domingo, 14 de abril de 2013

CARTA A MUITOS AMIGOS SOBRE BENEFICIAR DOS RECURSOS

A nossa Autoridade Tributária insurgiu-se contra a tentativa de uma empresa que deseja explorar o nosso gás e pretendia fugir ao fisco moçambicano numa transação fora do país. Excelente e
parabéns, serviu-nos a lição da venda que a Riversdale fez à Rio Tinto.
Está o governo a rever legislação sobre o petróleo, gás e espero que a revisão cubra todos os recursos do subsolo, nas plataformas continentais, nas águas internas, assim como no que tange as concessões de terras.
Sem qualquer pejo há que dizer a alto e bom som, escrever em letras bem grandes que este país lutou para se libertar. Sob a tortura, no silêncio, de armas na mão somente entre 1962, quando se fundou a FRELIMO, e 1992 quando se firmou o acordo de paz com os bandidos armados, passaram-se trinta anos de lutas para libertar a terra e os homens.
Aos moçambicanos, através da Assembleia da República, da sociedade civil, das organizações políticas do topo à base, assiste o direito de saber e receber informação sobre:
1. O que cabe como parte do Estado, a custo zero, sobre a propriedade dos recursos do solo e subsolo nas concessões mineiras e de terras acordadas com as empresas estrangeiras;
2. O que pagam como impostos essas empresas, e durante quanto tempo podem beneficiar de isenções e qual o valor delas;
3. Em quanto tempo pretendem substituir trabalhadores, quadros e dirigentes estrangeiros por moçambicanos;
4. Que valores acrescentados e resultantes da transformação em Moçambique da matéria-prima em produto final vão ser criados e quando;
5. Que indemnizações com valor real e de acordo com critérios aplicados nos países desenvolvidos, se pagarão àqueles que se reassentarão em consequência da atividade;
6. Como e quando se substituirão os produtos alimentares importados pelos nacionais e como se financiarão os nossos produtores para o fazerem com qualidade, quantidade e regularidade.
O benefício dos nossos recursos deve reverter sobretudo para Moçambique e os seus cidadãos, para as gerações atuais e futuras, por isso nos sacrificámos tal como os nossos antecessores.
Queremos sair da pobreza, trabalhando, sim e sobretudo, mas beneficiando também das nossas riquezas do solo, subsolo e águas. Queremos o investimento nacional e estrangeiro, mas que sirva o país. De outro modo para nada serve esse investimento.
Há também que exigir que, aquilo que pela Constituição pertence ao Estado, a Moçambique, não se veja monopolizado por uns poucos em detrimento aos muitos. Vários caminhos:
1. O Estado, através da banca, correios, bolsa de valores vender uma parte, mas jamais a maioria, do que detêm;
2. Limitar o número de acções que possa adquirir um nacional, ou empresa com mais de 50% de capital nacional, com interdição de venda a terceiros, mesmo se nacionais e prevenindo compras fictícias ou ainda que os mesmos diretamente ou através de familiares açambarquem o que se quer distribuir. Poderá, quem deseja vender a pessoas jurídicas nacionais, fazê-lo capitalizando o seu investimento através das entidades para tal autorizadas, bolsa de valores, banca, etc.;
3. Reverter uma percentagem a favor das províncias, distritos e localidades onde se encontram os recursos, sem direito a cedência a terceiros e para alimentar o orçamento local.
Em poucas linhas não se faz uma legislação, mas no debate de ideias com especialistas, estudiosos, gente experimentada, comunidades, partidos, colhendo as experiências de fora, torna-se possível encontrarem-se os caminhos que satisfaçam o interesse nacional e respeitem o devido ao investidor nacional e estrangeiro.
A criação de Fundos Soberanos alimentados pelas receitas da exploração do solo e do subsolo garante que o país, como tal, invista no desenvolvimento de infraestruturas, assegure a modernização da atividade agropecuária e processamento respetivo, melhore a qualidade do ensino, promova mais e melhores serviços de educação e saúde, torne mais sustentável o orçamento nacional e local e semeie para o futuro.
Estou cada vez mais convicto de que acima do interesse do investidor, de qualquer nacionalidade e incluindo a nossa, está o interesse do país, da nossa gente.
Abraço o debate amplo e aberto da base ao topo sobre o imperativo de beneficiarmos dos nossos recursos e trabalhar arduamente,
Sérgio Vieira
P.S. O Código Penal em vigor define e sanciona como crime e grave a associação para delinquir. Igualmente o Código define e sanciona o recurso à violência, a ameaça de recurso à violência, o uso e porte de armas ilegal e, não menos as ameaças contra as instituições e Constituição do Estado.
Assaltou-se uma instalação da polícia, em Nampula e agora em Sofala mataram-se polícias, mataram-se motoristas e passageiros de um autocarro.. Como deve o Estado e a Procuradoria agirem? Pode essa organização de delinquentes armados existir legalmente com deputados na Assembleia da República, nas assembleias nas províncias e nos municípios?
Face a estes dados pergunta o cidadão o que faz a Procuradoria quando a comunicação social nos revela quotidianamente que A ou B, ditos dirigentes de organizações ditas políticas proferem estas ameaças? Porquê tanta leniência? Como pode existir legalmente um Partido que assim se comporta? Porque não se prende e julga quem assim declara e age?
A Paz e a democracia que todos prezamos não podem estar ameaçadas todos os dias pelos corifeus que se sentem impunes e imunes perante a Constituição e a Lei.
Um abraço ao respeito da Lei,
SV

1 comentário:

Anónimo disse...

Тhis will help the nakеd massage dо its work and easе dіscomfoгt.
Either in this poѕition are choosing ԁesk Naked Massage as this rеquires nο aԁԁitіonal equipment and still allows employees tο
rесeive the full benefitѕ of wоrkplace Nаked Mаssage.
I undеrstand the bаsis οf ѕex,
race, гeligion, ѕexual pгeference or аnything else.



Here is my website :: Tantra London