sexta-feira, 12 de abril de 2013

Canalmoz - Edição de 12 de Abril de 2013

Edição de 12 de Abril de 2013
Editorial
Governo de Guebuza em armas reconhece que perdeu a legitimidade
Maputo (Canalmoz) – Imagine-se uma das últimas terças-feiras. Seis horas da manhã. Três viaturas blindadas atravessam a cidade de Maputo, da zona alta para a baixa, em direcção ao gabinete de primeiro-ministro, na Avenida 10 de Novembro. Não é simples missão de patrulha policial. Não faria sentido viaturas bélicas percorrerem artérias de uma cidade em período de paz se o Governo que se vai reunir em mais uma sessão do Conselho de Ministros não estivesse com medo do povo. Só um governo com medo do Povo mobiliza arsenais de guerra para garantir a sua protecção. E numa democracia que o seja de facto um governo com medo do povo é um governo que reconhece a sua ilegitimidade.
Mais um grupo frustrado com o Governo
Funcionários mestrados falam em “marginalização e frustração profissional”
Maputo (Canalmoz) – Mais uma classe social descontente com o Governo de Armando Guebuza acaba de se revelar. Depois dos médicos, desmobilizados de guerra, desmobilizados do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE), enfermeiros, agora são os funcionários públicos com nível de mestrado que se revelam “frustrados” com o regime. Exigem uma tabela salarial destinada a pagar a este grupo com formação superior e dizem que a espera já vai longa…
Depois de serem adiados ontem
Quadros da Renamo e Governo discutem hoje a crise político-militar
Maputo (Canalmoz) - O deputado Saimone Macuiana, presidente do conselho jurisdicional do partido Renamo, vai liderar o grupo de “contactos ou choque” deste partido que integra Jeremias Pondeca, Augusto Mateus e Elisa Silvestre, nos encontros solicitados no âmbito da crise político-militar com os quadros dos ministérios da Defesa e do Interior.
A partir de Julho próximo
Porto de Maputo vai duplicar capacidade de parqueamento de automóveis
Maputo (Canalmoz) - A capacidade de parqueamento de automóveis no Porto de Maputo vai duplicar a partir de Julho próximo.
Quatro mil crianças desistiram da escola em seis meses
“Eu tenho atrasado e faltado às aulas porque na mineração tenho conseguido ouro, e vendo. Com esse valor, compro a minha roupa, comida e algumas vezes ajudo os meus pais. Não sou como o senhor professor que espera 30 dias para ter salário e em certos meses há atraso de salários, enquanto eu agora mesmo posso dar ao senhor professor 200.00 meticais para comprar lanche.” - Relatos de uma criança aos investigadores do Centro Terra Viva no distrito de Sussundenga.
Maputo (Canalmoz) – Perto de quatro mil crianças desistiram das aulas no distrito de Sussundenga em apenas um semestre. Por detrás do abandono das aulas está a mineração artesanal. As crianças do distrito da província de Manica, região central do País, deixam de ir à escola para se dedicarem a extracção, tratamento e venda de ouro e pedras preciosas.
Cuba
Filha de activista de direitos humanos assassinado pelo regime pede aplicação de medidas cautelares
2013 04 12 001
Rosa María Payá na sede do Parlamento Europeu onde denunciou as violações dos direitos humanos perpetradas pelo regime de Havana
Maputo (Canalmoz) – Rosa María Payá, filha do dissidente cubano, Oswaldo Payá, apelou à Comissão Inter-americana de Direitos Humanos (CIDH) para que emita “medidas cautelares com forma de proteger a sua família que se encontra ameaçada de morte”. Citada pela agência noticiosa EFE, Rosa María Payá declarou que há já um mês a família tem vindo a receber ameaças de morte, intimidações, perseguições por parte da segurança de Estado do governo cubano.
Município de Maputo subsidia-se de pirataria musical
“Eu pago ao Governo moçambicano para obter o selo no CD, pago às Alfândegas e pago à SOMAS para registar as minhas músicas e é assim que o Governo retribui?” – Cheny Wa Gune
2013 04 12 002
Maputo (Canalmoz) – Enquanto o Ministério da Educação, através do Instituto Nacional do Livro e Disco, e outros organismos públicos declaram combate cerrado contra a pirataria musical, a edilidade de Maputo subsidia-se desta actividade ilegal, cobrando taxas aos vendedores de discos pirateados. A situação está a indignar os músicos.
Apenas 14% de moçambicanos tem acesso a televisão
Maputo (Canalmoz) – Falar de televisão para muitos moçambicanos é falar de algo desconhecido. Segundo dados ontem durante um seminário sobre a migração digital, apenas 14% dos moçambicanos tem acesso a TV, o equivalente a apenas quatro mil famílias.
Agenda cultural para o fim-de-semana
Maputo (Canalmoz) – Cinema africano, roteiros turísticos, concertos musicais, teatros, tudo sobre a diversão na capital durante o final de semana que hoje inicia, encontre aqui.

Sem comentários: