quinta-feira, 18 de abril de 2013

Musharraf foge de tribunal para evitar prisão

   
Agência Estado
 
-AA+
O ex-presidente paquistanês Pervez Musharraf fugiu do prédio da Suprema Corte, em Islamabad, nesta quinta-feira, para evitar a prisão após ter a extensão da fiança negada em um processo por traição que se arrasta desde 2007.
Aos 69 anos, Musharraf saiu correndo na companhia de seus guarda-costas e entrou em um carro preto, que arrancou com um de seus seguranças particulares ainda pendurado para fora do veículo.
A cena foi registrada por emissoras de televisão cujas equipes de reportagem cobriam a audiência. Atrás dele, os advogados gritavam: "Olha quem está correndo, Musharraf está correndo!"
Imagens exibidas pela televisão mostraram o ex-comandante do Exército saindo da sala do tribunal e entrando no automóvel da fuga.
Soldados que faziam a segurança do local nada fizeram e o general da reserva só parou em sua casa, em um bairro de classe alta da capital, protegida por muros altos, arames farpados e seguranças armados.
Ele fugiu da corte depois que o juiz rejeitou a possibilidade de fiança no processo no qual Musharraf responde pela detenção de magistrados quando estava no poder. Protestos contra essa ação acabaram por forçar Musharraf a ceder o poder a um governo eleito em 2008.
Mais tarde, um porta-voz de seu partido disse que Pervez Musharraf vai recorrer ao mais alto tribunal do país contra a ordem de prisão. Segundo o porta-voz, se a ordem for mantida, então ele espera que as autoridades coloquem o general aposentado sob prisão domiciliar em sua propriedade em Islamabad.
Musharraf chegou ao poder após um golpe palaciano em 1999 e governou por quase uma década antes de ser forçado a sair do cargo e sair do país em 2008, em razão do crescente descontentamento com seu governo.
Ele voltou ao Paquistão no mês passado na tentativa de retomar sua carreira política, mas foi recebido por baixos níveis de apoio popular, uma série de problemas legais e ameaças de morte feitas pelo Taleban. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Sem comentários: