sexta-feira, 26 de abril de 2013

O Regime de JES merece uma desobediência civil generalizada - Fernando Vumby .



Alemanha - Tenho a sensação que o regime pouco se importa que o país um dia venha a ser mergulhado numa nova guerra sangrenta e se calhar ainda mais sangrenta do que as anteriores.
Fonte: Fórum Livre Opinião & Justiça
A não violência é uma das características da desobediência civil
Não será esta forma de se governar o país sem legitimidade eleitoral e concentração das suas riquezas repetidamente apenas nas mãos dos mesmos de sempre , enquanto a maioria sofre um convite e desafio para a guerra ?
Ainda não se aperceberam de que desta forma estão a criar condições para que o tão famoso barril de pólvora evocado por tanta gente entre eles Marcolino Moco ,Pepetela e outros um dia venha a explodir ?
E não será este desafio insistente por parte do regime em não reconhecer-se como corrupto , e pior farsa nacional , porque não representa e nem defende os interesses da maioria dos angolanos um sinal de provocação para tal explosão ?

A guerra como qualquer outro acto físico é sempre causada pela incapacidade de comunicação e diálogo sério dos intervenientes e o regime angolano como praticamente perdeu confiança do povo , e da oposição no geral tem se mostrado cada vez mais incapaz em ser sério e acaba por se aventurar usando e abusando da sua força e poder repressivo.

Mesmo apesar disto , uma nova guerra não pode e nem deve ser vista como única alternativa nem mesmo para sacarmos o petróleo das mãos dos chineses , russos , americanos , franceses ou outros quaisquer á quem JES e seus comparsas venderam este bem tão preciso pertença de todos nós.

Ainda bem que a maioria dos angolanos são contra uma nova guerra para se resolver os problemas com que o país se debate e nem mesmo para se resgatar a nossa verdade histórica hoje manipulada por interesses políticos.

Que as guerras em Angola entre os movimentos nacionais foram no passado uma grande fonte de riqueza através do comercio e trafico de armamento entre pessoas bem identificadas soubemos todos nós , e que essas pessoas até hoje continuam esfregando suas mãos de sangue na expectativa do reacender de uma nova guerra também o soubemos.
Essas pessoas ainda estão ai , pretos , brancos e mulatos seus nomes são conhecidos , e seus colaboradores estrangeiros ainda existem e caminham de braços dados com um regime que lhes garante vida milionária em detrimento do sofrimento da maioria dos angolanos.
Dizer-vos que não apoiaria uma nova guerra seria enganar-me á mim mesmo , pois se a guerra não fosse a arma dos fracos , se ela me trouxesse de volta todos aqueles amigos , conhecidos e compatriotas que foram mortos em circunstâncias muito esquisita e continuam a ser mortos .
Em fim , se a guerra resolvesse alguma coisa de positiva e justa para qualquer povo sofredor seja ele angolano , guineense , congolês , moçambicano ou outro qualquer ai sim , apoiaria uma guerra.
Se as consequencias das guerras não fossem dramáticas e brutais para uma maioria e de benefício para uma exígua minoria que faz do sangue alheio sua fonte de lucros e inspiração para assassinatos ai sim , apoiaria uma nova guerra.


Embora não tenha participado em grandes acções de combate nas guerras entre irmãos da mesma pátria , o pouco que vi com os meus próprios olhos foi o suficiente para encarar a guerra como um mal desnecessário.
Mas respeito a ideia daqueles que dizem não existir paz sem guerra , luz sem escuridão , matéria sem antimatéria ou bom sem mau ,etc,etc.
Ainda me recordo como se fosse hoje de uma passagem de Barack Obama quando recebeu o Prémio Nobel da Paz 2009 em Oslo num discurso humilde mas duro , afirmando que as vezes a guerra é necessária para se alcançar a paz , quando justificou as acções americanas no Afeganistão , mais não deixou de apelar ao diálogo entre as partes envolvidas no conflito..

Outros ainda que defendem a guerra como um mal necessário argumentam de que delas advém benefícios para o ser humano e lembram a segunda guerra mundial onde Hitler juntou um número considerável de cientistas para a criação de soluções bélicas.
E vão ainda mais longe e dá até para pensar porque razão afinal , só foi durante a primeira e segunda guerra mundial que se verificaram as maiores " expulsões " da tecnologia e inovação ?
E que a maioria das invenções teve e tem aplicações em diversos campos depois das guerras , como por exemplo um muito importante na área de tratamento médicos. -- Assim argumentou por exemplo um amigo alemão " Sascha Wolfgang "
Eu que também um dia vivi de perto entrincheirado o cheiro das munições e dos obuses assistindo a morte de pessoas que me marcaram pela positiva como por exemplo o comandante Jika e outros .
Eu que vi com os meus próprios olhos nossas minas ( FAPLA ) falharem seus alvos e atingirem civis inocentes que apenas fugiam na procura de um esconderijo , e balas amigas eliminando amigos , me recuso a apoiar uma nova guerra..

Para aqueles que não sabiam importa dizer que quando vesti pela primeira vez a farda das FAPLAS , Angola ainda não era se quer um país independente embora não me considero nenhum maquizardo.

Pertenci ao primeiro grupo de especializados em sabotagem e sapador de minas instruídos no cir Beliza , e quem alguma vez montou uma mina e viu os seus efeitos mortíferos , não pode aceitar nem estar de acordo com uma guerra armada como solução para os conflitos existentes quer em Angola como noutro canto qualquer do planeta .

Passei meses inteiros em Ponta Negra descarregando toneladas e toneladas de material de guerra vindos da Argélia , Rússia e Cuba , sem nunca ter imaginado que tudo aquilo seria para edificarmos uma pátria sobre os escombros e sangue de tanta gente perdida numa guerra em que fomos nós próprios angolanos os grandes derrotados.

Recordo-me como se fosse hoje , do Avelino , Bafa -Bafa e comandante Foguetão que se a consciência não me traí , foram os instrutores que me ensinaram a manejar aquilo que jamais se esquece , quando se está perante cordões detonantes ou outro material relacionado.
E o Jitúlio ? Meu Deus tanta gente que nem sei se ainda vivem !!
Sou contra as guerras e estranho as pessoas que me acusam em ter um discurso , como apelo á ela , nada disto manos , não confundem a minha mania em tratar as coisas pelo seu próprio nome e a originalidade dos meus textos.
Através de dossiers que passaram pelas minhas mãos deu para constatar que as guerras em Angola foram de facto o jogo mais sujo e criminoso que a nossa triste história já conheceu.
Por mais incrível que poça parecer , enquanto uns tantos lutavam de todas as maneiras e vertiam o seu sangue no chão angolano para barrar a invasão sul africana do nosso país .
Outros bem conhecidos hoje armados de que foram grandes combatentes utilizavam canais dúbios para traficar diamantes , mercúrio , café e importar equipamento da mesma África do Sul que nos invadia para negócios que depois se instalaram no país.
Essas revelações , para quem nunca lideu ou espreitou certos dossiers pode parecer estranho mais vos garanto que ainda nem tudo foi dito sobre a verdade das guerras entre os movimentos em Angola.
Enquanto o regime tiver os seus bufos para indicar e perseguir aqueles que conhecem a nossa verdade histórica e utilizar os seus homens musculosos para elimina-los muita verdade ficará adiada até o dia em que Angola mudar de rumo .

Com desobediência civil generalizada , Angola pode mudar sim !

Irmãos e camaradas , se a não violência é uma das características especifica da desobediência civil , que a distingue das outras formas de resistência como revolução e guerrilha , porque não partirmos para este tipo de luta ?

Já que somos um grupo significativo de cidadãos pretos brancos e mulatos convencidos de que os canais para as mudanças não funcionam , e as queixas para além de não serem ouvidas não têm tido qualquer efeito ?
Acredito que este método pelo menos nos permitiria defendermos todos os nossos direitos ameaçados , espezinhados , abandalhados e violados constantemente pelos corruptos e criminosos que governam o nosso país

Além de que seria uma forma de pressão legítima , de protesto e de rebeldia contra as leis , e actos de decisão tomadas por verdadeiros lumpens tidos e achados por governantes que ponham em risco os nossos direitos civis , políticos e sociais .

Aliás se é de reconhecimento geral que somos governados por criminosos , e juristas de renome há que são de consenso de que as leis em Angola não passam de letras mortas , porque razão não tomarmos a desobediência nacional como uma arma de guerra ?

Sendo a nossa justiça o lixo que se conhece , recheada de tantos juízes sem juízo com leis podres e obsoletas que não enseja o ideal de justiça o que acaba por inviabilizar os direitos sociais que deveria ser garantido aos angolanos.
Além disso a desobediência civil é um meio que visa aprimorar a democracia ao permitir que os indivíduos sendo minoria ou maioria participem directamente do processo político angolano exercendo o seu direito de cidadania.
A nossa obediência ás leis e praticas governamentais mesmo quando essas são de carácter injustas , têm sido no fundo um grande estimulante para que este governo continue com a sua aventura criminosa , rumo ao nada ..

Mesmo se sabendo que uma ditadura como a nossa jamais admitirá uma desobediência civil generalizada , e poderá recorrer mesmo ao canhão para eliminar uns tantos como de costume .

É bom que se saiba que uma desobediência civil , não deixa de ser um ato legal , primeiro porque é um direito de exercício de cidadania pois tem sempre como finalidade manter , proteger ou adquirir um direito negado e segundo é fundamental pelos princípios de justiça e equidade.
Este exercício de cidadania deve ser activo e exigente ao fazer exigências ao Estado e suas instituições mesmo sendo essas uma farsa , sem medo dos canhões e nem dos milícias nossos de cada dia recrutados de todas as frentes.

Foram este tipo de manifestações da minoria negra nos EUA iniciadas em meados da década de 50 chefiadas por Martin Luther King , que forçaram a sociedade norte americana a encarar a realidade.
A chamada Décima quarta emenda, que devia traduzir as mudanças ocorridas depois da guerra civil, não fora posta em prática nos Estados Unidos e as campanhas de desobediência civil levaram a Suprema Corte a decidir contra as leis estaduais que negavam a igualdade racial.

Já " Mahatma Gandhi " pregava a não-violência como o caminho para se atingir as mudanças sociais. A resistência passiva é um método que permite defender todo direito que se encontra ameaçado. Para ele, a não violência era indispensável para garantir a honra e os direitos dos homens.

M.Luther King foi um praticante da desobediencia civil , ao liderar a luta dos negros norte-americanos pela cidadania completa e tornou-se no responsável pela apresentação das modernas características de resistência , ao defini-la como uma acção colectiva depois de esgotadas todos os canais de reivindicações.
E olha que foi por causa deste tipo de luta que Martin Luther King em 1964 , ganhou o Prémio Nobel da paz .
E nós andamos a espera que Deus faça um milagre para nos ajudar ou vamos esperar até quando , se estão igualmente esgotadas todas as possibilidades de diálogo entre opositores e oprimidos ?

Será que alguém ainda acredita num diálogo sério com esta gente que legalizou a ilegalidade e a perversidade no país , habituados a raptar , matar , mandar matar e deixar morrer ?
Fórum Livre Opinião & Justiça

Fernando Vumby

Sem comentários: