quinta-feira, 18 de abril de 2013

Explosão em usina de fertilizantes nos EUA (vídeo): Voz da Rússia

18.04.2013, 09:08, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
texas, eua, explosão, usina de fertilizantes

Uma forte explosão ocorreu em uma usina de fertilizantes no Estado de Texas, nos EUA. Mais de 70 pessoas foram mortas, centenas ficaram feridas, segundo os dados preliminares.

Polícia: explosão no Texas levou a vida de 5 a 15 pessoas
Segundo dados preliminares, de 5 a 15 pessoas foram mortas na explosão na usina de fertilizantes perto da cidade de Waco no Texas (EUA), declarou a jornalistas um porta-voz da polícia local.
O policial destacou que de 3 a 5 bombeiros são considerados desaparecidos.
Anteriormente, a mídia internacional relatou que até 70 pessoas poderiam ser mortas no acidente.
População do Texas foi alertada para risco de contaminação
As autoridades do estado americano do Texas alertam a população para o risco de contaminação do ar com substâncias tóxicas devido à explosão na fábrica de adubos químicos. Proporções exatas dos danos que o sinistro pode vir a causar ao ambiente ainda estão identificados. Especialistas continuam trabalhando na usina.
No entanto, a polícia continua a investigar a causa da explosão.
"Ainda não podemos afirmar se trata-se de ação criminal premeditada ou de uma reação química ocasional, que provocara o incêndio", - disse uma fonte na polícia local, citada pela Interfax.
Esta mesma fonte recusou-se a comentar as informações sobre o número de vítimas fatais. "As autoridades procuram dar somente informações confirmadas, e não de hipóteses," - acrescentou.
Explosão em Texas provocou terremoto
Segundo o serviço geológico dos EUA, a explosão na fábrica de adubos de Texas provocou abalos sísmicos com magnitude de 2,1. O espaço aéreo sobre a região foi vedado a voos abaixo de um quilómetro de altitude.
Os bombeiros, obrigados a trabalhar em condições de fumaça tóxica e de forte vento, ainda não conseguiram apagar o incêndio. Um grande depósito de adubos, situado junto ao local do sinistro, gera o risco de uma nova explosão.
***
Explosão no Texas "foi como uma bomba nuclear"
As autoridades da cidade estadunidense de West, perto da qual ocorreu na noite de ontem uma explosão na fábrica de fertilizantes, pediram calma aos habitantes.
A explosão ocorreu às 20h00 do horário local (22h00 do horário de Brasília) da quarta-feira, matando mais de 70 pessoas e ferindo várias centenas.
"Foi como uma bomba nuclear", - comentou o prefeito de West, citado pela mídia local. A cidade até agora permanece sem eletricidade.

***
Nova explosão pode ocorrer na fábrica de fertilizantes no Texas
Mais uma explosão pode ocorrer na usina de fertilizantes da cidade de West, perto da cidade de Waco, no estado norte-americano do Texas, informa o canal de televisão CNN. Segundo ele, existe o risco de que nestas instalações exploda outro grande contentor de fertilizantes.
Todas as pessoas no raio de um quilômetro do epicentro da explosão foram ordenadas a evacuar. Na operação de evacuação de pessoas estão envolvidos seis helicópteros. As vítimas estão sendo levadas para três hospitais.
***
Explosão em usina de fertilizantes nos EUA fere 200 pessoas
Antes, a TV local KWTX informou sobre 60 ou 70 mortos e centenas de feridos, 100 casas foram derrubadas.
A explosão ocorreu enquanto os bombeiros estavam empenhados em extinguir um pequeno incêndio na fábrica. A onda de choque danificou dezenas de estruturas próximas, incluindo uma escola, um lar de idosos e um prédio residencial de vários andares.
De acordo com testemunhas, a explosão foi tão forte que foi sentida a uma distância de 25 km da fábrica.

Sem comentários: