terça-feira, 26 de março de 2013

Que exemplo colegas


 
 


Que exemplo colegas………

Há dias o mundo foi surpreendido por uma notícia triste dando conta da morte do taxista moçambicano, Emídio Macia, na vizinha Africa do Sul.
Uma semana depois a PRM no bairro T3 fuzilou um jovem de 31 anos de idade, por coincidência transportador público de passageiro, que fazia a rota T3/Museu.
Duas mortes semelhantes, tratamento diferente.
... O caso do taxista moçambicano, mereceu uma atenção total por parte da imprensa nacional, todos dias, em todos noticiários quer da RM, TVM, STV, MIRAMAR, TIM, Eco TV, Gungu TV, Notícias, Zambeze, Público, Canal de Moçambique, Savana, O País, Expresso, Dossier e Factos, em fim…… quase todos órgãos nacionais reportavam sem cessar a morte de Emídio Macie.
Para além da cobertura jornalística, a morte de Macia suscitou debates e manifestações públicas na Africa do Sul e em moçambique, aliás, a Liga Moçambicana dos Direitos Humanos organizou uma manifestação na capital do país, repudiando com toda veemência a atitude da polícia sul-africana.
Uma semana depois o jovem motorista de chapa no bairro T3 é brutalmente assassinado pela Polícia da República de Moçambique e o funeral teve lugar hoje no cemitério de lhanguene.
Estranho ou não, para além dos Jornalistas do matutino Notícia, nenhum outro órgão de informação se fez presente no funeral, mesmo os promotores da unidade nacional, a própria PRM esteve do lado de fora do cemitério bem equipado, mas não para chorar, apenas para prevenir eventuais manifestações dos familiares e amigos do jovem pacato chapeiro.
Não quero dizer que o camarada Emidio Macie não merecia a atenção dispensada, mas é preciso entender que o chapeiro foi morto pela PRM, em quase circunstância idênticas com as do taxista Macie.
Porque tratamento diferente?
Que UNIDADE NACIONAL é esta?
Onde está o patriotismo de que tanto se fala?
Uma vida como a do Emidio foi brutalmente terminada por um grupo de agentes da PRM que em vez de proteger, atiraram para matar!

JOVEM ASSASSINADO PELA PRM NO BAIRRO T3, ENTERRO FOI HOJE/ LHANGUENE

  • Lionel Munguambe Grandiosíssima constatação.
  • Borges Nhamirre Não foi so o notícias presente. O Canal de Moçambique e Canal Moz estiveram lá e escreveram sobre o assunto com o devido destaque. Bem ou mal escrito aqui está uma das noticias do Canalmoz. http://www.canalmoz.co.mz/hoje/24754-populacao-tenta-incendiar-esquadra-e-fere-gravemente-um-policia.htmlSee Translation
    www.canalmoz.co.mz
    População tenta incendiar esquadra e fere gravemente um Polícia
     
  • Borges Nhamirre Que se reponha a verdade!
  • Tony Cumaio Eu protesto
  • Matias De Jesus Júnior Há um equívoco profundo aqui. O Canal de Moçambique não entrou no coro nem qorum na morte do Emidio Macie, muito pela hipocrisia do Governo. No caso do jovem da Matola escrevemos com devido destaque.
  • Matias De Jesus Júnior Ah o Borges Nhamirre, ja havia respondido.
  • Rui Lamarques O @Verdade reportou esse assunto. Seguiu pelo twitter e até acompanhou via facebook os protestos na esquadra. Víctor Bulande podes por os links aqui?
  • Matias De Jesus Júnior Azael Moyana, o tipo que escreveu essa cartinha anda maningue distraido e gosta maningue de criticar
  • Sérgio Chaúque nao posso culpar a comunicacao social no seu todo, mas de facto eh triste que nao se tenha dado destaque a morte deste jovem e aos desmandos dessa policia de me*** que temos.. consta-me que em alguma situacoes, algumas redaccoes sao '' convidada$'' a nao dar destaque a esses assuntos. tsc
  • Matias De Jesus Júnior Que critique os que erraram e não use "Magic Builets" pra atingir a todos em mesma proporção
  • Víctor Bulande http://www.facebook.com/photo.php?fbid=498113440236901&set=a.153465381368377.31657.100001147484175&type=1&theater
    Uma das pessoas atingidas pelas balas de borracha disparadas pela polícia no bairro T3. A polícia abandonou-o. Nem sinal de ambulância.
  • Víctor Bulande KkKKKKK, Matias De Jesus Júnior, Balas Mágicas!!!
  • Custodio Duma A Comissão Nacional dos Direitos Humanos tb reagiu em tempo útil e solicitou a PGR que fizesse todas as diligências necessárias para a responsabilização dos agentes em causa. Entendo a indignação do amigo. Mas cada caso é um caso. A nossa maior luta agora é que os agentes sejam punidos exemplarmente. Sejam eles os sul africanos ou moçambicanos.
    Estamos juntos!!
  • Víctor Bulande http://www.verdade.co.mz/nacional/35574-agente-da-policia-baleia-mortalmente-um-cidadao-no-bairro-t3-na-matola
    www.verdade.co.mz
    jornal verdade @verdade moçambique mozambique Alfredo Tivane baleado bairro T3 M...atola Polícia República Moçambique João Machava Hospital Geral José Macamo
  •  
    Matias De Jesus Júnior Então definitivamente o post deve ser removido por padecer de vício de caducidade ou equívoco!!! Deve ser postado no mural da TVM, RM e Notícias...Porque a SOico tbm deu debido destaque...Há má fé neste post...eh eh eh eh.
  • Rui Lamarques Matias De Jesus Júnior, pode não ser má fé, mas ignorância mesmo. Acho que o autor do texto leu um ou dois jornais e concluiu erradamente o posicionamento da imprensa. Acontece.
  • Germano Milagre Podem dizer o que quiserem ... querem dizer que a atencao que deram a este caso da PRM foi o mesmo que deram ao da policia sul-africana ??? Nem de perto nem de longe ... no maximo justifiquem que este caso nao foi filmado e por isso nao despertou a indignacao popular como no caso da policia sul-africana mas o fim e o mesmo !!! O facto da imprensa local ter reportado nao quer dizer que tenham dado nem de perto nem de longe a mesma importancia ... e quase como que dizer, Mocambicano ser morto por policia estrangeira la no estrangeiro e inaceitavel, mas se for pela sua propria policia compreende-se !! Incrivel !
  • Chissano Júnior Sérgio Chaúque, isto é uma clara manifestação do quão nós somos puxa-sacos, todos ofereceram ajuda de ao Macie, talves convencidos que teriam uns poucos randes, venderam sua imagem a titulo gratuito, teve honras de estado, com a presença de algumas fig.
  • Rui Lamarques Germano Milagre, acompanhaste quando a imprensa reportou sobre a greve da G4S? Lembras do destaque que se deu? Há condições ideias para que as coisas sejam amplamente reportadas. Quando a FIR espancou os seguranças da G4S a imprensa estava lá e reporto.
  • Sérgio Chaúque mas o fim foi o mesmo oh Rui Lamarques a morte sem sentido nenhum. os dois eram chapeiros e provavelmente ha gente que dependia deles. algo nao estah bem aqui.. ateh diria mais: como diz o Chissano Júnior, nao houve aquela parafernalia que se viu no caso do Macie, alguns ilustres da praca foram a casa do finado Macie, chamaram a tv, etc... e repito, fala-se nos bastidores de ''encomenda''de reportagens. eh verdade? nao sei.
  • Rui Lamarques Sergio, aquele vídeo faz toda diferença. Na morte de Macie há requintes de malvadez. Na morte do homem de T3 não há provas conhecidas de que a polícia é culpada. Você é advogado e sabe disso. Ou seja, não é a mesma coisa alguém dizer que viu um vídeo do Sérgio Chaúque em pornografia do que andar um vídeo teu na internet para todo mundo ver.
  • Eugenio Chimbutane Este mundo ja perdeu logica ... Quantas vezes Jesus terah que morrer por nos?
  • Sérgio Chaúque portanto vcs da imprensa iriam se empenhar em dar destaque ao caso se houvesse imagens clarividentes de que o homem foi mesmo morto pela polkicia? assim, eh como se houvesse uma manifestacao dos populares que foram a esquadra reclamar, que nao tem onde se apoiar? quero ser jornalista um dia.
  • Germano Milagre Rui ... o Mido ( pergunta a quantos sabem o nome do que foi morto na africa do sul e quantos sabem o nome do q foi morto aqui para veres a diferenca ) morreu pelo que lhe fizeram na esquadra ... mas o importante e de facto como as policias tratam os cidadões em cada país ... de facto os sul-africanos tiveram um comportamento injustificavel e indefensavel ... assim como os daqui foi o mesmo ... e no fim o resultado foi o mesmo dois cidadões assassinados pela policia... so que lá tem-se a esperança que a familia do malogrado veja justiça ser feita, bem como a familia receber uma indemenização, enquanto aqui nem uma coisa nem outra ... Os media, LDH etc deviam dar a mesma proeminência ao caso e acentuar a comparação entre os dois e o que acontece depois para que o povo aqui entenda a diferença entre um estado de direito e outro onde a justiça existe só para alguns !
  • Sérgio Chaúque concordo ctg Rui quando dizes que as imagens fazem a diferenca mas ai estah: os jornalistas nao podem esperar que todos os casos dignos de reportagem tenham um popular como o ''primeiro reporter'' desencadeador de noticia.
  • Sérgio Chaúque bom ponto esse meu caro Germano Milagre o caso Macie, bem pode ser resolvido e a favor dos familiares dele, aqui eh Moz, que eu saiba nao houve sequer sindicancia naquela esquadra, se houve, eh um passo.
  • Germano Milagre E isso mesmo que me deixa indignado !
  • Rui Lamarques Eu estou a dizer que há casos que reúnem todos requisitos para exponenciar a indignação popular. O caso do Alfredo não é um deles. Não chega só dizer que fulano de tal matou.
  • Germano Milagre Devia chegar Rui ... seja aqui ou em qualquer outro país ... quando um cidad.
  • Sérgio Chaúque nao chega mesmo, temos que ver tambem quem eh esse ''matador''. se fosse uma morte entre rufias, tudo bem... ademais isso de o nosso governo estar empenhado em querer ser ' 'advogado'' da familia Macie, e esquecendo que provavelmente um agente seu tambem cometeu o mesmo ca,, eh de bradar os ceus.
  • Germano Milagre sorry ... cidadão é morto pela polícia devia implicar logo um inquérito rigorosíssimo para que os polícias percebam que não podem assassinar cidadões com ou sem razão ... que é preciso haver uma justificação muito forte para um acto extremo dessa natureza...não tenho conhecimento da lei aqui para o afirmar, mas sabes que na Africa do Sul se um cidadão fugir da policia isso não lhe dá o direito de o matar ? E é assim em muitos países ... Só o facto de a polícia ter morto um cidadão deveria obrigatóriamente de receber uma atenção especial ... depois temos os testemunhos populares de quem viu e temos também os relatos de quem conhecia o cidadão ... tudo indica um abuso de força por parte da polícia. Quanto ao valor jornalistico do caso, se não houve filmagem para levantar a indignação popular esse deveria ser um motivo ainda maior para um jornalismo investigativo para nos ilucidar do que realmente se passou ou do que provávelmente se passou
  • Rui Lamarques Germano esse não eh o trabalho da imprensa. Nao confundam papeis.
  • Germano Milagre Porque não Rui ? Eu acho que a imprensa tem que informar e o jornalismo investigativo é quando se pretende descobrir a verdade sobre qualquer assunto seja de natureza política, social, económica etc. No caso de políticos. magistrados e polícia os media têm a meu ver um papel fundamental em os manter sob vigia e evitar os abusos dos seus poderes.
  • Sérgio Chaúque eheheh Rui Lamarques como caiu o Nixon, presidente americano? e porque? quem iniciou com o barulho? jornalistas.
  • Rui Lamarques Eu vou explicar uma coisa: a imprensa reportou a situação. Ouviu as pessoas envolvidas e concluiu que o jovem foi assassinado pela polícia. Se nao fosse pelo trabalho da imprensa ninguém saberia em que circunstancias o jovem morreu. Só por via da imprensa tivemos esse dado. Vocês queriam que a imprensa detivesse o policia?
  • Custodio Duma Sao as pessoas que fazem diferença..acho que os adeptos da reclamação deveriam e podiam fazer algo. Os crimes reportados são publicos, logo qualquer um pode participar. Mesmo aqueles que não são juristas, podem de alguma forma apoiar. Quando Danilo da Silva perguntou porque não se organizou uma marcha para o jovem Alfredo eu sugeri que ele começasse e nos haveriamos de seguir. Não ha especialistas em marcha. Elas são feitas por pessoas que querem mudar. Vamos reclamar sim. Mas tambem somos obrigados a fazer
  • Sérgio Chaúque ahhahah nao Rui Lamarques mas que perseguissem o assunto e bem, nao basta dar a conhecer os factos desse jeito, deviam e devem alias, encostar policias-chefes daquele cinzentinho, apertar com a LDH, apertad com o executivo, mostrar a nos, que aquele jovem tinha uma vida, etc.. nao basta reportar desse jeito tao rudimentar. nao eh por acaso que vcs sao chamados de 4to poder, penso eu.. e porque vcs podem sim muda uma sociedade.
  • Sérgio Chaúque heeheheh, especialistas em marcha, loool.. ai tens razao Custodio Duma mais falamos do que fazemos como '''sociedade civil''. e jah se sabe porque: quando eh pra fazer essas manifestacoes, existe o medo que todos sabemos porque..
  • Ze Mondlane Lamentavel...câde a justiça?.
  • Germano Milagre Custodio Duma levantou um ponto forte ... falamos muito mas sempre nos nossos sof´ss ( excepção feita da vez da solidariedade nas cheias ), nao queremos nos maçar muito, depois foi lá no T3 então não nos afecta... estamos errados. É preciso agirmos mais de acordo com o que falamos. Nem o medo nem a preguiça nos deveria manietar. Esta critica é também para mim próprio que falo muito mais do que faço.
  • Rui Lamarques Matias diz que saiu do debate porque nao pode discutir jornalismo com sapateiros.
  • Sérgio Chaúque hahaahah ou nao sabe debater? arguentos estao a falatr-lhe> eheheheh Matias De Jesus Júnior venha ca e diga isso.
  • Germano Milagre Deve pertencer aos Donos da Verdade ( nada a haver com o @Verdade que até é do melhor que vamos tendo )
  • Sérgio Chaúque depois nos espantamos quando os nossos dirigentes negam de todo modo a falarem das coisas da nacao! jornalista que nao sabe fazer falar um politico devia ser treinado na arte de arrancar verdades la no campo. heheh.
  • AppleJuicy Gimisum fotografar enterro,n xega da zaida k filmaram parecer um casamento kerem ver como o morto fica no caixao ! faxavor...meus pesames.
  • Azael Moyana Gildo Mugabe Mugabe, ai tens as respostas!Nao quis ser eu a defender para nao dizeres " ke ke ke", as vozes autorizadas estao ai!O que dizes?O teu jornal publicou?
  • Mahamad Hanif Mussa .
    O Povo tenta também ser a diferença, fazer algo pois, quem conhece "COKTAIL MOLOTOV"?

    Ha margem do assunto,
    o texto em https://www.facebook.com/CRVmagazine:
    ...See More
  • Mawaie Nadia Leonor nao consigo conformar m con isso
  • Antonio A. S. Kawaria Ainda bem que haja questionamento sobre este caso. Não sei se é a imprensa no geral que não deu o mesmo destaque que o caso Mido Macia, mas que o destaque foi com certa frieza, isso é verdade. Mas o problema não é apenas da imprensa, mas de muitos concidadãos. Se a nossa manifestacão nas redes sociais, nas ruas de Maputo e nas outras cidades, a imprensa, pelo menos a que não é controlada pela FIR teria feito com maior destaque. Contudo, a mim isto não me surpreende porque já tenho vindo acompanhando o tipo de reaccão desde 2000.
    Já, quem será responsabilizado pelo assassinato de Alfredo Tivane?
  • Antonio A. S. Kawaria Ainda não tinha lido o comentário do mano Custodio Duma... Prontos questionemo-nos sobre o que não estão a fazer.

 

Sem comentários: