outro debate. É outro assunto que precisa ser discutido neste país. Tu sabes como o teu país é. Tem muita coisa surreal!
  • Alves Talala Veja o vem no proprio site do jornal>
    Jornal Notícias
    » O Jornal NOTÍCIAS é um jornal privado diário de carácter nacional cuja actividade se baseia no rigor e criatividade editorial, com orientação, independente de qualquer vinculação ideológica, política, económica ou religiosa. Foi fundado a 15 de Abril de 1926 e é publicado em Maputo, Capital da República de Moçambique.
    O Jornal NOTÍCIAS contribui, de forma clara e objectiva para a defesa da liberdade de expressão e de imprensa em benefício do pluralismo de ideias, reservando-se o direito de noticiar e comentar tudo o que considera que possa concorrer para o engrandecimento de Moçambique e do povo, dentro das tradições democráticas universais.

    Jornal Domingo
    » Nasce a 25 de Setembro de 1981 com vocação generalista e interventiva, sob a direcção de Ricardo Rangel, com 32 páginas, acento tónico no jornalismo de investigação nos vários sectores de actividade humana, com a preocupação de contribuir para o desenvolvimento da moçambicanidade. Um semanário que se tornou referência obrigatória na Comunicação Social moçambicana, mercê de uma linha jornalística própria, em que a intervenção política e social é a sua bandeira.

    Jornal Desafio
    » Assumindo que o desporto é um elo aglutinador extremamente forte na nossa sociedade, em 1987 brotava da rotativa da Joaquim Lapa o primeiro jornal exclusivamente desportivo. Foi a 24 de Junho desse ano que o "Desafio" vinha preencher um lugar de importância social, tendo, desde então, granjeado uma grande simpatia e que se vai solidificando semana após semana, quando marca presença nas bancas.
  • Lina Conceicao Quando o AD falou em sms juro eu estava a espera que alguem da parte do AEG se pronuciasse.
  • Sérgio Chaúque e vc acha que eh tudo verdade isso Alves? eheheh infelizmente, sendo uma sociedade anonima nao poderas saber quem sao os accionistas, mas eh do conhecimento geral que o BM tem accoes la. mais nao digo, por questoes profissionais.
  • Paulo Maylene Azevedo Xi, ponto 2 e mesmo um acto doido ....parece que temos de enviar SMS a deus para velar por Estes individos.
  • Alves Talala Meu caro Sergio Chauque, entra no site do noticias e vai clique onde vem: sociedade do notícias. Custa perceber mesmo???? O resto é outro assunto, outro debate.
  • Rob Sau estamos sim meu irmao, e republica dos patos tb
  • Sérgio Chaúque Alves, pra bom entendedor, nem sempre meia palavra basta pelos vistos. eheheheheh deixa assim.
  • Lina Conceicao Mana Beca maning. Estiveram num chat. Gramaria de ver as abreviaturas.
  • Ricardino Mulossoua misericordia
  • Bayano Valy sabem duma coisa? savimbi morreu por falar ao telefone. bin laden foi apanhado porque o seu mensageiro andava a falar ao telefone. falar ao telefone mata.
  • Ricardino Mulossoua Voce Valy pa.
  • Paulo Araujo Bayano o Dhlakama nao esta escondido, todo mundo sabe onde ele esta e ele nãe é procurado pela justiça.
  • Egidio Guilherme Vaz Raposo É pá, aqui fala-se tudo como se estivessem seguros da verdade. AD é um grande manipulador e dissimulador da verdade. Encetou fuga em frente quando durante a entrevista disse que seus guerrilheiros exigiam a sua demissão. ..desde quando um general recebe ordens de subordinados? Quando o poder está em causa os militares resolvem à sua maneira. Ora, se o PR mandou SMS a AD ou não, ele não disse os passos subsequentes dados. Ainda bem que falou também da existência do Professor Lourenço de Rosário, o que nos pode colocar numa boa posição para afirmar que há sim diálogo efectivo. Dhlakama é um velho líder que sabe existir e salvaguardar-se de forma atípica e à margem da normalidade democrática. Ninguém deve imita-lo.
  • Manuel Ribeiro Formiga Caro amigo e eterno colega Edgar Edgar Kamikaze Barroso , li o artigo plasmado no noticias e entendi que o Chefe de Estado enviou mensagem e nao necessariamente SMS. Por outro lado, percebi que nao houve nenhuma confirmacao oficial do Gabinete do presidente de que terá havido tal correspondencia e nos termos referidos pelo sr Dhlakama. Seja como for, o lider da RENAMO já provou que os seus pronunciamentos , antes de assumidos como verdade, devem ser submetidos a um teste de veracidade. Verdade seja dita, o Estado nao pode ficar refem de chantagens deste senhor que tem demonstrado ser clararamente inimigo da Paz e bem estar social.
  • Pedrito Massarongo Jr. Repita-se o mais importante desta situação, dito por Manuel R. Formiga: "...O ESTADO NÃO PODE FICAR REFEM DE CHANTAGENS DESTE SENHOR QUE TEM DEMONSTRADO SER CLARAMENTE INIMIGO DA PAZ E BEM ESTAR SOCIAL."

    Perdoem-me as maiúsculas. Foi para minimizar as dificuldades de leitura que alguns contribuintes deste espaço têm.
  • António Francisco Dia apos dia a pratica do Executivo demonstra nao existir Estado de Direito em Mocambique. Confunde-se um direito de Estado had oc e arbitrario com Rule of Law (Estado de Direito). Tb a batata frita sera um marisco se lhe chamarmos camarao... estamos fritos.
  • Jacinto Salimo Mussá Sou pela justiça social em prol da PAZ, antes do legalismo aqui inocentemente defendido por alguns. O povo quer justiça, em primeiro lugar, depois a Lei, alias, esta só tem sentido pra materializar aquela. Por maioria de razao, o governo que tem iniciativa de lei, deve ser o primeiro cumprir as leis que manda pra aprovaçao da AR onde detém maioria. Neste momento, levar Dhlakama à barra do Tribunal pode ser deitar agua em óleo fervescente! Viva a PAZ.
  • Bonifácio Badaga Badaguinha Sms tá dar.....kkkkkk
  • Dércio Ernesto Ora. Ora. Assunto sensível não só para o PR assim como para nós que por vezes julgamo-nos de fazedores de alguma opinião pública.
    1. O que aqui levantas é a questão de responsabilzacao pelo actos cometidos que após a entrevista de ontem ficou evidente que não haverá accão alguma contra, o que é deveras alarmante num Estado de Direito e também a analisar pelas atitudes de opnião pública e violenta de Bissopo.
    2. Nao compactuo com a questão do SMS, uma vez que temos analise crítica a verdade do que AD disse, e da forma que disse.
    3. Agora, um aspecto que temos que ressalvar é o facto de ter admitido publicamente que não volta a guerra. Quero crer que ele não falou como político.
  • Domingos Limene Xtams sim. Nesta Republica kem tem algum poder, kualker k seja, faz e dsfaz e ninguem diz e mto menos fazer algo. Acho k é uma Republica s governo, n soberano,...
     
  • Joaquim Joao Correia mas a sms e' um meio de se comunicar electronicamente,acho q nao ha mal nenhum .
  • Pedrito Massarongo Jr. Jacinto Mussá, poderia explicar-me o que acontece quando se deita água em óleo fervescente?
  • Nomis Erudam Quanto ao ponto 1 do seu post Edgar, o que se deve discutir será se a RENAMO estava a coberto da figura da Legítima Defesa. Porque se o AGP assegurou a existência de uma força militar ou paramilitar para aquele partido, deve ser por alguma razão, que desde já presumo que seja a auto-defesa e esta inclui também a legítima defesa e o estado de necessidade.

    Quanto ao ponto 2 do posto estou indignado a ponto de não acreditar que seja verdade. Seria o cúmulo da falta de seriedade.
  • Gabriel Ibraimo Parece um jogo de berlindes.
  • Américo Matavele Sinceramente que nao entendo certas pessoas. Estiveram aqui a exigir, a demandar mesmo, a reacçao do chefe do Estado, e agora que reage, tambem nao o fez da melhor maneira. Espero que este vai-vem de opinioes nao faça alguns perderem o norte. Ha dias era um apelo de paz, e agora que o PR tomou a iniciativa mais branda, transformam-se em opinadores daquela historia do velho, do rapaz e do burro. Acho que devemos ter uma honestidade abrangente e nao so caçar os pontos negativos detsanovela. Por mi, a iniciativa de responder com sms foi me vantajosa ao inves de se responder com balas. A paz e' mantida desta forma: cedencias. A proposito, o que se devria fazerzasabendo que a situaçao jaz estava em vias de facto? PS: E' preciso olhar para a foto inteira.
  • Mukilina Soares Edgar, para alem destes dois Srs. preocupa-me é o facto do Sr. Muchanga aparecer em publico com akele tipo de discurso beliscista...sendo ele mebro do conselho de estado, penso eu, que não devia estar com quele tipo de pronunciamento. Não devemos ficar alheios a estes "factos pequenos"
  •  


     

1 comentário:

Anónimo disse...

London Nudе Masѕаge is just a ԁгeam.
Εternal Beauty Skin Health Spa! All уou ԁo is mix the dough and ball it up.
I κnow, ѕhe had јust ripped the towel
right off and darn near laid on me with heг clothes on anԁ verу, very friendly.
Вut you don't have to be able to download media to Image Capture without a problem -- especially on a regular basis. Estudantes de v rios estilos de Lomilomi e estilos de Lomilomi e estilos de Lomilomi e estilos de Lomilomi que n?

Here is my web page; london tantra in the city