quinta-feira, 18 de abril de 2013

CanalMoz: Edição de 18 de Abril de 2013


Edição de 18 de Abril de 2013
Que estava prevista para hoje
Município de Inhambane aborta marcha de homenagem a “presos políticos” do MDM
Entretanto a marcha vai acontecer em Maputo
2013 04 18 001
Maputo (Canalmoz) - O Conselho Municipal da Cidade de Inhambane inviabilizou uma manifestação pacífica do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que estava prevista para hoje, quinta-feira, dia 18 de Abril corrente, em homenagem aos jovens “presos políticos” do MDM em Inhambane.
Cateme de novo!
População paralisa actividades da Vale e é dispersada pela Polícia
“Os protestos e a expressão pública de indignação das famílias atingidas pela Vale em Moatize consistiram no bloqueio de todas as entradas e vias de acesso a Mina da Vale, forçando a paralisação de todas as actividades e da saída do comboio da Vale, já carregado de carvão, que devia ter partido esta madrugada para o Porto da Beira”, reporta a ADECRU.
Maputo (Canalmoz) – A população reassentada pela mineradora Vale Moçambique, no distrito de Moatize, voltou a paralisar as actividades da multinacional brasileira desde o final da tarde da terça-feira, exigindo “compensações” pela transferência das suas terras. Até ao fim do dia de ontem não havia informação sobre o desfecho do caso, mas sabia-se que a Força da Intervenção Rápida tinha sido mobilizada para o local onde dispersou os manifestantes com lançamento de granadas de gás lacrimogéneo e disparos de balas de borrachas.
Ao fim do dia a Polícia descarregou sobre os manifestantes de Cateme
Maputo (Canalmoz)- A neutralidade da Polícia nas manifestações da população de Cateme ontem durou por pouco tempo. Ao pôr do sol, cerca de 17horas, a Polícia que estava no local começou a usar gás lacrimogéneo e balas de borracha para dispersar os manifestantes.
Num período de seis meses
Mais de 20 mulheres foram violadas em Inhambane
Uma das vítimas contraiu o vírus HIV-SIDA
Maputo (Canalmoz) – Vinte e duas (22) mulheres foram violadas no 2.º semestre do ano passado, na província de Inhambane. No distrito de Inharrime, num acto sexual não consentido, uma mulher acabou ficando infectada com o vírus HIV-SIDA.
Através do programa “Janela de Oportunidade”
BHP Billiton investe na melhoria de saúde materno-infantil
- “O lançamento deste projecto é tanto importante quanto oportuno, tendo em vista que vai melhorar a saúde e o desenvolvimento da primeira infância” – Secretário Permanente do Governo Provincial.
Maputo (Canalmoz) – A BHP Billiton, o maior accionista da Mozal, em parceria com PATH (Programa de Tecnologia e Desenvolvimento Acelerado), vai investir 90 mil dólares por ano – durante os próximos três anos – através do Projecto Janela de Oportunidade, lançado ontem na Matola, que visa a melhoria de saúde e o desenvolvimento das crianças menores de dois anos de idade.
Elefantes semeiam fome no distrito de Chigubo
Maputo (Canalmoz) – O distrito de Chigubo, norte da província de Gaza, poderá enfrentar uma crise de fome nos próximos tempos, devido à acção de elefantes que estão a devastar culturas diversas da população.
LDH diz que Lei Eleitoral do País nunca foi transparente em relação à composição da CNE
2013 04 18 002
Maputo (Canalmoz) – A Liga dos Direitos Humanos (LDH) pronunciou-se esta terça-feira em Maputo sobre a Lei Eleitoral que está a ser recusada pela Renamo, e pela voz da presidente da organização, Maria Alice Mabota, disse que a lei eleitoral em Moçambique “nunca foi transparente em relação à composição da Comissão Nacional de Eleições (CNE)”.
Governo congela salário dos médicos
Maputo (Canalmoz) – O Conselho de Ministros aprovou esta terça-feira a nova tabela salarial. O reajuste varia de 5,75% a 31,91% e que terá efeitos retroactivos desde o dia um de Abril corrente. O destaque vai para o facto de o Governo ter congelado o salário dos médicos e não ter publicado o reajuste na saúde.
Mais um frelimista disfarçado de sociedade civil
Ex-administrador distrital de Moma eleito presidente da Comissão Provincial de Eleições em Nampula
Nampula (Canalmoz) – O antigo administrador do distrito de Moma, província de Nampula, António Ramos, foi eleito presidente da Comissão Provincial de Eleições, depois de ter entrado no órgão em representação da Organização Nacional de Eleições.
Dos parceiros nórdicos
Lições para crescimento inclusivo de Moçambique publicadas em livro
2013 04 15 001
Maputo (Canalmoz) - “Elementos para um Processo de Crescimento Inclusivo em Moçambique” é o titulo do livro publicado pelos países nórdicos – Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia – que traz discussões e recomendações sobre como tornar o crescimento económico de Moçambique inclusivo.
“CONTRATOS DE GÁS DE ROVUMA”
Os Contratos de Gás da Bacia do Rovuma: Os Detalhes e o Que Eles Significam
Os contratos da Anadarko, ENI, Statoil e Petronas são demasiadamente desnivelados, a favor das empresas petrolíferas, para permitir que estas recuperem os seus investimentos e façam fabulosos lucros e somente depois, muito mais tarde, o Estado Moçambicano poderá fazer receita significativa, num contexto em que um dos elementos cruciais para a potencial receita do Estado ainda está por negociar: o preço do gás.

Sem comentários: