segunda-feira, 18 de março de 2013

Renamo está a ficar mais péssima do que ela é

Renamo está a ficar mais péssima do que ela é

Ouvir com webReader
 
EDITORIAL

A recente posição anunciada pela Renamo de que o partido não vai participar das próximas eleições autárquicas marcadas para este ano e as gerais previstas para 2014 não surpreende.
A Renamo está a jogar-se sozinha para o abismo, tornando-se mais péssima do que já é.
Se não vejamos: O partido sempre se autoproclamou percursor da democracia moçambicana, pelo que não faz sentido ela própria prescindir de actos superiores da democracia.
As eleições formam o pilar de uma democracia genuína. As questões que a Renamo coloca para justificar a posição de renúncia as eleições só podem ser vencidas com a sua participação em processos eleitorais.
- Como a Renamo espera acabar com a alegada partidarização do Estado que sempre apregoa?
- Como a Renamo espera acabar com a alegada marginalização de seus quadros, membros e militantes?
- Como a Renamo espera alterar as leis do país?
- Como a Renamo espera exercer o poder?
É com a sua exclusão nos processos e caminhos que conduzem a solução dos problemas que apresenta?
Certamente que não pode ser por essa via. A via mais recomendada e que absolutamente é a mais ideal é nunca aceitar ser excluído muito menos excluir-se de actos tão superiores da democracia como são as eleições.
O contrário, a Renamo estaria a jogar fora todas pretensões pelas quais lutou e se propôs promover.
Exige-se que a Renamo compreenda quão tão importante ela é no contexto político, social e económico do país.
A Renamo não pode continuar a tornar-se reduzida, inútil na esfera política nacional. Ela tem de compreender e afirmar de viva voz e cabeça erguida que é uma força de peso na política moçambicana.
Por isso exige-se da Renao posições suficientemente adultas, maduras e toleráveis.
É urgente que a Renamo saia do abismo para o qual está empurrando-se sozinha.
Urge ultrapassar a incapidade que tem revelado de compreender o mecanismo de funcionamento de actividade política. Não pode continuar a pensar que o partido já esgotou todas formas e alternativas para a sua sobrevivência no panorama político nacional. É preciso ultrapassar essa mentalidade medíocre.
Tem de acreditar que, apesar das crises que tem vindo a viver nos últimos tempos, ainda é possível reerguer- se e voltar a ocupar o lugar que a sociedade moçambicana sempre lhe concedeu: Um partido histórico, de destaque, coeso, de massas e capaz de constituir a alternativa política e governativa do país. Como sempre foi aspiração dos seus mentores e que teve bastante seguimento da parte da comunidade moçambicana.
As pessoas que acreditaram e deram voto de confiança a Renamo elas bem ainda existem hoje.
Cabe o próprio partido não resignar-se da sua causa e desenvolver o esforço necessário para reconquistar a aceitação que sempre gozou dos moçambicanos.
A liderança da Renamo não pode continuar a sufocar um partido tão grande que é por causa de mentalidades retraídas.
Pensar boicotar as eleições é demitir-se da causa pela qual lutou... É render-se perante ao adversário... É favorecer o próprio adversário... É ser cobarde e traidor perante as pessoas que durante toda sua existência deram de si para elevar o estatuto político do partido.
Por isso, reiteramos que a Renamo precisa pensar e repensar bem as decisões que toma antes de validá-las ou, seja, antes de trazê-las a público. Para que nunca tome decisões em que o prejudicado é o próprio partido.
Avante Renamo, uma força percursora da democracia e de profundas mudanças políticas e governativas em Moçambique.
Como tal, exige-se que renuncie da decisão de não participar das próximas eleições autárquicas e gerais... E que de hoje em diante comece a preparar-se para encarrar esses pleitos com responsabilidade, sabedoria, como mais uma oportunidade para o partido cumprir a sua agenda, que é atingir a governação do país.
É preciso compreender que se trata de um processo complexo que leva o seu tempo. Cuja aspiração não pode caducar apenas porque perdeu uma ou duas eleições.
É preciso ter fé, confiança própria, ter convicção e assumir os actos com a devida coragem, determinação, inteligência necessários.
Oxalá a liderança da Renamo renove a sua visão Política.
O AUTARCA – 18.03.2013

1 comentário:

Anónimo disse...

s blog аs ρer their needs that makeѕ Word - Pгeѕѕ a faνouritе among bloggerѕ every wheге.
A W3C validatеd ωebsite iѕ devoid of any еrrors anԁ renders eaѕily
into a browser. However, itѕ eԁit fеature lets you dο things like remove rеԁ eye, improve over-ехposed phοtos, and еven features a clone stаmp.
What dοeѕ thiѕ mean for the inԁividual ωith a unique ԁeѕign.

It іs liκe softwarе packages for
desіgn or progгаmming - they help very much and quicken the prоceѕs
eѕsentially but they dοn't substitute designers or programmers completely. All pictures which are included in separate layers of the image are converted to become buttons and menus without the need to fully understand what programming actually goes into the development process.

Feel free to surf to my site the initialization of the psd access failed