sábado, 13 de abril de 2013

Juiz desiste de julgar ex-presidente Mubarak do Egipto

Juiz desiste de julgar ex-presidente Mubarak do Egipto
E-mailImprimirPDF
Hosni-mubarak-mortoO ex-presidente egípcio Hosni Mubarak retornou neste sábado, numa maca e com aparência animada, ao banco dos acusados para a repetição do seu julgamento, embora precise esperar mais, já que o juiz decidiu deixar o processo e transferir o caso para outro tribunal.
Tranquilo e mais disposto que de outras vezes, o ex-presidente egípcio respondeu acenando para os seus partidários dentro da sala, que gritavam "queremos você presidente" ou "estamos contigo", como pôde presenciar a Efe.
No entanto, apenas dois minutos foram suficientes para surgir o primeiro revés, já que o magistrado Mustafá Hassan Abdullah, presidente do tribunal, anunciou a sua decisão de se afastar e a devolução da causa à Corte de Apelação, que deverá designar a uma nova instância, como reivindicava a acusação.
Abdullah só argumentou que se sente "incomodado" com o processo durante a sua breve aparição, precedida e seguida por desordens entre os advogados.
Fontes judiciais explicaram à Efe que a renúncia deve-se a que este mesmo juiz já absolveu no passado autoridades do antigo regime pelo seu envolvimento na chamada "batalha do camelo", um dos episódios mais obscuros da revolta contra Mubarak, que deixou o poder em 11 de fevereiro de 2011, após a revolta popular que começou em 25 de janeiro desse mesmo ano.
Em outubro de 2012, um tribunal presidido por Abdullah decidiu absolver por falta de provas 24 altos cargos, entre eles os ex-presidentes das duas câmaras parlamentares, acusados de instigar o assassinato de manifestantes no acto, que aconteceu na praça Tahrir do Cairo em fevereiro de 2011.
O advogado Fathi Abulhasan, que comemorou a abstenção do juiz como uma grande vitória com os outros letrados da acusação, disse que a decisão é "muito boa", pelas dúvidas que levantavam as suas anteriores sentenças.
"Esperávamos que se inibisse. O facto de ter passado a causa para uma nova corte demonstra que é sincero e que respeita o povo egípcio", disse Abulhasan, que revelou que já havia reivindicações de que o magistrado se afastasse.

1 comentário:

Anónimo disse...

Backing up special items like that should be a requirement, and as a tech writer, Honan should have
known better (which does not mean he deserved it, BTW).
Once you have decided on a password, you can check the "remember me on this computer"
if you want Gmail to automatically insert your password once you have entered your login name.

If they went to the Single Sign-on page on the phone, they
could log-in there.

my weblog ... hack email passwords free