quarta-feira, 17 de abril de 2013

Antigos adversários da guerra no Afeganistão estabelecem contatos: Voz da Rússia

Igor Bestuzhev
17.04.2013, 11:27, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
herat, afeganistão
Vista panorâmica da cidade de Herat
en.wikipedia.org

Em Ekaterinburgo, nos Urais, a organização local dos veteranos da guerra do Afeganistão estabelece contatos con seus antigos adversários, os veteranos afegãos da província de Herat.

“Meu sonho de voltar a Herat se tornou realidade,” confessou à Voz da Rússia Igor Laptev, um dos dirigentes da seção de Ekaterinburgo da Liga dos Antigos Combatentes. Na década de 1980, ele se encontrava no Afeganistão fazendo parte do contingente de tropas soviéticas estacionadas na província de Herat. Na altura, os mujahidin eram seus adversários. Há pouco, aliás, Igor Laptev retornou de Herat, onde tinha sido recebido cordialmente por Abdul Vahab Katali, outrora um chefe militar de mujahidin. Há um par de anos, ele tinha fundado, na província, um Museu da Jihad, onde ocorreu seu encontro com Laptev e alguns outros veteranos russos das hostilidades do Afeganistão.
“Nossa conversa com o senhor Katali foi amigável, salientou Laptev. Os antigos mujahidin não nos guardam rancor. Nós, os veteranos russos, também não guardamos rancor deles. Ninguém apresentava, uns a outros, reclamações nenhumas. O senhor Katali e nós, todos nós pronunciamo-nos por desenvolver colaboração entre os antigos mujahidin e os veteranos russos. Entre outras áreas, no esporte, em particular.”
A colaboração nesta última área já teve seu início. Agora, por exemplo, estão em fase final os preperativos para uma série de partidas de futebol, que os antigos combatentes russos da guerra do Afeganistão e os antigos mujahidin se propõem realizar este mês mais tarde em Cabul, Mazar-e-Sharif e no Vale de Panjshir.
Igor Laptev lamenta não poder, por sua agenda de trabalho bastante densa, assistir a estas competições como torcedor. No entanto, espera ir ao Afeganistão e visitar a província de Herat em maio ou junho:
“Durante minha última estadia no Afeganistão, consegui viajar de carro por essa província visitando os locais de operações de combate. Apetece-me, se calhar, voltar a fazer uma viagem similar sem pressa e calmamente. Gostaria de apreciar também os monumentos de Herat que é uma das cidades mais antigas e belas do Afeganistão.”
Programando sua próxima viagem a Herat, Igor Laptev conta com reunir-se outra vez com o senhor Katali. No Museu da Jihad, sito na cidade de Herat, recentemente foi inaugurada uma pequena exposição sobre a República da Báshkiria que faz parte da Federação da Rússia. Laptev desejaria que o museu acolhesse também uma exposição dedicada a Ekaterinburgo. A seção local da Liga dos Veteranos do Afeganistão está pronta para facilitar todos os materiais necessários para tal mostra.
Em Ekaterinburgo há muitos antigos combatentes que participaram então das hostilidades neste país, comenta Igor Laptev:
“Quase todos eles querem visitar o Afeganistão e os lugares onde prestaram o serviço militar. Seria maravilhoso se os antigos mujahidin prestassem colaboração a nossos veteranos que desejariam outra vez visitar este país.”
Efetivamente, para muitos veteranos russos e afegãos, a memória daqueles tempos remotos não é só uma recordação dos combates mas também de sua juventude. A juventude que passou na guerra.

Sem comentários: