quinta-feira, 25 de abril de 2013

Exército de Israel derruba drone; suspeitas recaem sobre Hezbollah

 

Grupo político e militar libanês, com o qual Israel travou guerra de um mês em 2006, nega que tenha enviado avião não tripulado. Outro drone do Hezbollah foi abatido em outubro

iG São Paulo |
Um avião de combate israelense abateu nesta quinta-feira um drone proveniente do Líbano sobre o mar Mediterrâneo enquanto se aproximava da costa norte israelense, informou o Exército. Imediatamente a suspeita recaiu sobre o grupo militar e político libanês Hezbollah, que negou que tenha enviado a aeronave.
Outubro: Hezbollah reconhece posse de avião não tripulado derrubado por Israel
AP
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (C), participa de evento cultural com membros da minoria drusa na vila de Julis, norte de Israel
"Vejo com grande gravidade essa tentativa de violar nossa fronteira. Continuaremos a fazer o que é necessário para defender a segurança dos cidadãos de Israel", disse o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em comunicado.
Apesar da negativa do Hezbollah, o incidente provavelmente aumentará as já elevadas tensões entre Israel e o grupo, um inimigo amargo que travou confrontos com Israel durante uma guerra de um mês em 2006.
Os militares disseram que o veículo aéreo não tripulado foi detectado no céu do Líbano e interceptado por um caça F-16 a cerca de 5 milhas náuticas (9 km) da cidade portuária israelense de Haifa.
A estatal Agência de Notícias Nacional do Líbano relatou que aviões israelenses voaram sobre a cidade cristão de Jezzine e sobre as colinas da Província de Iqlim al-Tuffah, um reduto do Hezbollah no sul do Líbano, na manhã desta quinta.
O Exército libanês também reportou que jatos israelenses violaram o espaço aéreo do país na terça e na quarta. Os israelenses aumentaram seus voos sobre o Líbano em meio aos temores de que o Hezbollah está se aproveitando do caos causado pela guerra civil da Síria.
Sob condição de anonimato, oficiais militares disseram acreditar que o drone era uma aeronave de fabricação iraniana enviada pelo Hezbollah. O grupo libanês enviou um avião não tripulado para o espaço aéreo israelense em outubro que também foi derrubado por Israel após voar cerca de 55 km dentro da região sul israelense.
Versão de Assad: Síria diz que Israel atacou centro de pesquisa militar
Netanyahu repetidamente alertou que o Hezbollah pode tentar tirar vantagem a instabilidade na Síria, um aliado-chave do grupo libanês, para obter o que caracteriza de armas estratégicas. Israel quase confirmou oficialmente que lançou um ataque aéreo na Síria no início deste ano que destruiu um carregamento de sofisticados mísseis antiaéreos endereçados ao Hezbollah

Sem comentários: