terça-feira, 9 de abril de 2013

Afonso Dlakama vai falar à imprensa sobre o "caso Muxúnguè";

STV




- Afonso Dlakama (Presidente da Renamo), vai falar hoje à imprensa sobre o "caso Muxúnguè";
Photo: Assista no Jornal da Noite as seguintes notícias:

- Afonso Dlakama (Presidente da Renamo), vai falar amanhã à imprensa sobre o "caso Muxúnguè";
- Polícia Repinga: O circuito de manutenção física ( Repinga), registou um movimento anormal pela parte da FIR e PRM, com o intuíto de impedir possível manifestação dos desmobilizados de guerra;
- César Carvalho (Edil de Tete), diz que vai voltar a recandidatar-se ao cargo do Conselho Municipal.- Polícia Repinga: O circuito de manutenção física ( Repinga), registou um movimento anormal pe...la parte da FIR e PRM, com o intuíto de impedir possível manifestação dos desmobilizados de guerra;

 Afonso-Dlhakama_gorongosaO líder da Renamo, Afonso Dhlakama, marcou para amanhã, quarta-feira, uma conferência de imprensa, para abordar os últimos acontecimentos em Muxúnguè, avança o jornal O País.

Os homens da Renamo são acusados de terem atacado uma unidade da Força de Intervenção Rápida, dois autocarros e um camião, fazendo pelo menos oito mortos, entre 6ª feira e sábado últimos.
De acordo com o "O País", a partir da sua base em Santugira, na Gorongosa, Dhlakama vai apresentar a sua versão dos factos, já depois de Ossufo Momad, chefe do departamento de Defesa da Renamo, ter vindo a público negar o envolvimento da sua organização política nos ataques.
Toda a logítsica para levar os jornalistas a Santugira está a ser coordenada pela Renamo, de acordo com o jornal. Os jornalistas têm ordens para seguir dos seus veículos até Gorongosa e de lá serão transportados até Santugira através de viaturas preparadas para o efeito pela Renamo, dado que a segurança de Afonso Dhlakama não quer veículos estranhos perto do seu líder.
SAPO– 09.04.2013
 
“LDH condena o espectro de guerra e de intolerância”








"Sejam quais forem os diferendos que existem entre a Renamo e a Frelimo, nada justifica o restabelecimento da guerra."
A Liga Moçambicana dos Direitos Humanos (LDH) encara com preocupação a situação política do país, na qual os moçambicanos são uma vez mais confrontados com ameaças de retorno à guerra, em vésperas das eleições autárquicas deste ano e gerais do próximo.
Para a LDH, sejam quais forem os diferendos que existem entre a Renamo e a Frelimo, nada justifica o restabelecimento da guerra, pois, esta, em nenhum momento se mostrou como solução.
“A Liga condena o espectro de guerra que se desenha, baseado na intolerância e na ausência de iniciativas de diálogo, preferindo o uso da força, que já provou no passado ser o caminho penoso para o povo moçambicano. Causa, igualmente, estranheza o silêncio cúmplice dos órgãos de soberania e outros organismos responsáveis pela gestão da estabilidade do país, nomeadamente, o Presidente da República, Parlamento e a Procuradoria-Geral da República. É uma atitude que inquieta as organizações da sociedade civil”, lê-se no comunicado.
A Liga não entende igualmente as motivações que levam a FIR a invadir e vandalizar sedes da Renamo e de outros partidos políticos da oposição. “Esta forma de acção e de exclusão, fomentada pelo partido no poder, não é nova”.


 

32Like · ·
 

3 comentários:

Anónimo disse...

Ha que respeitar os pontos dos outros, a renamo pode ser que tenha razao ou nao. sejamos pessoas com um principio e objectivos claros. Ha necessidade de o governo criar meios para que isso nao venha a afectar pessoas inocentes.

Anónimo disse...

O pais vai arder...travaremos um novo tipo de Guerra bem conhecido como jihhad. Allah akbar..

Lazaro kavandane disse...

Frelimo will seize to Exist
.will be removed from history books:of this lovely frelimo is like a disease its members Virus and a bunch of vampires