sábado, 23 de março de 2013

Quem é o novo líder do Governo da oposição síria?

Quem é o novo líder do Governo da oposição síria?

por Lusa20 março 201317 comentários
Ghassan Hitto, eleito esta segunda-feira para líder da oposição síria, vive há décadas nos Estados Unidos
Ghassan Hitto, eleito esta segunda-feira para líder da oposição síria, vive há décadas nos Estados Unidos Fotografia © Reuters
Ghassan Hitto, chefe do Governo eleito na segunda-feira pela oposição síria, vive há décadas nos Estados Unidos e, apesar de ter alinhado com a revolução desde o princípio, é praticamente desconhecido dos revolucionários do seu país.
Nascido em 1963 em Damasco, Hitto foi ainda jovem para os Estados Unidos, onde se licenciou em Matemática e Ciências da Informática, em 1989, e passou os 25 anos seguintes a trabalhar em multinacionais do setor da tecnologia e comunicações.
Colaborou com a revolução síria desde o princípio, há dois anos, a partir dos Estados Unidos, tendo participado na criação da organização norte-americana Coligação Síria Livre, de que é vice-presidente.
Em 2011, ajudou a fundar a organização humanitária "Shaam Relief Foundation", através da qual encaminhou ajuda humanitária para a Síria.
Segundo a televisão árabe Al-Jazira, deixou o emprego em novembro passado para se "juntar às fileiras da revolução" e, na Coligação Nacional Síria, movimento que agrega os vários grupos da oposição, foi chefiar Unidade de Coordenação da Assistência, responsável pelo envio de ajuda humanitária da Turquia para a Síria.
Ghassan Hitto é pouco conhecido entre os revolucionários sírios e a sua eleição, na segunda-feira, pela Coligação Nacional Síria, o principal grupo da oposição, foi uma surpresa.
O porta-voz do Exército Sírio Livre, Fahd al-Masri, salientou precisamente que Hitto não é conhecido como opositor e questionou se a experiência como executivo "é suficiente para dirigir um Governo".
Hitto está no estrangeiro desde a década de 1980, "o que significa que está longe da rua síria há décadas e não pode sentir o que as pessoas querem", acrescentou Al-Masri, citado pela agência EFE.
A escritora e dirigente do Conselho Nacional Sírio Lina Tibi disse, por seu lado, que não conhece nem nunca ouviu falar em Ghassan Hitto, mas que não vê mal na eleição de "uma figura desconhecida" para evitar "lutas dentro da oposição" pelo cargo.
Depois do anúncio do nome do "primeiro-ministro" da oposição, vários ativistas sírios criticaram a escolha na internet, apontando a total inexperiência política e qualificando-o como "um cidadão norte-americano".
Mas segundo vários membros da Coligação opositora, Hitto era o "candidato do consenso", respeitado pelos islamitas e bem aceite pelos liberais.
Casado com Suzanne Hitto, professora, tem quatro filhos, entre os quais Obaida, jogador de futebol americano na universidade até que, em 2011, disse ao New York Times ter viajado para a Síria para ajudar as forças rebeldes como ativista de 'media'.
"Vocês fizeram de mim o que eu sou. Mas agora tenho de partir e de fazer o que é preciso", escreveu numa nota para os pais. Ghassan Hitto disse ao New York Times que se opôs fortemente à decisão do filho, mas que não o conseguiu convencer nem impedir de partir.

1 comentário:

Anónimo disse...

The Joomlа CMS also offers еasy naνigation and аccessibility to its users.
It's a tool to organize, edit, enhance and manage your images. Careful therapy combined with a combination of therapies can alleviate PSD symptoms and help mother stay in shape to have a safe and healthy natural birth. It can be checked by considering customers' references, samples οf completеd pгojeсts,
anԁ a numbеr of reρeаt orders. Some companieѕ еvеn οffer
freе shippіng fοг rolled prints.
Мaуor Μichaеl Νutter, Pennsylvаnіa's Secretary of Education Ron Tomalis and the SRC announced on Tuesday, October 4ththat they have created full-time Executive Advisors, Financial Operations and a Systems Working Group that will help with the reform of the Philadelphia School District.

Also visit my web page newspaper Psd