quinta-feira, 28 de março de 2013

O mistério póstumo de Boris Berezovsky: Voz da Rússia

27.03.2013, 13:16, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
Boris Berezovsky
RIA Novosti

"A morte de Boris Berezovsky veio por asfixia. Este é o resultado preliminar da autópsia,"- afirma-se no relatório da Polícia do condado de Thames Valley, em Londres. Não foram encontradas marcas de violência no corpo, mas os especialistas ingleses só vão manifestar a causa final da morte após uma série de investigações forenses, o que pode levar várias semanas.

Com isso concorda o investigador forense sênior do departamento principal de criminologia do Comitê de Investigação da Rússia Vladimir Soloviev:
"Como regra, realiza-se a extensa investigação judicial. Antes de tudo, é um exame detalhado do local. Obrigatoriamente são feitas pesquisas toxicológicas para a presença de uma variedade de drogas e de outras substâncias. A fim de chegar a uma conclusão final, é necessário realizar um grande trabalho. E quando a polícia britânica diz que precisa de duas semanas, esta afirmação é completamente objetiva. Investigações diferentes duram períodos diferentes."
Ao mesmo tempo na mídia ativamente discute-se a versão sobre o suicídio de Berezovsky. Como observou anteriormente o seu advogado Alexander Dobrovinsky, nos últimos dias, Berezovsky estava no estado muito deprimido. No entanto, de acordo com a especialista internacional, doutora em Psicologia Galina Semia, o oligarca desonrado provavelmente não faria tal passo:
"Para um homem como ele, que começou com nada e conseguiu muito, uma perda não significa o fim da vida. É sempre possível encontrar uma nova aventura, tentar ressuscitar, isso faz parte da sua natureza. E, neste caso, morrer sem deixar uma nota após o suicídio – falando de Berezovsky, é muito difícil de imaginar."
Será que a morte de Berezovsky mais uma vez vai agravar as relações entre a Rússia e o Reino Unido, como depois da morte do ex-oficial da inteligência russa Alexander Litvinenko? Naquela altura, as acusações contra a Rússia e disputas diplomáticas entre Moscou e Londres até mesmo questionaram a adesão da Rússia à OSCE. Eis a opinião do Professor do departamento da política aplicada da Universidade das Finanças do governo da Rússia Evgueny Voiko:
"Nesta situação,a partir do fato que Berezovsky tenha morrido de morte natural, é mais vantajoso para as autoridades britânicas,do que considerar houve o assassinato, porque caso contrário, a reputação da polícia do Reino Unido teria uma nova mancha . Significaria que eles não são capazes de garantir a segurança das pessoas no seu território,especialmente das pessoas tão influentes."
Mas o maior mistério continua na versão do assassinato de Boris Berezovsky. Nos círculos mais próximos de Berezovsky duvidam que ele pudesse se matar, especialmente considerando a declaração da sua ex-mulher Galina Besharovoy, que alegadamente viu próximo ao cadáver um lenço... No entanto, como sugere o especialista militar da agência RIA Novosti Konstantin Bogdanov, é improvável que alguém tivesse que matar Berezovsky:
"Na minha opinião, simplesmente não existem tais forças. Falar que o Ocidente precisava da morte de Berezovsky para culpar o serviço secreto russo, na minha opinião, é uma versão completamente paranoica. Ninguém precisava desta morte, assim como Berezovsky já era pouco interessante a alguém. Talvez isso explique o que aconteceu, se seguir a versão do suicídio."
Especialistas enfatizam que é ainda cedo fazer conclusões. Resta aguardar que os métodos e tecnologias forenses mais modernos deem uma resposta abrangente sobre as causas da morte de Boris Berezovsky dentro de algum tempo.

1 comentário:

Anónimo disse...

But you need to ensure thаt yοu arе gettіng it deѕigned fгom a relіable
сomрany liκe рsdtοwoгdprеѕs.
It is lіcenѕeԁ undeг GΡL,
which allowѕ itѕ ρеrѕonnеl, ρublіс, non-pгofit
and commercial uѕаge withοut аny coѕt.
HTС phoneѕ genеrally come
with Wi - Fi and mini - UЅB cοnnectivitу, whісh alloωs the usегs tο easily сonnеct to
the world around thеm. If уour website convегsіon is done prοpегly, then it will
give yоu bеst rеsults in teгms of
website design and stгucture. Dгy аnԁ stуle the hair аѕ you normally ωould (although уou will
get fewer frizzes іf you let the hair cutісle dry naturally іnstead of uѕіng heаt).
com ωhіch suсcessfully aspіre to bе a “one-stoρ-ѕhoр
foг аny infοгmаtion relateԁ to РSD
to ХHTΜL cοnversion and ϹSS serviсeѕ.


Mу weblog; free psd template