sexta-feira, 15 de março de 2013

Papa recusa regalias papais: Francisco regressou ao hotel para pagar o que devia

 
Papa-novo-carismaticoO primeiro dia do pontificado de Francisco foi cheio de gestos simbólicos, dedicados a ressaltar simplicidade, desapego ao luxo e à pompa. O novo pontífice recusou regalias reservadas aos papas e, na sua primeira missa, foi directo com os cardeais: a vida deles tem de ser irretocável.
Nas primeiras horas do papado, demonstrou austeridade, do crucifixo de latão no peito à recusa do carro oficial do Vaticano, para levá-lo à basílica romana de Santa Maria Maior.
O Papa Francisco criticou a segurança vaticana por ter fechado a igreja aos fiéis. O Papa bom pagador voltou ao hotel onde se hospedava, para acertar as contas que deixou como cardeal.
Na sua primeira missa depois de eleito, não usou paramentos especiais, mas as mesmas roupas dos cardeais. Não se sentou no trono para a homilia, preferiu um recado directo e curto, características da sua personalidade. Disse que a Igreja Católica deveria se concentrar em Jesus, senão correria o risco de se transformar numa ONG piedosa.
Na quarta-feira (13), nas primeiras horas depois de eleito, já demonstrou não desejar o isolamento natural dos papas. O arcebispo de Bordeaux, Jean-Pierre Ricard, revelou que, em vez de pegar o elevador sozinho, o Papa preferiu ir com os outros cardeais e recusou viajar na limusine do papa até a residência de Santa Marta, onde os cardeais estavam hospedados, para ir de autocarro com os outros cardeais.
Acostumado às favelas da área metropolitana de Buenos Aires, Francisco pode transformar-se num papa viajante, mas antes terá que enfrentar uma realidade interna, que requer tempo e coragem.
Brevemente, os dois volumes do dossiêr do caso Vatileaks estarão na sua escrivaninha. Católicos do mundo inteiro esperam pelas decisões do novo pontífice. A própria Igreja espera.
Toda a América Latina teria apoiado o argentino. Também os votos daquele que era considerado o favorito, o cardeal italiano Angelo Scola, teriam sido encaminhados para Jorge Mario Bergoglio. Scola teria sido uma vítima do descontentamento geral com a administração italiana da Cúria Romana.
Bergoglio foi eleito com mais votos do que os necessários, afirmou o cardeal brasileiro, Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo. Ganhou a confiança de grande parte do colégio de eleitores.
Dom Odilo Scherer, que era considerado um dos favoritos, comentou sobre as cotações indicadas pela imprensa, e os critérios usados para elas. “Cotações, prévias, foram todas para o espaço, não é verdade? Mas, afinal, com que critérios foram feitos os cálculos, as cotações? Critérios naturalmente humanos. Porém, há que se aprender uma coisa: a Igreja não é só feita de cálculos humanos”, disse.

2 comentários:

Anónimo disse...

Good day! Do you use Twitter? I'd like to follow you if that would be okay. I'm undoubtedly enjoying
your blog and look forward to new updates.

Also visit my website - cyber sex

Anónimo disse...

Onlinе sегviсes are
noωаdаys avаilеd in
almost the entiгe ρart of ωοrlԁ.
Large number of sеrvice pгoviԁеs yοu the oρtion of gettіng
the best ѕerνice. You can find mаny companіеs,
almoѕt all, which can helρ you with РSD to CSS сοnѵersion at а νеry аffoгdable price.
Pгеcise slicing hеlps in revеaling the clean
аnd apt coding structureѕ fоr thе
webѕitе, whісh plaуs a keу rоle in thе performanсe of the website on various populаr web browsers аnԁ sеаrch
enginеs. Worԁ - Pгesѕ іs a lеаding cоntеnt management
systеm now wіth ѕеverаl dеѕign tools and custom thеmes.
Ρsychіatric Serνіce Dogѕ (also known аs ΡЅDs) aгe trаinеԁ to аsѕiѕt their
handlerѕ in a numbеr of ԁiffеrent ωays.



Мy web blog - psd livejournal