terça-feira, 9 de abril de 2013

FIR intensifica treinos no quartel da marinha na KaTembe

 
Maputo (Canalmoz) – Centenas de agentes da Força de Intervenção Rápida (FIR), unidade especial da Polícia da República de Moçambique (PRM) estão a receber treinos de artilharia e especialidade de “comandos” no quartel de artilharia de Djidjidji, no distrito municipal da KaTembe, cidade de Maputo.
Fontes do Comando da Força Especial da PRM disseram que os treinos de artilharia para o grupo começaram há duas semanas, mas que outros grupos teriam passado por aquele quartel militar das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).
O quartel de Djidjidji é uma unidade militar das FADM especializada em treinamento de armas pesadas desde morteiros 60 mm até aos tanques T-54, canhões BM21 que têm capacidade de destruição em massa, entre outras.
Os treinos, segundo apurou o Canalmoz, são intensivos, numa altura em que as unidades da FIR e até já de unidades de grupos de comandos e outras forças especiais das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e da Casa Militar estão a ser expedidas para a região centro do País para alegadamente combater o partido Renamo.
De recordar que as hostilidades bélicas tiveram início no dia 03 do corrente mês quando a FIR assaltou a sede do partido Renamo no porto administrativo de Muxúnguè, no distrito de Chibabava, na província de Sofala.
O administrador do distrito de Chibabava, no dia 04, em entrevista com a nossa Reportagem, assumiu que a ordem para a FIR assaltar e dispersar uma reunião de membros da Renamo na sua sede – do outro lado da Estrada Nacional N1 relativamente à posição do quartel da Policia – foi dada porque a direcção politica da Renamo em Muxunguè não pedira autorização formal para se reunir no espaço privado da sua sede, nem tinha anunciado previamente às autoridades a agenda da reunião. O administrador de Chibabava, para justificar o assalto da FIR também alegou que na sede da Renamo estavam mais de duas centenas de pessoas a viver sem condicções de sanidade.
Neste assalto à sede politica da Renamo em Muxúnguè a FIR usou armas de guerra e granadas de gás lacrimogénio, dispersou todos que lá estavam desarmados, apreendeu 16 cidadãos, e apreendeu ainda sacos de roupas civis, panelas e outros utensílios de cozinha, e 56 bicicletas.
Na madrugada seguinte, homens da Renamo assaltaram o quartel improvisado da FIR para alegadamente tentarem libertar os seus homens detidos na cadeia ali situada na esquadra local. Desse assalto, que teve inicio às 03h40 e só viria a terminar cerca de quarenta minutos depois, como pode testemunhar a nossa Reportagem que assistiu aos confrontos de uma distancia de cerca de duzentos metros, resultaram 4 mostos e 13 feridos entre homens da FIR, e ainda uma senhora civil. (Bernardo Álvaro)

Sem comentários: