sexta-feira, 26 de abril de 2013

Falso suspeito de atentado em Boston encontrado morto

Falso suspeito de atentado em Boston encontrado morto
Publicado em 26.Abril.2013
A Internet declarou Sunil Tripathi, de 22 anos, como um dos suspeitos do atentado de Boston. O jovem, desaparecido um mês antes do incidente, foi agora encontrado morto.
Que nem tudo o que se vê online é verdade já todos sabemos. Que os rumores e mentiras se espalham com relativa facilidade nas redes sociais também não é novidade... Mas não é todos os dias que a Internet nos dá uma prova tão inequívoca de que devemos ter cuidado com ela.
Sunil Tripathi, de 22 anos, estava desaparecido desde março, facto que não impediu a Internet de o culpabilizar pelos atentados de Boston. Estudante de Filosofia em Brown, Sunil foi apontado por muitos como um dos envolvidos nas duas explosões que tiraram a vida a três pessoas e feriram quase duas centenas. Isto porque, quando o FBI decidiu mostrar imagens dos dois suspeitos, diversos internautas o confundiram com Dzhokhar Tsarnaev, o mais novo dos dois irmãos responsáveis pelas explosões.
No meio de uma autêntica "caça ao homem" online, sem grandes regras ou preocupações, Sunil foi uma das vítimas do envolvimento fervoroso e precoce de espaços como o Reddit e 4Chan nas investigações, envolvimento esse que deu azo a muita confusão e tinha levado, nos dias anteriores, duas pessoas inocentes à capa do "New York Post", onde foram identificados como bombistas e assassinos.
Mais tarde, o Reddit pediu desculpas à família de Sunil por ter alimentado as especulações, numa altura em que os mesmos procuravam pelo estudante, sem grandes resultados (esse desaparecimento foi, aliás, encarado pela Internet como uma prova do seu envolvimento no atentado). Alguns meios de comunicação social também decidiram investigar a história e a família passou a ser perseguida e assediada pelos media e pela Internet. "Estávamos a ser torturados. Foi absolutamente horrível", garantia a mãe, ao New York Times.
No início desta semana, porém, um corpo foi encontrado nas águas de um parque, em Providence. O cadáver foi ontem, quinta-feira, identificado pela família, desconhecendo-se, ainda, as causas que levaram à morte de Sunil Tripathi (que tinha admitido, no entanto, estar deprimido, antes de desaparecer).

Sem comentários: