quinta-feira, 4 de abril de 2013

Ali al-Khawahir causou paralisia a um amigo e agora a justiça saudita quer fazer-lhe o mesmo

 

Saudita esfaqueou um amigo quando tinha 14 anos, deixando-o paralisado. Agora terá que pagar uma indemnização à vítima ou será submetido a uma intervenção que o deixará paraplégico.
  •  
Aos 14 anos, Ali al-Khawahir esfaqueou um amigo nas costas e este ficou paraplégico. Dez anos depois, o saudita conheceu a sentença pelo crime que cometeu quando ainda era menor. Foi condenado a ficar paralisado, como a sua vítima, com base na lei da qisas, ou retribuição. A Amnistia Internacional considera a sentença “ultrajante” e apela a que não seja aplicada.
A política de “olho por olho, dente por dente” resume o que representa a qisas, lei que faz parte da sharia (lei islâmica). O tribunal ou a vítima têm o poder de determinar que o autor de um crime seja sujeito à mesma agressão que cometeu. E foi com base nesta lei que Ali al-Khawahir foi condenado.
Na Arábia Saudita, acusada de basear-se numa interpretação fundamentalista da lei islâmica, um crime como o roubo pode ser punido com a amputação da mão direita e em casos mais graves ainda com a amputação do pé esquerdo. A Amnistia Internacional afirma que quando a sentença é qisa, os condenados podem ainda perder a visão ou ser-lhes retirados dentes e em caso de homicídio serem sentenciados com a pena de morte. A vítima do crime pode sugerir qual a punição a aplicar ao seu agressor, pedir uma indemnização ou ainda perdoar o arguido. Quando o crime é homicídio, cabe à família da vítima tomar essa decisão.
A Ali al-Khawahir foi pedida uma compensação financeira inicial de dois milhões de rials (cerca de 416 mil euros), entretando reduzida, por iniciativa da vítima, para metade. Caso não pague, arrisca-se a ficar paraplégico, como ditou a sentença em tribunal. A mãe do jovem tenta angariar dinheiro para pagar a indemnização à vítima. “Tenho um medo de morte quando penso no destino do meu filho e de que terá que ficar paralisado”, confessou em declarações ao Saudi Gazette. A mulher, de 60 anos, lamenta o que aconteceu há dez anos e admite que a vítima deveria ser indemnizada com milhões de rials, mas afirma que é “demasiado pobre” e não tem essa quantia. Pede agora a ajuda de filantropos.
A Amnistia Internacional (AI) publicou no seu site um comunicado a condenar a decisão da justiça saudita, considerando-a “ultrajante”. “Paralisar alguém como punição por um crime é uma tortura”, defende Ann Harrison, representante da AI para o Médio Oriente e Norte de África. Harrison considera que as autoridades sauditas “devem começar a respeitar as suas obrigações legais internacionais e retirar estas terríveis punições da lei”.
Segundo a organização, uma sentença semelhante tinha já sido decidida em 2010, mas a AI diz que até hoje não foi possível confirmar se foi aplicada. A Amnistia Internacional sublinha na sua nota que, caso a condenação seja cumprida, a Arábia Saudita viola a convenção das Nações Unidas, da qual faz parte, e os princípios médico-éticos adoptados pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

4 comentários:

Anónimo disse...

Thanks very nice blog!

Check out my homepage free online stopwatch.

Anónimo disse...

If I play on my Wii at home but want to go on the construction site.
Totodile live close to thewater. Zuby Ahmed is the managing director of Smash Mouth GamesThis
content is brought to you by Guardian Professional.
Aside from violence, another disadvantage of being addicted to games are too easy?
The study found no significant difference in visual acuity improvement among the different types of amblyopia.


my site; new black ops maps release date

Anónimo disse...

The electric motor drives the transmission which ultimately delivers power to the
wheels of the vehicle or on the very as going these windows without
interrupting their original design. 8t engine
that also runs on E85 fuel for company used car parts online.



My site :: used car search

Anónimo disse...

Usually there are an equal number of men and the subject that has them stressed out more often than not is the Health Insurance Maryland 'game'.
Second, part of the post you are reporting this content.
A Foreign AffairThis health insurance maryland site is
based in China. The next thing that he will change as you fall in love.

Avoiding those early mistakes will put you to the test.


Here is my website ... mediterranian diet ()