segunda-feira, 1 de abril de 2013

CANALMOZ - Edição de 01 de Abril de 2013

Edição de 01 de Abril de 2013

No contrabando de madeira para China

Alegado envolvimento de José Pacheco “terá resposta do Governo”


- diz Manuel Chang, ministro das Finanças


2013 04 01 003


Maputo (Canalmoz) – O ministro das Finanças, Manuel Chang, disse na última sexta-feira que o Governo está a “inteirar-se do conteúdo do relatório” que relaciona José Pacheco, o ministro da Agricultura, com o contrabando de madeira de Moçambique para a China e “dará resposta, no momento certo”.
Canal de Análise
Por: Adriano Nuvunga*
Análise sobre a Revisão da Lei do Petróleo:
Não há consulta pública, não há transparência
Maputo (Canalmoz) - A revisão da Lei do Petróleo constitui um passo importante na preparação do sector para as mudanças que se avizinham – particularmente a produção de Gás Natural Liquefeito (GNL) na Bacia do Rovuma. Ela responde às prioridades do Governo e aos interesses das empresas petrolíferas, mas não satisfaz as demandas da Sociedade Civil.

Bairro T3, na Matola

Av. 4 de Outubro transforma-se em corredor de ralis mortíferos


Há conivência da PRM nas corridas ilegais de automóveis


Para autorizar a realização de ralis, os agentes da PRM afectos à esquadra do bairro T3 cobram aos automobilistas uma comissão em valor monetário que varia de 200 a 300 meticais. Os ralis já custaram a vida de três crianças e causaram vários feridos devido a despiste de uma viatura em Novembro do ano passado, na paragem dos TPM


Maputo (Canalmoz) – Um perigo iminente contra a segurança rodoviária e pública no bairro T3, município da Matola. A Avenida 4 de Outubro, nos finais de semana é transformada numa pista de ralis automobilísticos ilegalmente praticados com a convivência da Polícia local, afecta à 7ª Esquadra do bairro do mesmo nome.
China é o segundo maior investidor no País
Maputo (Canalmoz) - Os governadores dos bancos centrais de Moçambique e da China, Ernesto Gove e Zhou Xiaochuan, respectivamente, reuniram-se na semana passada, em Maputo, para analisarem a cooperação económica e financeira entre ambos os países, com destaque para as actividades das duas instituições bancárias.
Segundo Manuel Chang
Inflação abranda 2,1 por cento em 10 anos em Moçambique
Maputo (Canalmoz) - O ministro das Finanças, Manuel Chang, disse que a inflação no país registou um abrandamento na ordem de 2,1 por cento em 10 anos, mercê da relativa estabilidade dos preços de alimentos e combustível no mercado internacional.
Para erradicar a malária até 2015
Standard Bank usa futebol para prevenir malária
2013 04 01 001
Maputo (Canalmoz) – Uma combinação ideal. O Standard Bank está a recorrer ao mais popular desporto moçambicano, o futebol, para prevenir a mais mortífera doença do País, a malária. Para o efeito, o banco ofereceu um total de 500 redes mosquiteiras à Liga Moçambicana de Futebol (LMF), para serem encaminhadas às vítimas das cheias naquilo que foi descrito como “compromisso para com a causa mundial de erradicação da malária até 2015”, através da sua associação com o projecto Unidos Contra a Malária.
África do Sul
Vai surgir nova transportadora aérea de baixo custo
Pretória (Canalmoz) – Está previsto que no terceiro trimestre do corrente ano será inaugurada uma nova transportadora aérea sul-africana de baixo custo denominada «Skywise». Os proprietários da nova transportadora estiveram ligados à «1Time», empresa do género que foi à falência em Novembro de 2012. A «Skywise» efectuará voos no trajecto Joanesburgo-Cidade do Cabo.

Sem comentários: