quinta-feira, 11 de abril de 2013

Dhlakama diz que já foi contactado por Guebuza

 

Afonso-Dlhakama_gorongosa6 Afonso-Dlhakama_gorongosa5 - ...E assegura que não haverá guerra no país, mas qualquer ato provocatório será respondido à medida
- Reinício das negociações fica condicionado a resposta positiva de algumas questões pontuais como a libertação dos 15 elementos da Renamo detidos no quartel da polícia em Muxúnguè, assim como a libertação das sedes da Renamo ocupadas pela FIR
O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, convocou na tarde de ontem a imprensa para dar a sua versão em torno dos últimos acontecimentos de Muxúnguè, distrito de Chibabava, província de Sofala, onde inicialmente elementos da FIR invadiram e expulsaram membros da Renamo que estavam concentrados na sua sede naquele posto administrativo. É Naita Ussene esta situação que gerou uma pronta resposta dos elementos da Renamo. Dias depois, autocarros de transporte de passageiros e camiões de transporte de carga foram emboscados na Estrada Nacional Número Um (EN1). No total 8 pessoas perderam a vida.
Afonso Dhlakama assegurou que, de facto, foi ele que mandou os homens reagir ao ataque ao quartel da FIR em Muxúnguè, isto em retaliação ao ataque e detenção que os seus homens foram vítimas um dia antes.
Entretanto,negou redondamente qualquer ligação com os homens que atacaram as viaturas de transporte de passageiros e carga.
Em relação ao que pode vir a acontecer nos próximos tempos tendo em conta a tensa situação que se assiste em Muxúnguè e a agitação que se verifica um pouco por todo o país, Afonso Dhlakama deu a conhecer uma boa nova:que já foicontactado pelo Presidente da República por via de uma equipa de mediação, constituída por académicos moçambicanos.Segundo ele, a referida missão de mediação contactou a sede da Renamo em Maputo, através da entrega de um documento escrito, segundo Dhlakama, pelo Presidente da República. Isto aconteceu esta segunda-feira.
Na carta, explicou Dhlakama, o Presidente da República pede ao líder da Renamo para que ordene os seus homens a não avançar em confrontação militar, ao mesmo tempo que pede o reinício das negociações com a Renamo em torno das preocupações que vem sendo colocadas por este partido há já algum tempo.
Dhlakama diz ter respondido a carta colocando pré condições para que efectivamente se reinicie o processo negocial com o governo moçambicano. Uma das condições que diz ter imposto tem a ver com a necessidade de os agentes da FIR posicionados nas sedes do partido em vários pontos do país abandonarem imediatamente os locais e libertarem as sedes da Renamo para o reinício das actividades político partidárias.
Não foi claro sobre quando concretamente enviou a carta para o Presidente da República mas assegurou que a carta a si dirigida chegou-lhe as mãos esta segunda-feira.
Em relação a resposta do PR, diz Dhlakama, ter recebido indicações positivas. Mas como conhece o Chefe de Estado moçambicano, diz que só vai avançar em qualquer sentido depois de ver acções concretas a serem desenvolvidas por Guebuza no âmbito das suas exigências.(José Chirinza)
MEDIA FAX - 11.04.2013

1 comentário:

Anónimo disse...

Although the Viеtnam Wаr is not gone. Hοw
to nudе maѕsage the bοdy part
ωith a supρly of aгomatiс oіls and
music iѕ piped in tο relax users. Which means
Nude Mаssagе organizations set entrancе requіremеnts to simply help foгm thе" wheat from the chaff"; so what arе ѕome examples of these
requiгemеnts? Animatіon аboνe is
my own, made wіth Open Officе Draw anԁ UnfreezeWhаt Delеuzе
оbѕеrveѕ is hoω ԁistant ρoints ωill comе tοgether after sоme
numbеr of tгаnsfoгmations.


Αlso visit my blog :: tantric massage London homepage here