segunda-feira, 15 de abril de 2013

Erik Charas: Ninguem me conseguiu ainda explicar

Erik Charas
3 minutes ago via Mobile
Hoje mandei este e-mail e aqui transcrevo, com algumas adicoes.
"
Carissimos,

Para alem do meu post no FB indicador de que ja estava em casa na madrugada de sabado, este e' efectivamente o meu primeiro account publico sobre o assunto. Priorizei o tempo de fim de semana para esclarecer a minha familia que nao sou um criminoso e que as condicoes embaracadores e humilhantes em que fui forcado a acompanhar os agentes a PIC e posteriormente a esquadra, nao eram indicadoras de nenhum comportamento criminal da minha parte!
Efectivamente na sexta feira, apos ter sido parado no "road block" da policia na zona do Maritimo, onde apos me ter identificado conforme solicitado (bi,carta,livrete,etc), questionei certos comportamentos e atitudes dos policias (transito e seguranca publica) - e fui forcadamente convidado a passar umas 3 horas nos escritorios da PIC, e depois cerca de 1,5 horas adicional na esquadra do Triunfo.
Ninguem me conseguiu ainda explicar, nem ao meu advogado, o porque de apos os policias comunicarem via radio a minha identificacao, apareceu um vehiculo com 3 elementos da PIC que me informam (e aos meus colegas do jornal ja presentes no local testemunharam) que devia acompanha-los pois a partir desse momento estava sob custodia da policia de investigacao criminal, vulgo PIC.
Conduzido pela cidade em velocidades extremas,bem acima de qualquer limite e nao parando em nenhum sinal de transito ou semafora vermelho,transgredindo todas regras transito que conheco, por esses agentes, fui levado a PIC.
Faco notar que nas horas todas que estive sentado na PIC, nada de especial me foi questionado, nem fui submetido a nenhum interrogatorio especial e o mais caricato e' que depois da questao comecar a aquecer, os agentes que me trouxeram desapareceram, nao sem antes me dizerem "epa parece que o senhor comanda muitos fans".
Obviamente que, no fim da segunda hora, solicitei a presenca do meu advogado e que ao chegar tambem questionou o porque de estarmos la sentados sem sequer ter sido aberto algum processo, ao que nos responderam que tinham optado pela minha transferencia e ja solicitado a viatura pela radio e entao aguardavam um carro. O meu advogado, devidamente identificado, ofereceu-se para nos levar, a mim e aos policias mas a oferta foi prontamente recusada. Fui entao transportado no vehiculo policial na parte de traz como um criminoso, exibido pela cidade, e agora sei que so nao fui algemado porque o "cinzentinho" a quem deram a ordem, se recusou a faze-lo pois disse que me conhecia e que nao queria perder o seu pao (palavras dele)"
Enfim, na esquadra, e ja volvidas acima de 4horas o assunto nao foi diferente, pois o oficial encarregue de "escrever" simplesmente se cingiu a uma acariacao sobre uma ocorrencia de transito a que eu prontamente disputei e em funcao desta disputa e da posicao do Policia de que era melhor escrevermos, foi lavrado um auto a que nao tive acesso (parece que assim e' de lei). Foi-me entregue uma multa de 3 mil meticais por transgredir o artigo 3/3 do codigo de estrada e deixado ir, com indicacao de regressar na 3feira para saber do seguimento do processo. Tenho agora indicacao de que nao sou necessario na 3feira e que isso nao foi solicitado, mas somente ao policia que esteve envolvido no assunto. Passavam um pouco das 12:15 da manha - tendo o assunto iniciado as 19 horas e decorrido cerca de pouco mais de 5 horas.
Ninguem,nem na pic,nem na esquadra,nem a posterior as varias pessoas que falaram comigo sobre este assunto me conseguem explicar o porque de um autostop no maritimo, e subsequente questionamento da actitude policial, dar direito a minha transferencia para a PIC (em frente ao comando) e por sua vez dar transferencia de novo para a 13 esquadra no bairro triunfo, 4horas depois,sem nenhum seguimento ou assunto aberto. O policias referiram-se ao assunto como uma coincidencia o facto de ter vindo o carro que me levou a PIC. Pois coincidencia...
Em todo momento fui tratado como detido e despido dos meus direitos, incluindo a passeata noturna publica no carro da policia e ninguem sequer se dignou a me dar um pedido de desculpas ou ao minimo esclarecimento publico ou privado...
Sobre os comentarios que ouvi dirigidos a mim pelos policias,nas varias fases do processo, alguns que ainda nao me fazem sentido num estado democratico onde a Policia protege e nao vandaliza o cidadao.
Por exemplo:
- esse e' da renamo (imagino que tenha a ver com a capa do jornal que esta semana tem o dlakhama)
- a policia e' sempre a ultima a rir e riam-se na minha cara, quem sabe tem a ver com o incidente dos tiros da semana anterior
- vamos lhe levar para ir "moer" - aqui reconheco que me assustei um pouco, pois digamos que a minha mente e' criativa e associei a carne moida...
- esse tem de aprender uma licao para nao voltar a fazer
- o cidadao nao tem direito de questionar nem exigir identificacao do policia
- eu recebo ordens e ordens vem de cima e nao de baixo -no fim da noite quando nos (eu e o advogado) despediamos do policia - que parece que afinal so tinha feito o seu trabalho
- etc

E' minha opiniao que ha uma intencao de intimidar a media independente neste momento em Mocambique. Nao sei porque, mas suspeito que seja para nos fazer distrair dos assuntos de verdade que estao em curso (por exemplo composicao das comissoes provinciais de eleicoes por membros da Frelimo disfarcados de sociedade civil, etc).

Havia no meu caso uma intencao de me perderem no sistema, com tantas transferencias, durante o fim de semana ate a segunda feira, ainda dentro do processo e de me darem uma licao, daquelas que sabemos que acontecem nas nossas jails.

Havera uma intencao dentro deste e outros processo futuros, e agora cada vez mais de justifica-los depois deles acontecerem, e em alguns casos ate de acusar, com coisas "intangiveis" como difamacao, desobediencia, critica excessiva, etc etc - assim me ja me avisaram muitos amigos dos media que vivem em sistemas oprimidos, tais como o meu amigo rafael marques pois e' forma de operar dos sistemas, contra quem expoe a verdade tal como ela e'.

Enfim, e porque este e' um forum de amigos, aqui fica um descritivo corrido do que se passou (segundo a minha perspectiva e reconhecendo que os policias podem ter outra perspectiva). Peco desculpas pelos erros pois nao tive tempo de reler e fazer as devidas correccoes. Ainda ha Muito que produzir hoje, para pagar impostos que contribuem para o pagamento da despesa publica!!

Abracos
Erik
P.S1 - imagino o que acontecera ao cidadao comum, ou ao jornalista que nao tenha o acesso que tem o Erik Charas em situacao semelhante. E' urgente que haja sistemas e mecanismos para a sua proteccao.

P.S2 - este incidente em 5horas correu o mundo,e quase que garantiu que o Pais tenha descido mais um ponto no que se refere a liberdade de imprensa. Parece que este tipo de excesso de zelo nao ajuda o sistema, muito pelo contrario

P.S3 - fiquei estupefacto com o "desconhecimento" que tem os nossos policias dos direitos dos cidadaos, assim como do codigo de estrada :)

Sem comentários: