quarta-feira, 24 de abril de 2013

Destruído minarete da Grande Mesquita de Aleppo, Síria, património mundial

 

Mesquita de Aleppo fotografada no início de Abril / Reuters

O minarete da Grande Mesquita na "cidade velha" de Aleppo, classificada como património mundial pela UNESCO, foi hoje destruído durante violentos confrontos entre as forças do regime sírio e os rebeldes, que se acusam mutuamente da destruição.

"O minarete da mesquita histórica dos Omíadas, em volta da qual se registaram violentos combates nas últimas semanas, ruiu hoje", indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), sem dar pormenores.
Segundo um rebelde sírio que pôs um vídeo na internet em que se vê o minarete destruído, "os tanques (do exército) começaram a disparar na direção do minarete até ruir".
Esse rebelde assegurou que não havia atiradores rebeldes emboscados no minarete, afirmando que tinham "medo que o minarete fosse visado" pelas forças do regime.
A televisão estatal da Síria indicou, por seu lado, que combatentes do grupo radical Frente al-Nosra "explodiram o minarete da mesquita de Alepo e em seguida filmaram-no (...) para atribuir (os estragos) ao exército sírio".
Até ao momento não foi divulgado nenhum vídeo do momento em que o minarete ruiu.
"É possível que o minarete tenha ruído sozinho devido à violência dos combates dos últimos meses", disse por seu lado o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane.
A mesquita, construída no século VIII e reconstruída no século XIII, estava em poder dos rebeldes desde 28 de fevereiro.
No outono de 2012, a mesquita já tinha sofrido estragos importantes devido a combates entre o exército e os rebeldes. Na altura, foram roubadas relíquias que segundo a tradição pertenceram ao profeta Maomé.
A mesquita situa-se na "cidade velha" de Alepo, classificada património mundial pela UNESCO em 1986.

Lusa
RELACIONADOS
Combates no interior de aeroporto militar perto da cidade de Alepo denuncia ONG
24.04.2013

Sem comentários: