sábado, 16 de março de 2013

Wi-Fi para todas as divisões da casa

Opinião       
Uma forma fácil, simples e atractiva de estenderem os seus pontos de acesso a áreas não cobertas da casa.
O Wi-Fi é fantástico. Porém, quando o sinal é fraco, é quase pior do que não ter sinal nenhum. Vemos as barras da força do sinal, mas não conseguimos ligar. Ou vemos os vídeos, mas com muitas pausas. Ou o nosso programa de correio electrónico tenta descarregar mensagens, mas encalha e não descarrega nenhuma.


Sempre me interroguei sobre os extensores de alcance de Wi-Fi – pequenas caixas parecidas com encaminhadores, com preços entre os 60 e os 80 dólares, que, supostamente, apanham um sinal de Wi-Fi fraco e o amplificam. Há pouco tempo, tive a oportunidade perfeita de testar um.

O apartamento da minha noiva em São Francisco é composto por várias divisões ligadas por um único corredor: primeiro a sala de estar, depois o quarto, por fim a sala de jantar e a cozinha. A estação de base Wi-Fi está na sala de estar, na parte da frente da casa, onde a tomada da empresa de cabo entra no apartamento.

O problema é que, naquele prédio antigo e imponente, as paredes são grossas e maciças. Quando o sinal de Wi-Fi chegava ao quarto, já estava demasiado fraco. De vez em quando, ela lá conseguia abrir páginas da net ou ler as mensagens de e-mail, mas nem pensar em ver vídeos ou ouvir músicas. Quanto à sala de jantar e à cozinha, não tinham sinal nenhum – uma grande frustração para uma autêntica chef que gosta de ouvir o Spotify ou o Pandora enquanto cozinha.

Uma possibilidade era, naturalmente, mandar instalar um segundo encaminhador. Mas isso significaria que a empresa de cabo teria de instalar outra entrada. Parecia ser mais rápido e menos caro e problemático arranjar um extensor de alcance de Wi-Fi – se é que essas coisas funcionavam mesmo.

Na Amazon, o extensor mais bem cotado na altura em que andei à procura, em Dezembro, era o Securifi Almond. Era anunciado como o primeiro encaminhador e extensor de alcance com ecrã táctil e as avaliações dos clientes eram muito favoráveis.

Esteticamente, o Securifi Almond marca pontos. Alguns extensores de alcance parecem ter sido desenhados para serem o mais feios possível – fazem lembrar, digamos, equipamentos de rede –, mas este assemelha-se muito a um Windows Phone gordinho, graças aos azulejos coloridos do seu ecrã táctil. É muito pequeno (11,4 x 12,1 x 3,8 cm).

A mais-valia do ecrã táctil é que não é necessário ligar o Almond a um computador – ou a coisa nenhuma para além de uma tomada – para o configurar. Colocámo-lo no corredor, na cornija da porta do quarto, onde quase nem se vê. Digitei o nome da rede de Wi-Fi existente no ecrã, introduzi a palavra-passe, esperei cerca de um minuto… e pronto! De repente, tinha uma nova rede de Wi-Fi nas traseiras do apartamento, com a extensão “Almond” no nome da rede original.

Este ponto de acesso parece ser tão rápido e eficiente como o verdadeiro, na sala de estar. Agora, a minha noiva consegue ver vídeos, ouvir músicas, descarregar ficheiros e trabalhar em todas as divisões do apartamento.

No portátil dela, tem de mudar manualmente para a rede Almond quando está nessas divisões; o meu costuma mudar automaticamente sempre que o ligo.

As letras miudinhas: o Almond também é um encaminhador comum, isto é, pode ligar-lhe o seu modem de cabo para criar um ponto de acesso Wi-Fi. Não o usámos nessa configuração. Se o fizer, note que as suas portas ethernet não têm velocidade gigabit.

Também deverá saber que os extensores de alcance da concorrência são de banda dupla (oferecem bandas de 2.4 e 5 GHz, caso saiba o que isso significa), ao passo que o Almond é de apenas 2.4. Além disso, podem custar menos e oferecer mais possibilidades de funcionamento em rede.

Mas também são mais feios e muito mais complicados de instalar. O Almond oferece aos leigos uma forma fácil, simples e atractiva de estenderem os seus pontos de acesso a áreas não cobertas da casa.

©2013 The New York Times. Distributed by The New York Times Syndicate.

1 comentário:

Anónimo disse...

Earlier, the web designers accustomed to makе deѕіgns іn table form which waѕ
nоt fully web compatible. So while content is king in the woгld оf electronіс
books, don't completely forget to design the cover of the book for website promos, online merchant websites, and advertisements. Often working with a professional designer may cost a lot but will render the site more usable. Checking the past work of the service provider is another effective way of identifying the best service. Conversion is important because without it you cannot launch your website on the World Wide Web. HTML5 is the latest version in the family of markups and packs in a lot of advanced features which help you achieve dynamic websites.

Feel free to visit my website - psb academy sg