quarta-feira, 17 de abril de 2013

Maratona de Boston termina em sangue: Voz da Rússia

16.04.2013, 13:30, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
maratona, atentado, vítimas, esporte, explosão, investigação, EUA
EPA

O número de feridos em resultado de explosões junto à meta da Maratona de Boston subiu para 144 pessoas. Por enquanto, se comunica sobre três vítimas mortais, mas as autoridades receiam que o balanço de mortos aumente. Dezenas de pessoas encontram-se em hospitais de Boston em estado crítico, muitas delas – com membros amputados.

Por enquanto, as explosões em Boston não são qualificadas oficialmente como atentado terrorista. Mas, após um briefing efetuado especialmente para o Congresso por representantes de serviços secretos, senadores e congressistas falam abertamente que os atentados foram praticados por terroristas. Terça-feira de manhã, 16 de abril, a Administração deve informar oficialmente o Congresso sobre os primeiros resultados da investigação.
Na região das explosões, agentes da polícia descobriram mais algumas bombas, que foram neutralizadas. O departamento do FBI de Boston começou a investigação, efetua buscas e qualifica os acontecimentos como "explosões que se suspeita serem atentado terrorista". Conforme comunicou aos jornalistas um representante da Casa Branca, quando são encontrados ao mesmo tempo vários engenhos explosivos, "tal parece um atentado terrorista e é assim que vamos qualificá-lo."

O presidente dos EUA, Barack Obama, divulgou uma declaração especial, onde se destaca ter ordenado a mobilização de todos os recursos federais para garantir a segurança dos cidadãos do país. O presidente efetuou reuniões com os diretores da CIA e do FBI:
"Ainda não sabemos quem fez isso. E as pessoas não deveriam tirar conclusões precipitadas até que tenhamos todos os fatos. Mas não tenham dúvidas: vamos até ao fim e vamos descobrir quem fez isso e por que razão. Qualquer pessoa ou grupo responsável sentirá todo o peso da justiça".
Como sempre, a principal pergunta em qualquer atentado é: quem foi o autor? Por enquanto, nenhum agrupamento assumiu a responsabilidade pelas explosões.
O serviço de inteligência americano também não dispõe de informações que possam indicar a anterior preparação de um atentado terrorista em Boston, comunicou a presidente do Comitê de Inteligência do Senado dos EUA, Dianne Feinstein.
Alguns peritos americanos em atentados terroristas afirmam que as explosões em Boston poderiam ter sido levadas a cabo por adeptos locais da Al-Qaeda. Nas suas palavras, o estilo destes atos faz lembrar muito as ações daquela organização. Ao mesmo tempo, como alvo do atentado foi escolhida uma iniciativa pública e não estruturas governamentais dos EUA, que sempre estiveram na mira da Al-Qaeda. "Tudo isso tem semelhança com ações de extremistas islâmicos radicais", disse ao jornal Los Angeles Times um dos representantes de agências antiterroristas americanas.

Entretanto, a milhares de quilômetros dos Estados Unidos, a polícia do Reino Unido já anunciou que as medidas de segurança durante a maratona, a decorrer no próximo domingo em Londres serão reforçadas seriamente. Este evento também atrai dezenas de milhares de atletas e centenas de milhares de espetadores.
A corrida terá lugar apesar de quaisquer ameaças, declarou Nick Bitel, chefe executivo da Maratona de Londres.
"A Maratona de Londres tem planos pormenorizados de garantia de segurança, elaborados em conjunto com a polícia, que levam em consideração muitas situações extraordinárias parecidas com tais ameaças e incidentes, como explosões em Boston. Agora devemos naturalmente levar em contra o acontecido, rever alguns planos e introduzir medidas adicionais. Vamos dedicar-nos a isso nos próximos dias e horas", disse.
A Maratona de Londres irá decorrer a 21 de abril. O evento é efetuado regularmente desde 1981. No ano passado, quase 36 mil pessoas participaram na corrida em Londres

Sem comentários: