sexta-feira, 29 de março de 2013

“Palmadinhas nas costas” alimentam egos mas trazem neocolonialismo

Canal de Opinião
Por: Noé Nhantumbo
 
Assim era antes mas agora também…
Beira (Canalmoz) - É por demais evidente que quando os líderes de países como Moçambique recebem “palmadinhas nas costas” e elogios, bem como prémios de Boa-Governação e desempenhos apreciáveis, que se trata tudo de conversa fiada. Quem o faz está perfeitamente ciente de que os egos de alguns africanos precisam de ser alimentados que nem a propalada autoestima dos dias de hoje.
Mesmo Mo Ibraimo que instituiu um prémio para celebrar e encorajar a Boa-Governação em África está tendo imensas dificuldades em encontrar quem entregar o prémio a cada ano que passa. Mesmo alguns dos premiados hoje revelam que não mereciam tamanha premiação.
Se antes era de Moscovo e de Pequim que partiam a maior parte de iniciativas elogiando dirigentes africanos também não se pode dizer que das chancelarias não surgissem prémios e elogios destinados a engradecer os feitos “não feitos” de dirigentes africanos convenientes. Herói socialista, Ordem de Lenine, Comendador do Império Britânico, Membro da Ordem do Infante Dom Henrique, Doutor Honoris Causa desta ou daquela universidade, títulos não faltam e gente a quem distribuir também abunda.
O casamento por exemplo de Nyerere com interesses socialistas era sobejamente conhecido e ele e sua Tanzânia beneficiaram-se imenso por terem albergado vários movimentos guerrilheiros de países africanos. Como prémio recebiam-se medalhas e abria-se caminho para uma cooperação económica denominada socialista e avançada. Quando Henry Kissinger organizava o reportório que Mobutu Sesse Sekou deveria cantar e dançar em defesa dos interesses belgas e americanos numa perspectiva de impedir a expansão dos ideais socialistas e comunistas estava em jogo um conjunto de factores e fenómenos que importa não esquecer. Este Mobutu e outros ditadores africanos de várias estirpes, com tendências socializantes ou professantes do que se chama hoje de economia de mercado ou capitalismo selvagem, dançavam a música que os poderosos tocavam.
As viagens de estado minuciosamente organizadas serviam para insuflar e inflamar os egos de gente sedenta de grandeza.
Os corredores diplomáticos aprenderam a terem em stock os alimentos e bebidas preferidas dos déspotas africanos de ontem. Se hoje surgem notícias de alguns dirigentes de países ricos em petróleo em África possuem jactos executivos que se deslocam à Europa para adquirir o stock de bebidas preferidos de dignatários do estado não se trata de mentira alguma ou exagero.
Os exageros em exuberância e luxo dos governantes africanos constituem um verdadeiro insulto a maioria de seus concidadãos que tem de sobreviver com migalhas ocasionalmente distribuídas quando as calamidades naturais chegam com ou sem aviso.
Quando falamos hoje de problemas no continente seria conveniente que não nos negássemos a olhar frontalmente para as verdadeiras causas. Há que dizer de boca cheia que as lideranças africanas no seu conjunto são o principal factor de degenerescência governativa que se verifica no continente. Muito poucas são as excepções.
Quem se ocupa de transformar a governação de um país num feudo familiar não pode ser considerado de bom governante. Filhos e filhas de chefes de estado não deveriam estar pendurados nas responsabilidades políticas e governamentais dos pais para construírem impérios empresariais. Herdeiros políticos em repúblicas seguem um curso que não deixa margem para que surjam oportunidades para que filhos biológicos de presidente se tornem eles mesmos presidentes no desaparecimento de cena de seus progenitores.
Aquilo que foi feito no Egipto de Mubarak, na Líbia da Kadaafi, que foi ensaiado no Senegal, que foi concretizado no Gabão, que está sendo ensaiado em Angola e noutros quadrantes de África significa que África é o paraíso das oligarquias.
A sustentabilidade de uma apreciável parte do empresariado africano cairia no dia seguinte se perdesse os seus apoios e ligações na esfera governativa e política. Há uma incipiência tal que está tardando a ser descoberto que rico rodeado de gente muito pobre nunca está a vontade.
Os salamaleques frequentemente recebidos por nossos governantes, os elogios e tratamento diferencial que merecem nas suas deslocações ao estrangeiro são produto de uma afinada estratégia de acesso facilitado aos recursos naturais de nossos países. A neocolonização de África começou no dia em que os diferentes países proclamaram suas independências políticas.
As capitais dos países antes metrópoles jamais desarmaram e abandonaram suas aspirações de dominarem e acederem aos recursos considerados vitais para o andamento de suas economias.
O fomento e guerras intestinas e golpes de estado fazem parte do arsenal utilizado para desestabilizar os países que são renitentes. Aos líderes que cumprem religiosamente as prescrições das chancelarias internacionais outorgam-se prémios e convites para tomarem parte de importantes e conceituadas academias e centros de pensamento internacionais (think-tanks).
Os convites para participação no circuito diplomático internacional como os encontros de Davos não faltam. A participação nos encontros da ONU em nome de sua experiencia e sabedoria estão garantidos pelo tipo de relacionamentos e contactos que criaram.
É tudo parte de um extenso clube que tem uma agenda específica.
As proclamações de cariz nacionalista e em defesa de uma pretensa soberania só acontecem quando tem os seus interesses particulares ameaçados. De maneira visível comandam as operações em seus países com uma postura de “acumuladores” vorazes de riqueza.
Quase todos os que se diziam membros do quase defunto Movimento dos Não Alinhados em seus países eram déspotas repressores como a história o documenta.
Uma vil combinação de interesses tem muitos países inaceitavelmente com seus povos vivendo na mais completa penúria. Cidadãos com os seus direitos consagrados na lei são tratados como se de burros de carga se tratasse.
Na mais completa conspiração contra seus concidadãos vemos nossos governantes conluiando-se com as corporações multinacionais para explorarem em seu benefício os recursos naturais existentes.
Os políticos de proa do ocidente e oriente estabelecem alianças estratégicas em África que como dividendo garantem o fluxo encoberto de fundos para suas contas bancárias.
Chefes de governo e partidos políticos na reforma continuam levando uma vida de “lordes” que sua renda mensal não explica. Os favores em nomeações e atribuição de apetecíveis cargos são pagos atempadamente nestas esferas.
África, com seu desenvolvimento combalido, sente na carne as consequências de acção premeditada encetada por quem dá “palmadinhas nas costas de nossos governantes e por estes que as recebem com “apreço criminoso”.
Aquele neocolonialismo de que se falava com tanto fôlego, hoje está virtualmente esquecido e como se pode verificar todos os recursos naturais de que os países africanos dispõem está sob controlo de empresas transnacionais provenientes dos países que ontem eram as potências colonizadoras.
Tantas voltas foram dadas para no fim se estar neste beco aparentemente sem saída.
Os gloriosos “libertadores e revolucionários” de ontem renderam-se ao capital que diziam combater e por causa do qual emitiram sentenças de morte que foram cumpridas.
Esta é a realidade nua e crua que mesmo os acérrimos defensores de regimes oligárquicos desta África não podem desmentir ou desfazer.
Quando um “combatente pela libertação” de seu país, aproveita a primeira oportunidade e fundos que não se sabe de onde saíram, para adquirir um castelo na antes potência colonizadora estamos em presença de um comportamento até certo ponto doentio, de uma elite sofrendo de megalomania. Alguns podem estar esquecidos mas tanto Mobutu como Robert Mugabe adquiriram mansões e castelos algures na Europa. A revolução que muitos diziam defender e que juraram proteger diluiu-se logo que chegaram a poder.
Quem explora seus concidadãos, recruta menores para combater rivais, quem submete milhares a uma escravatura moderna na mineração de ouro, diamantes ou coltan são africanos com relações conhecidas com seus clientes internacionais. Se hoje existe uma confusão na República Democrática do Congo temos ou existe uma mão dos EUA, Bélgica, apoiando o Ruanda e o Uganda. Quem se beneficia directamente da instabilidade na RDC são estes dois países que possuem militares e guerrilheiros no terreno dirigindo operações de mineração com trabalhadores forçados. Quem cobra taxas de passagem a cidadãos são guerrilheiros com ligações conhecidas ao Ruanda e Uganda. Quem promoveu e executou manobras durante o processo eleitoral é o actual presidente Joseph Kabila que mesmo assim tem garantido o apoio de seus pares na região, na União Africana e algures em Nova Iorque.
Os recursos naturais servem para “lubrificar” todo o tipo de engrenagens…
Com algum marketing político, com lobbies activos, tem sido possível estabelecer e manter “profícuas” relações em África… (Noé Nhantumbo)

15 comentários:

Anónimo disse...

What's Taking place i am new to this, I stumbled upon this I've discovered It absolutely useful and
it has helped me out loads. I am hoping to contribute & help different customers like its aided me.
Good job.

My homepage - smart circle directv international

Anónimo disse...

There's definately a lot to know about this subject. I really like all the points you have made.

Feel free to surf to my site :: social media training courses

Anónimo disse...

Thank you for the auspicious writeup. It in fact was a amusement account
it. Look advanced to far added agreeable from you!

However, how could we communicate?

Also visit my page; sameday service appliance repair Odessa Florida

Anónimo disse...

Hi, after reading this amazing piece of writing i
am also delighted to share my know-how here with colleagues.



Here is my page: appliance repair Safety Harbor contractors FL

Anónimo disse...

Hi terrific blog! Does running a blog such as this
require a great deal of work? I have no knowledge of coding but I was hoping to start my own blog soon.
Anyhow, should you have any suggestions or techniques for new blog owners please share.
I know this is off subject but I simply had to ask. Thanks
a lot!

my page - best appliance repair Clearwater FL arround

Anónimo disse...

This is really interesting, You are an excessively professional blogger.
I have joined your feed and sit up for seeking more of your excellent
post. Also, I have shared your site in my social networks

Look at my webpage; appliance repair Dunedin FL free estimates FL

Anónimo disse...

I constantly emailed this webpage post page to all my associates, because if like to read it
afterward my contacts will too.

Feel free to surf to my page: topstockpromoters.blogspot.com

Anónimo disse...

Hello just wanted to give you a quick heads up and let you know
a few of the pictures aren't loading properly. I'm not sure why but I think its a linking issue.

I've tried it in two different web browsers and both show the same outcome.

Feel free to surf to my blog post; Bench Craft Company advertising on facebook statistics

Anónimo disse...

obviously like your web-site but you have to take a look at
the spelling on several of your posts. Many of them are rife with spelling issues and
I find it very troublesome to inform the reality
nevertheless I will surely come back again.


Also visit my web-site mass email marketing software

Anónimo disse...

My coder is trying to persuade me to move to .

net from PHP. I have always disliked the idea because of
the costs. But he's tryiong none the less. I've been using Movable-type on a number
of websites for about a year and am nervous about switching to
another platform. I have heard fantastic things
about blogengine.net. Is there a way I can
import all my wordpress content into it? Any help would be greatly appreciated!


Here is my web page: Bench Craft Company advertising on facebook

Anónimo disse...

I'm not sure why but this site is loading incredibly slow for me. Is anyone else having this problem or is it a problem on my end? I'll check
back later on and see if the problem still
exists.

my site; free estimate for appliance repair Brandon fl (www.youtube.com)

Anónimo disse...

I'm not sure exactly why but this weblog is loading extremely slow for me. Is anyone else having this problem or is it a issue on my end? I'll
check back later and see if the problem still exists.


my web site ... appliance repair Tampa fl references fl

Anónimo disse...

Great web site you have got here.. It's hard to find good quality writing like yours nowadays. I truly appreciate individuals like you! Take care!!

My web-site - Expert SEO Services | Atlanta SEO Company

Anónimo disse...

[url=http://comeforfootwear.com]ugg outlet[/url] Despite her grand desires Rarity is not above doing general seamstress work for the common (pony)folk, and does her share of mending and sizing for the Union forces. [url=http://arab-ipu.org/km2.html]karen millen outlet[/url] Customers like to shop at their outlets as they offer many products and brands at one place. [url=http://comeforfootwear.com]ugg outlet stores[/url] The selection of any promotional item will consider the impact of the product to the receiver. [url=http://click4corp.com/jp1.html]click4corp.com/jp1.html[/url] If you are a lover of Dior series, you should not miss the new coming fashion and stylish Dior handbags. [url=http://arab-ipu.org/uggus.html]ugg boots outlet[/url] Travis Taddeo: Montrealbased designer Travis Taddeo clearly knows who is customer is and he delivered results in spades with an edgy collection of streetwear for men and women. [url=http://comeforfootwear.com]ugg outlet stores[/url] I set out to make a hat with a boat as a design for catwalk shows from Armani to Valentino. [url=http://fadiscuisine.com/km1.html]karen millen outlet[/url] les souslevent. [url=http://bottespascher.graysoncountyclerk.com]ugg australia pas cher[/url] "I'm going to be honest with you. [url=http://www.structuredfoundation.com/lvoutlet.html]borse louis vuitton outlet[/url] As the fashion trends are according to the season and if we talk about fashion in winters then the best place to check out on the internet is Online Stores UK. [url=http://arab-ipu.org/uggus.html]arab-ipu.org/uggus.html[/url] He says, "Please get me Barry Pepper, OK?[url=http://bootoutlet.webgarden.com]uggs outlet[/url] 1. [url=http://bootssoldes.tripod.com]bottes ugg pas cher[/url] seafood cocktail rolled in avocado slices to look like tubular deepfried flautas. [url=http://bootoutlet.webgarden.com]goedkope uggs[/url] Kidman's fitted dress with black trim was designed by close friend L'Wren Scott and was complemented with a hat by renowned milliner Stephen Jones. [url=http://bootscanada.graysoncountyclerk.com]uggs canada[/url] Camares. [url=http://click4corp.com/jp1.html]click4corp.com/jp1.html[/url]

Anónimo disse...

Very rapidly this site will be famous among all blogging and site-building
people, due to it's nice posts

Also visit my web-site smith appliance repair columbia sc