sábado, 30 de março de 2013

Quem quer gostar de José Sócrates?

Opinião       

 
Há 11 anos, Emídio Rangel convidou Pedro Santana Lopes e José Sócrates para comentadores na RTP. Um foi primeiro-ministro por uns meses, o outro por seis anos.
Há uma ligação directa entre o comentário político na televisão (nomeadamente na pública) e o exercício de cargos políticos. António José Seguro, por exemplo, é, no essencial, um comentador político de fim-de-semana que, não tendo contrato com nenhum canal, recorre aos comícios do Partido Socialista para esse efeito.
José Sócrates (como António José Seguro, aliás, reconheceu) tem todo o direito a comentar o que quiser onde quiser e a fazer ele próprio a defesa dos seus anos como primeiro-ministro.

Mas a RTP (que tem o direito a contratar quem quiser) sabe muito bem que não foi buscar um comentador político para “alavancar as audiências”. Contratou (a custo zero) um jogador que vai fazer marcação homem a homem ao seu sucessor à frente do PS.
Para alívio do Governo, que anda a precisar de oferecer ao povo novas distracções que o façam esquecer a ressaca dos vinhos de Chipre.
Entramos assim na cena do ódio. Ou dos ódios.
José Sócrates sabe que muitos portugueses continuam a odiá-lo e vão fazer subir as audiências da RTP com um cesto de tomates podres ao pé do ecrã. O Governo também sabe (e se calhar acredita que José Sócrates não sabe).

Mas Passos Coelho (um primeiro-ministro que nunca foi comentador de televisão) ainda não está há dois anos no cargo e já é muito mais assobiado do que alguma vez José Sócrates foi.
Ódio por ódio, assobiadela por assobiadela, Sócrates achou que já era tempo de ensaiar o regresso, deixando de lado a penitência da vida académica em Paris.

Entendido como é nas coisas da imagem, vai surpreender-nos com o restyling da sua imagem (a contrição no lugar da velha arrogância?). Alguma coisa há-de ter aprendido na universidade.
Ninguém odeia António José Seguro, só que ninguém lhe liga lá grande coisa. Se calhar é por ser um comentador político de segunda. Mas, às vezes, são eles os favoritos do público. E dos eleitores.
Quererão as pessoas votar outra vez em José Sócrates? Ou vão preferir continuar a odiá-lo?
É um jogo arriscado.

2 comentários:

Anónimo disse...

QUEM GOSTA DE JOSÉ SOCRATES ? SERÁ QUE O POVO PORTUGUES ALGUMA VEZ VIRÁ GOSTAR DOS POLITICOS, DITOS SOCIALISTAS EM PORTUGAL. , E SOCIAIS DEMOCRATAS NO ESTRANGEIRO. GOSTAR DE POLITICOS DE DUAS CARAS, NUM DIA É ENGENHEIRO, NOUTRO É DOUTOR EM PSICOLOGIA MAS NA VERDADE O QUE DIZER DE QUEM DIZ A VERDADE A MINHA VERDADE NÃO SERÁ A MENTIRA DOS OUTROS . MAS A VIDA É ASSIM FALAR DE SEGURO OU DE SÓCRATES OU DE GUTERRES ENTRE OS TRES HOUVE SEMPRE A GRANDE LIGAÇÃO ENTRE SOCRATES ENTRE CARGOS POLITICOS E SEGURO IDEM HASPAS SE DEVIDEM AGORA ENTRAS TU OUTRAS ENTRO EU QUE NÃO SE LEMBRA O AMUO DE DOUTOR MARIO SOARES A QUANDO FOI ESCOLHIDO DURÃO BARROSO PARA A UNIÃO EUROPEIA A HISTÓRIA DESTE SENHOR QUANDO SAIU EM 83 DO GOVERNO NÃO ERA O PENSAMENTO DELE COMO FOI GUTERRES PARA ONU OU SAMPAIO IDEM HASPAS PENSO EU. QUAL DOS GOVERNANTES SOCIAIS DEMOCRATAS ESTÃO NA ONU OU OUTROS POLITICOS DA PENINSULA IBÉRICA E POR AQUI ME FICO A PENSADORES PARA PENSAREM....--

Anónimo disse...

FALANDO DE DE MOÇAMBIQUE E O PRINCIPIO DOS PRIMEIROS TIROS DO INICIO DA GUERRA COM OS PORTUGUESES O HISTORIADOR NÃO ESTÁ MUITO LONGE DA VERDADE , POIS FOI NA VERDADE EM AGOSTO ENTRE 14 SESTA FEIRA / A 17 SEGUNDA FEIRA QUE TUDO COMEÇOU DE VERDADE NA PAQUITE QUETE EM PORTO AMÉLIA E MOÇIMBOA DA PRAIA QUANDO ATACARAM O QUARTEL NA HORA DO JANTAR ÁS 5 HORAS DA TARDE SIM É A PARTIR DA AI QUE COMEÇA APESAR DE JA TER HAVIDO ALGUMAS ESCARAMUÇAS SERÁ MELHOR FALAR COM OS INTERVINIENTES VIVOS PORQUE OS HÁ ELES SABERÃO EU ESTANDO EM PORTO AMÉLIA NESSES DIAS EU SEI DO QUE SE PASSOU PORQUE FOI DA MINHA COMPANHIA DO BATALHÃO Nº14 E TAM BÉM SEI QUE O CHEFE DE POSTO DO XAI NÃO ESTAVA LÁ MAS SIM UM SUBSTITUTO. AO HISTORIADOR PERGUNTAR NÃO FICA MAL DIZER A VERDADE. EU FUI MILITAR ERA MECANICO ESCOLHI COMO CLUBE DA CIDADE DE PORTO AMÉLIA A ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DO PEMBA...