sábado, 6 de abril de 2013

Morreu Luís Andrade, antigo director de programas da RTP

 

(actualizado às )
Luís Andrade estava hospitalizado há cerca de uma semana. Trabalhou durante mais de 40 anos na estação de televisão pública.
Luís Andrade em 2002, quando ainda estava na RTP David Clifford/Arquivo
Foi responsável por alguns dos programas mais marcantes da história da televisão portuguesa. A RTP, onde trabalhou durante mais de quatro décadas, era para ele “a família”. Luís Andrade, antigo director de programas da estação pública, morreu neste sábado aos 77 anos.
Segundo a Antena 1, Luís Andrade estava hospitalizado há cerca de uma semana. Já em Fevereiro tinha estado internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vítima de um acidente vascular cerebral.
Era pai de duas personalidades televisivas, também ligadas à RTP: Hugo Andrade, actual director de programas na estação pública, e a apresentadora Serenella Andrade.
Luís Andrade, nascido a 24 de Outubro de 1935, começou por cantar ópera nos principais palcos do mundo mas não tardou a ser convidado para realizador na RTP, onde esteve 46 anos. Assinou a realização de programas memoráveis como o ZIP-ZIP, a Visita da Cornélia e os Jogos Sem Fronteiras, realizou 12 Festivais da Canção e trabalhou com vários artistas famosos, de diferentes géneros musicais.
Deixou a RTP em 2007, depois de ter chefiado as comemorações dos 50 anos da estação. Um ano depois foi condecorado pelo Presidente da República com a Ordem de Mérito.
Com a morte de Luís Andrade perdeu-se "um romântico", afirmou à Lusa o apresentador de televisão Júlio Isidro, sublinhando que partiu "a pessoa que mais amava a RTP na história destes 56 anos de televisão em Portugal". Isto porque o realizador tinha "um profundo amor pela sua casa, a casa em que nunca deixou de participar mesmo nestes anos em que já estava teoricamente afastado", recordou.



Sem comentários: