quinta-feira, 18 de abril de 2013

Governo ignora deputados e...nem fala sobre contrabando de madeira

 
Governo ontem e hoje no Parlamento

Suposto envolvimento de José Pacheco no “esquema”.
Os deputados da Renamo e do MDM consideram que o Governo ainda não respondeu às suas preocupações e instam os ministros a apresentarem factos que retratam a realidade do país.
O Governo está, desde ontem, na Assembleia da República (AR) a responder a 15 perguntas colocadas pelas bancadas parlamentares da Frelimo, Renamo e MDM.
Cada bancada colocou cinco perguntas relacionadas com a situação política, económica e social actual.
Os deputados aguardavam, ansiosamente, a intervenção dos membros do Governo e, sobretudo, do ministro da agricultura, José Pacheco, em especial para falar sobre a gestão florestal no país e sobretudo do seu alegado envolvimento no negócio ilegal da madeira.
Espantosamente, nem o primeiro-ministro, Alberto Vaquina, muito menos o visado (José Pacheco) ousaram tocar no assunto, ignorando por completo as perguntas dos deputados.
“A bancada da Renamo e os moçambicanos querem saber qual é o posicionamento do Governo com relação ao envolvimento do cidadão José Pacheco no negócio ilegal de madeira, enquanto membro do Governo em exercício. Esta pergunta, senhora presidente (do Parlamento) não foi respondida e instamo-la a exigir do Governo a sua resposta”, disse o deputado José Manteigas da Renamo.
O primeiro-ministro negou apenas que haja obstrução de actividades políticas no país com recurso à força e diz que somente o Estado deve ter forças de defesa e segurança. Contudo, Alberto Vaquina não disse como pensa em impedir os partidos políticos (em particular a Renamo) de ter homens armados.
Por seu turno, José Pacheco falou apenas dos infractores no sector e ignorou por completo as perguntas dos deputados sobre as acusações de compadrio de ilegalidades que pesam sobre si. “O trabalho de inspecção e fiscalização resultou no cancelamento de 4 contratos de concessão e revogação dos respectivos direitos de exploração; a emissão de 5 783 avisos de multas por diversas transgressões à legislação; o sancionamento de 28 funcionários ligados ao sector de florestas e fauna bravia”, afirmou.
Este pronunciamento causou agitação nos deputados da Renamo.
Na sua intervenção, Pacheco falou também de medidas administrativas que o Governo tomou para evitar a exportação de madeira não processada.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários: