terça-feira, 16 de abril de 2013

Bombas de Boston eram de fabrico artesanal e carregadas de estilhaços metálicos - JN

JN

foto Neal Hamberg/Reuters
Bombas de Boston eram de fabrico artesanal e carregadas de estilhaços metálicos
27
2 0
As duas bombas que explodiram junto à meta da maratona de Boston, esta segunda-feira, e que mataram três pessoas eram de fabrico artesanal, essencialmente constituídas por pólvora e estilhaços. As autoridades norte-americanas iniciaram uma "caça ao homem" em larga escala para tentar encontrar os responsáveis pelo que a Casa Branca disse que será encarado como "um ato de terror".
A cidade Boston acordou esta terça-feira bem longe da normalidade, com grande parte do centro da cidade vedada por se ter tornado numa cena de crime. Algumas áreas serão reabertas esta terça-feira mas outras vão manter-se inacessíveis por mais tempo.
Os transportes públicos estão sujeitos esta manhã a uma vigilância reforçada e os passageiros eram recebidos por agentes da Polícia com cães que procuram explosivos. As bagagens estavam a ser revistadas e passadas por aparelhos de deteção de explosivos antes do embarque.
De acordo com as autoridades, mais de 140 pessoas ficaram feridas pelos dois dispositivos, constituídos por pólvora, pedaços de metal e rolamentos de forma a maximizar os efeitos da explosão, afirmou um agente responsável pela investigação citado pela Agência Reuters.
Bombas de Boston eram de fabrico artesanal e carregadas de estilhaços metálicos
"Eu vi pessoas que parecia terem ficado sem as pernas. Havia muito sangue a cobrir as pernas. Depois as pessoas começaram a ser transportadas em cadeiras de rodas", relatou Joe Anderson, um pescador de 33 anos, que havia terminado a maratona empunhando uma bandeira norte-americana.
Algumas vítimas vão necessitar de novas cirurgias nos próximos dias, explicou Peter Fagenholz, um cirurgião de traumatologia no Hospital Geral de Massachusetts.
"Vimos muitos ferimentos de estilhaços" de pequenas peças metálicas, explicou Fagenholz aos jornalistas no hospital onde foram tratadas 29 pessoas, oito das quais em estado crítico.
Uma criança de 8 anos está entre as vítimasmortais, relatou o jornal "Boston Globe", citando duas fontes das forças de segurança. Um bebé de 2 anos foi tratado no Hospital Pediátrico de Boston a uma ferida na cabeça, informou ainda o hospital.
Responsáveis da Casa Branca e da investigação continuam a afirmar que é demasiado cedo para afirmar se o ataque na maratona de Boston teve autoria estrangeira ou se foi doméstico ou ainda qual a sua motivação.
Este foi o mais grave ataque à bomba em solo dos EUA desde que Timothy McVeigh, um norte-americano extremista de direita, fez explodir um camião carregado de explosivos que destruiu o Edifício Federal de Oklahoma em 1995, matando 168 pessoas.
Dois anos antes, militantes islâmicos atacaram as torres gémeas do World Trade Center, matando seis pessoas e ferindo mais de mil.
O presidente Barack Obama afirmou, esta segunda-feira à noite, que os responsáveis "vão sentir todo o peso da justiça" e a Casa Branca informou que o caso será tratado como um "ato de terror".
A Polícia Federal (o FBI) está a liderar a investigação para encontrar o ou os responsáveis pelo ataque, coordenando uma verdadeira multidão de agências federais, estaduais e locais de segurança. "É uma investigação criminal que é uma potencial investigação de terrorismo", afirmou Richard DesLauriers, o agente especial do FBI special responsável por Boston.
Vários meios de informação locais relataram que foram feitas buscas num apartamento em Revere, nos subúrbios de Boston, mas não deram quaisquer outros detalhes. As únicas informações disponíveis, provenientes dos bombeiros, indicam que se tratou de "uma pessoa de interesse" mas nenhuma detenção foi feita até agora.
Principais cidades em alerta
foto Lucas Jackson/Reuters
Bombas de Boston eram de fabrico artesanal e carregadas de estilhaços metálicos
Nova Iorque reforçou segurança
Muitos atletas ainda corriam para a meta, ao fim de quatro horas de prova, quando a primeira bomba detonou, lançando uma bola de fogo e fumo pelo meio dos espetadores que assistiam à chegada.
Os atletas mais rápidos já tinham há muito terminado a corrida mas a primeira explosão, seguida momentos depois por uma segunda, atingiu um grande número de atletas e espetadores.
As explosões colocaram em alerta as principais cidades dos Estados Unidos, incluindo Washington e Nova Iorque, os palcos dos ataques de 11 de Setembro.
A maratona de Boston, que se realiza desde 1897, atrai cerca de meio milhão de espetadores e mais de 20 mil participantes todos os anos.
A próxima grande maratona realiza-se em Londres, no próximo domingo, apesar do ataque de Boston mas as autoridades já anunciaram que estão a rever as medidas de segurança.

Sem comentários: