sábado, 16 de março de 2013

MOÇAMBIQUE está mais pobre


  • E há quem diga que o "Estado da Nação é Bom". Ao tanas isso sim".

    Ajudem-me Amosse Macamo, Eusébio A. P. Gwembe, Américo Matavele, Dilman Mutisse, Antonio A. S. Kawaria, José de Matos, Gito Katawala, Jerry Revelador Fonseca, Dulai Dos Anjos, Dereck De Zeca Mulatinho. Precisamos de provas?
    See translation
    O Relatório de Desenvolvimento Humano 2013 indica que Moçambique é agora o terceiro entre os países mais pobres do mundo, na posição 185 de um total de 187. Ano passado era o quarto entre os quatro mais pobres, onde o Burundi fazia parte. O Burundi teve melhor desempenho e subiu 7 níveis passando para a posição 178, cedendo o seu lugar a Moçambique, que está apenas afrente do Níger e República do Congo. Muito mau....
    Like · · · · Add to TimelineAdding To Timeline...
    • Amosse Macamo Pois, mais pobres que a Guiné Bissau! Quando começarmos a fazer lobbie vamos subir no ranking, AcrediteSee Translation
    • José de Matos Amosse Macamo, entao estas a afirmar que é tudo uma questao de lobbies, é isso?See Translation
    • Amosse Macamo O que eu disse disse, o que nao disse, nao disse. Onde calei, calei me!See Translation
    • José de Matos Amosse Macamo, insinuaste que com uns lobbies Moçambique ira subir, so pode ser mais um daqueles relatorios de fofoca cozinhados pelos malandrecos dos ocidentais, nao é? E eu disse o que disse, interpretando os silencios!See Translation
    • Claudio Oliveira Amone Chivambo Deixando o dito pelo não dito o pano de fundo continua sendo a questão em causa. Quem deve ser responsabilizado pelo fenómeno? Porque aquele documento contraria a visão e discurso do governo do dia? Já sei, é mais um dos ditos propagandistas da oposição imaculada pois não?See Translation
    • Amosse Macamo Eu nao disse nada que possas concluir José. Onde quero chegar sempre chego sem ajuda. Somos mais pobres que a Guiné Bissau. Você acredita nisso? Porque?See Translation
    • José de Matos Amosse Macamo eu disse o que disse e calei o que calei, a vossa reaçao é demasiado previsivel, vao desacreditar o relatorio em vez de reflectirem no que tem de ser mudado.Quanto a Guine-Bissau, sinceramente nao sei, tenho de ler com calma todos os factores, ha outras classificaçoes que tambem me surpreendem.
      Para os que acreditam que é tudo uma questao de lobbies, deixo aqui o link:
      http://www.pnud.org.br/arquivos/rdh-2013.pdf
      See Translation
    • Claudio Oliveira Amone Chivambo Os números falam por si Amosse Macamo. Ora, não é nada que seja novidade cá entre nós olhando para aquilo que têm sido as comunicações das nossas lideranças com a terminologia "O Estado da Nação é Bom". São os números e mais nada, razão essa que fiz o convite em extenção para o economista da casa.See Translation
    • Amosse Macamo Já estas comigo José de Matos. Deixei no ar o sentimento de duvida. Devo ler também o relatório para perceber como podemos ser mais pobres que a guine Bissau, se por causa do PIB e/ou da esperança de vida....deixe me ao menos digerir, ler, confrontar e rebater. Se me dizes José que queres ler com calma isso significa que leste a pressas. E porque o fizeste? Será só para me confrontar? Onde anda a analise critica antes de discutir o documento? Então estamos os dois nesta situação de duvida. Nao creio que Guiné seja menos pobre que nos.See Translation
    • Amosse Macamo Deixe me ler e aconselhar me com quem sabe sobre esta matéria e virei discutir com alguma propriedade. AbraçoSee Translation
    • José de Matos Amosse Macamo, dei uma vista de olhos rapida e estou a ler com mais calma, nao formei opiniao nenhuma ate porque o documento é muito longo nem quero confrontar ninguem, mas essa dos lobbies espicaçou a minha curiosidade!See Translation
    • Amosse Macamo Nao se apresse. Até porque acredito que o seu amor pelo pais o impede de reagir conformando se a esta noticia com rapidez sem analisar todos os pressupostos. Estou em Namaacha agora e a minha vista desarmada me ensina realidade diversa da que esse relatório apresenta. Boa leitura e acima de tudo, uma boa analise critica. Abraço e já agora esta na hora de olhar para a "ida a Guiné" que o meu amigo MC sugeria com olhos não de insulto, mas como elogio.See Translation
    • Dilman Mutisse Prefiro nao comentar...nao tenho dominio do assuntoSee Translation
    • Antonio A. S. Kawaria Ainda não não consegui o link. Vou procurá-lo agora.See Translation
    • Dilman Mutisse Prontos....Ja li sobre o relatorio...e pessoalmente acho irrelevante discutir isso.

      Vou pegar o caso da Beira para justificar pk eu acho que esse tal relatorio nao faz nenhum sentido.

      Na Beira existem pequenas e medias empresas que estao a surgir, a procura pelos restaurantes e hoteis fez com que estabelecimentos que estavam fechados a decadas voltassem a abrir...o porto da Beira recolhe grandes Divisas.....isso nao tem nenhum impacto na populacao loca?

      O emprego que e' gerado por conta desse desenvolvimento fica de lado?

      Falo da Beira mas poderia falar de outros cantos do pais....

      Isso e' um relatorio de pessoas que nao vivem a realidade Mocambicana...por isso desvalorizo.
      See Translation
    • Dulai Dos Anjos Dilman, é melhor ficares "calado". Tsk.See Translation
    • Dilman Mutisse Edgar Barroso....os dados que trouxe mudam ou nao a vida da populacao?
      pk haveria de ficar calado?
      See Translation
    • Dulai Dos Anjos Com todo o respeito, estás a escrever parvoíces.See Translation
    • Dilman Mutisse Isso e' um ponto de vista BarrosoSee Translation
    • José de Matos Dilman Mutisse, porque o relatorio é irrelevante e qual o contexto para a Beira? Algum daqueles dados serve especificamente para cidades?See Translation
    • Dilman Mutisse Trouxe aqui alguns dados...da cidade da Beira (que dizem que nao tenho legitimidade para falar dela), so para mostrar o que acontece um pouco por todo pais...agora...dizer que isso nao influencia no capital humano seria uma falacia.

      gosto de relatorios feitos de pessoas que entendem o contexto estudado...
      See Translation
    • Dulai Dos Anjos Disseste no início que não irias comentar nada porque não tinhas domínio do assunto. Um par de minutos depois apareceste a afirmar que já tinhas lido o relatório (são centena e tal de páginas) e que, a teu ver, o mesmo era sem valor nenhum... E depois trouxeste indicadores estúpidos sobre o que julgas estar a acontecer na Beira para corroborar o teu "argumento".

      Francamente!
      See Translation
    • Dilman Mutisse Edgar.....li de forma resumida o que o relatorio diz...ou isso tambem me dira o direito de falar dele? :?See Translation
    • Dulai Dos Anjos Ler de forma resumida o que o relatório dix é o quê?See Translation
    • José de Matos Dilman Mutisse, o que diz o relatorio e qual a relevancia para a Beira?See Translation
    • Dulai Dos Anjos Vamos lá discutir os teus equívocos:

      Qual é o impacto que a "recolha de divisas" no Porto da Beira tem sobre a população local?
      See Translation
    • Dilman Mutisse Edgar....o enunciado do presente debate ja expoe as linhas gerais do tal relatorio....no minimo a tua pergunta parece ser estupida....com todo respeito.

      Peguei um contexto para exemplificar pk eu nao concordo com o relatorio....mas ok....

      Voces acham
      que tudo que mencionei (os Hoteis, restaurantes, o porto) nao aumentam o indice economico da propria cidade da Beira.... e o aumendo economico nao influencia as populacoes locais...com emprego...construcao de mais infra-estruturas na propria cidade?

      Beira e' simplismente um exemplo...mais isso acontece em outras partes do pais....

      mas agora...concordar ou nao....achar a minha ideia estupida e' so questao de ponto de vista
      See Translation
    • Dulai Dos Anjos Dilman, o surgimento das pequenas e médias empresas que julgas que andam a multiplicar-se na Beira ou o suposto aumento de frequência a restaurantes e estabelecimentos outrora fechados naquela urbe (quantos estavam encerrados e quantos reabriram as portas mesmo?) tem impacto directo nos índices de desenvolvimento humano local?

      À propósito, sabes o que é que quer Índice de Desenvolvimento Humano?
      See Translation
    • Dilman Mutisse quem e' empregado nesses estabelecimentos?See Translation
    • Dulai Dos Anjos Sabes qual é a taxa de desemprego local?

      Vamos lá pegar um exemplo. Suponhamos que reabriram 3 estabelecimentos comerciais na Beira. Restaurantes. Empregando ao todo umas 30 pessoas. Qual é o impacto disso no IDH da cidade?
      See Translation
    • Dilman Mutisse Eu tou a falar de abertura de varios estabelecimentos turisticos Dulai...um unico estabelecimento nao vai causar impacto no IDH....mas varios sim.See Translation
    • Dulai Dos Anjos Quantos habitantes tem a Beira? Quantos desses estão em idade economicamente activa? Quantos deles estão desempregados?See Translation
    • Dulai Dos Anjos Ok, vamos por aí... Quantos empreendimentos turísticos abriram ou reabriram na Beira, no último ano? Não sabes.See Translation
    • Dulai Dos Anjos O IDH baseia-se essencialmente em 3 indicadores: esperança de vida, nível de escolaridade e poder de compra de um indivíduo. Pode ser medido tendo em conta o acesso aos cuidados básicos em termos de saúde, educação e fonte de renda.

      Ora, como "recolh
      er divisas" pelo Porto da Beira, reabrir uma e outra loja ou empregar 30 pessoas pode indicar que as pessoas estão a prosperar na Beira?

      Vou te perdoar a ingenuidade, afinal somos amigos mesmo.
      See Translation
    • Américo Matavele Aqui podemos discutir ate o dia 30 de Fevereiro, mas esta analise ja foi largamente criticada por varios economistas de renome. O proprio Amyrtan Sen (salvo o erro), ja questionou o uso de indicadores fixos para dados economicos diversos. Explico-me. As economias de paises tem esteios ou o que podemos chamar de ramo de actividades principal, e nao faz sentido usar indicadores unicos para realidades diferentes. Para os que sao leigos na economia, dizer que a mediçao de desenvolvimento tem varios indicadores especificos que sao usados para realidades especificas. Assim, ja com esse dogma das naçoes unidas em mao, nao e' tempode discutir sobre indicadores, mas sobre os pontos que se pode somar com o relatorio.See Translation
    • Dulai Dos Anjos Américo, esses são indicadores de progresso ou de retrocesso adoptados pela ONU, via PNUD. Não são, obviamente, carimbos. Nem têm como ser. See Translation
    • Dulai Dos Anjos Em Moçambique também são usados os mesmos indicadores, no relatório nacional sobre desenvolvimento humano. Aliás, como em todo e qualquer Estado. Até regionalmente, como o da SADC.See Translation
    • Américo Matavele Edgar, estudaste economia e sabes do que estou a falar. O resto e' mesmo uma conversa. Sobre PIB, IDH, e quejandos, sabes o posicionamento dos economistas do terceiro mundo. E sabes muito.See Translation
    • Dulai Dos Anjos Eu só sei que o país está no TERCEIRO PIOR lugar do mundo, em termos de IDH.

      Now what, vamos também chamar ao PNUD ou à ONU (nossos históricos parceiros de cooperação e de desenvolvimento) de "agitadores profissionais", né?
      See Translation
    • Gito Katawala Hehehehehe, DDA!!!
    • Américo Matavele Eh eh eh eh eh... Conheces aquela alegoria dos tres macaquinhos? Muito util agora. Todo o conhecimento que se lixe.See Translation
    • Dulai Dos Anjos Americo, estas a insinuar que eu sei mais do que o conjunto de peritos em estudos de desenvolvimento que o PNUD tem, todos eles com PHD's feitos em muito melhores universidades do que o ISRI e oriundos de todo o mundo?

      Eu soh tenho uma humilde licenciatura em RID e sou de Tsalala, mano. Os meus dois dedos de testa terminam aqui mesmo no Contentor Amarelo, heheheheheheheh...
      See Translation
    • Américo Matavele Kakakakakakakakakakakakakakakakakakakaka... Ja ouviste falar em "conveniencia"? Yeah.See Translation
    • Dulai Dos Anjos Sei que tens um PHD informal nisso. See Translation
    • Américo Matavele Kakakakakakakakakakakaka... Edgar, como sexta-feira hoje, vamos a's actividades principais deste dia. Discutimos amanha.See Translation
    • Dulai Dos Anjos Cheers ao TERCEIRO LUGAR, son!See Translation
    • Gito Katawala Quem nao tem cao caca com gato. Hehehehehehe!!! Noutras ocasioes se diz: Quem nao tem cao caca como gato. Go figure!See Translation
    • Américo Matavele Exactamente Gito. O gato apareceu. Let's go a caça!See Translation
    • Américo Matavele Edgar, vamos deixar as interferencias. A mensagem foi clara. Cheers.See Translation
    • Gito Katawala Américo, aconselho-te a leres a origem do proverbio, depois analisares do porque es o unico a querer provar que o relatorio do PNUD eh falso. Hehehehehe!!!See Translation
    • Américo Matavele Nunca quis provar nada aqui. Epa. Estou 89% assim. Mano Gito, isso pode pode ficar para depois? Este comntario matrecou-me uns bons 20 minutos. Renuncioa, discutimos amanha.See Translation
    • Dulai Dos Anjos Heheheheheheheheh... Ateh um MEMBRO SENIOR DO GOVERNO disse aqui que "soh comenta o que nao lhe compromete", quem eh o Americo jafarense para travar o vento pnudense? See Translation
    • Eusébio A. P. Gwembe Relatórios duvidosos! Nem requerem um alto grau académico para duvida-los!
    • Dulai Dos Anjos Eusébio, pudera... Agora vais afirmar que nunca citaste, nos teus trabalhos de pesquisa, os dados da ONU ou de suas agências!

      Diga lá que não, hehehheheheheheheh... Este (olho direito) é irmão deste (olho esquerdo).
      See Translation
    • Eusébio A. P. Gwembe Citei-os, para contestar...hehehehe
    • Eusébio A. P. Gwembe Nem tudo anda mal naqueles relatórios. O mal é quando estados vampiros são virtualizados em detrimento de estados que marcham para o bem estar social.
    • Gito Katawala Eusebio, Eusebio, hehehehehe. Um dia havemnos de conversar! Hehehehehe!!!
    • Amosse Macamo "citei-os, para contestar....." kkkkkkkkkkkkkkkkk.
    • Claudio Oliveira Amone Chivambo Estados que caminhão rumo ao bem estar social? É isso Eusébio A. P. Gwembe? Moçambique é esse tal Estado? Que indicadores tens para sustentar tal constatação, se for o caso? Saudações conforme o fuso-horário.
    • Eusébio A. P. Gwembe Que indicadores tens para sustentar tal constatação, se for o caso? Assim me perguntas Claudio

      Em Tsangano, na minha aldeia que recebeu o nome de SANI, que há 19 anos não havia uma única cabeça de boi, encontrei-me com um grupo de 13 criadores. O mais
      fraco era eu com 24 cabeças e apenas três trabalhadores assalariados, auferindo 3 mil/mês cada.

      Como supunham ser eu gente capaz de falar com os governantes, vieram ao meu encontro e disseram-me que tinham dois pedidos para eu os levar comigo: 1) Queremos um tanque pulverizador na zona e a Veterinária deve voltar a funcionar de modo a evitarmos o abate do gado que aparente sinais de doença ou a sua venda a preço de banana aos malawianos. 2) Queremos, pelo menos, um banco porque já há energia na localidade e nós temos muito dinheiro que pode chamar ladrões a qualquer altura.

      Estou a pensar em criar uma associação local dos criadores de gado de modo a remetermos aqueles pedidos. E porque não posso abrir um tanque e iniciar um negócio! Enfim, uma oportunidade para o empreendedorismo em Tsangano, terra das grandes oportunidades, algumas por descobrir. Será que estes dados foram incorporados nas estatisticas sobre o IDH? Será isso progresso ou não? Será Tsangano um caso isolado na esfera nacional?
    • Claudio Oliveira Amone Chivambo Isolado não sei, porém particular creio que sim. Boa Eusébio A. P. Gwembe. Recapitulo os indicadores chave do IDH: esperança de vida, nível de escolaridade e poder de compra de um indivíduo. No meio de 13 criadores apenas o Sr. tem capacidade para negociar junto as autoridades (particularidade na educaçã), não fazes aqui menção no que se refere a esperança de vida o que não irei avançar com argumento algum. No que ao poder de compra respeita, não creio que 3000,00 seja um bolo que permita suprir necessidades básicas duma familia entre outros condicionalismo. Porém, prefiro esse que ao menos aufere 3000,00 ha aquele que mete-se nas urbs e nada rende, isto é, antes pouco que nada. A ideia fulcral é: Tsangano é uma localidade (terra de oportunidades), tal como o é Guro e demais artérias deste belo e vasto Moçambique e, querendo pegar em partes posso de dizer que enquanto uns trabalham outros murmuram sem nada fazer. Meu caro, o Indice olha para o Pais como um todo e faz uma confrontação dos números. Voces senhores das contas sabem bem lhe dar com isso, não nos fintem sim.
    • Dereck De Zeca Mulatinho Eu admiro - vos sabem? Quando é que o relatório foi publicado mesmo? Pergunto isso porque o mesmo contém cerca de 224 páginas e já conseguiram ler todo o relatório, e conseguiram fazer uma análise crítica assim a turbo... conseguiram analisar as 224 páginas de forma sensata e crítica? Ficou-vos perfeitamente certo acreditar que temos menos escolas que Bissau, Burundi, Afeganistão? Que os Moçambicanos são menos escolarizados que aqueles? A propósito meu caro Cláudio e Dulai quem é que realizou a recolha, análise e processamento desses dados contidos nesse relatório? Foi feito por Moçambicanos ou por indivíduos que nem sequer conhecem a nossa história., digo ontem, hoje e o que pretendemos para amanhã? Ou ainda por pessoas que não saberiam localizar Tsangano, Chiringoma, Chicualacula,Barue, Chibuto, Macia, Moatize sem recorrer a mapas de satélite? Não adormeceis no vício de dar crédito a toda informação divulgada por essas organizações que muita das vezes oper com agendas ocultas? Ainda estou a ler o relatório.
    • José de Matos Derek, leste mesmo o relatorio? Sabes qual a metodologia usada? A classificaçao da Guiné-Bissau e Afeganistao é mesmo relevante? Entao qual deveria ser a classificaçao de Moçambique? O facto é que Moçambique mais uma vez esta no fim da lista, o que desmente a miragem frelimista de que esta tudo bem! Por isso, os frelimistas replicam o que costumam fazer sempre que se deparam com um relatorio negativo, nada de novo aqui, desacreditam o relatorio e adoptam o complexo de avestruz!
      Eusébio A. P. Gwembe, o gado de Tsangano em categoria do relatorio deve ser integrado?
    • Claudio Oliveira Amone Chivambo Meu caro Dereck De Zeca Mulatinho, ilustre se perguntas quando é que foi divulgado o relatório hoje já vens atrasado e não prestaste atenção nos comentários dos demais residentes, isto é, penso que não estas atento e duvido que estejas a ler. Ainda não percebi comentário algum aqui que me faça perceber que já se esteja a nadar nas aguas do relatório. Foram aqui trazidas algumas bases para secundar o post metaforico por mim proposto e, bem antes de ater-se ao relatório em causa, os residentes trouxeram mais questionamentos do que análises, isto é, ainda não pegou-se no relatório como tal. Estamos a ler!
    • Eusébio A. P. Gwembe É preciso ter em conta que Moçambique ainda é um país ruralizado. As pessoas continuam comendo coisas que elas próprias produzem e de boa qualidade. Temos muitos velhos na minha aldeia, os meus avos já estão perto dos 80. Devemos, penso eu, ter nossos próprios métodos de elaborar relatórios sobre o nosso pulsar económico-social. Não se pode olhar o país como um todo ignorando as particularidades. Os procedimentos e a forma como certos dados são recolhidos remete-nos a dúvidas e só pode ser trabalho desenvolvido nos bastidores. Ainda em Tsangano, concretamente em Nsaladzi, os missionários Jesuítas estão a levantar uma escola de raiz para suprir a demanda, pois a de Ulongué e de Tete não aguentam. Eu próprio, no meu tempo, tive que ir para a Beira a fim de completar o nivel médio. Se o Claudio Oliveira Amone Chivambo rodasse por este Moçambique e passasse a perguntar se alguém foi entrevistado para o referido relatório, tenho imensas dúvidas que encontrasses uma amostra credível. Em que é que a Guiné Bissau ou o Afeganistão ultrapassam Moçambique? Pergunto eu e até poderia mencionar o nosso irmão Zimbabwe. Será o PNUD mais credível que o nosso INE?
    • Claudio Oliveira Amone Chivambo Para que tal sucessada, antes precisamos duma administração pública lucida que não passe por cima das leis que ela mesma desenha.
    • José de Matos Acabo de ler algo extremamente interessante no mural da ilustre Zenaida Machado e que responde cabalmente a algumas preocupaçoes aqui reveladas. Com a devida venia, vou transcrever:

      "Nao estou satisfeita, nem um pouco. E nenhum mocambicano deve estar
      . Aquela posicao de Mocambique eh no minimo, uma vergonha...mas, atencao. Estar envergonhada nao pode ser motivo para me fazer ignorar... a realidade. Existe uma forma muito pratica para avaliar os resultados apresentados no Indice...
      A forma simples eh indo la onde esta a maioria da populacao e verificar: 1. Ha melhores condicoes de transporte publico? 2. Ha melhores condicoes de habitacao e saniedade? 3. Ha melhores hospitais e atendimento medico? 4. Ha melhor qualidade de ensino? 5. Ha mais emprego? Vou deixar que outros respondam a estas perguntas. Ignora-las e optar por atacar a ONU por causa formula usada no calculo do IDH que alguns defendem que so prejudica Mocambique - eh tambem uma opcao, mas nao muito inteligente. Eh que isso eh o mesmo que aceitar que o nosso governo eh tao fraco...mas tao fraco...que ate a ONU nao tem "medo" de publicar um relatorio "mentiroso" que desacredita todas os seus "esforcos". Eh preciso nao esquecermos que este deve ser o quarto ano consecutivo, que o relatorio apresenta Mocambique como um pais cada vez mais pobre. Entretanto, eh tambem o quarto ano consecutivo de um mesmo governo que todos os anos, apresenta relatorios a ONU, participa na Assembleia Geral da ONU, e gasta milhoes a sustentar uma equipa baseada na ONU. Essas milionarias IDAS e VINDAS de/para ONU para que servem afinal?
      O presidente tem razao quando diz que o pais nao desenvolve a custa de fofoca... Sim. Senhor presidente, mas o pais TAMBEM nao desenvolve com ataques as instituicoes internacionais que Mocambique aderiu e colabora VOLUNTARIAMENTE, e muito menos a custa de discursos cinicos com recados repetitivos aos seus criticos que por acaso, tambem sao mocambicanos."
    • Eusébio A. P. Gwembe José de Matos, se Tsangano é Moçambique, os seus dados devem reflectir-se em qualquer relatório que diga respeito ao país, simples. Esses manos do relatório consideram que são os países do Norte que estão a ajudar o Sul a melhorar as suas condições de vida. Será isso verdade?
    • José de Matos O relatorio nao é propriamente sobre desenvolvimento, mas sim desenvolvimento humano. Podes disputar os dados e por em causa a credibilidade, mas o facto é que continuamos no fundo, e a vossa indignaçao so pode ser porque desmente o que certa propaganda afirma, penso eu!
    • Eusébio A. P. Gwembe José de Matos! Quando a guerra terminou, as pessoas tinham levantado casas de capim e poucas tinham-nas de alvenaria. Hoje, nalgumas aldeias, dormir numa casa de alvenaria deixou de ser luxo e toda a gente tem lutado para ter uma. Vi casas cobertas, um lado com capim e outro com chapas. A luta continua. Tenho dados que recolhi um pouco por todo o lado onde andei nas 9 províncias e que reflectem certo progresso. Quando as pessoas pedem um banco, as mesmas que há cinco anos pediam sementes, o que significa? Quando as pessoas pedem escolas secundárias com nível médio, as mesmas que há cinco anos pediam EPC, o que significa?
    • Dereck De Zeca Mulatinho Ilustre Claudio Oliveira as vezes chego a pensar que sofres de complexos de superioridade que te levam a acreditar que só os que concordam contigo e com aquilo que acreditas é que nadam nas mesmas aguas que tuas, não é a primeira vez que o fazes, mas deverias saber que neste meio ninguém é dono da verdade e muito menos de percepções ou estou errado? O comentário que fiz foi a propósito das vossas análises e não do relatório em causa, mantendo o resto constante ( ceteris paribus ) agora a questão do relatório já que só tu é que nadas no assunto podes dize-me qual é a fórmula usada para se obter o IDH? Será que o relatório que da PNUD não é ambíguo? Digo ambíguo porque o mesmo pode levar a percepções diferenciadas?
    • José de Matos Este assunto anda um pouco por todo o lado e ha uma constataçao obvia: torna-se cada vez mais dificil os frelimistas desacreditarem os outros quando os relatorios nao sao positivos. O relatorio tem varios indicadores e deveriamos estar todos em profunda reflexao em vez de atacarem os que questionam o Estado da nação!
    • José de Matos Eusébio A. P. Gwembe, segundo o relatorio, nos indicadores de médicos por habitante, leitos hospitalares per capita e taxa de incidência de HIV-SIDA ,despesa com a saude, Guiné-Bissau está melhor que Moçambique.
      Vamos ignorar ou reflectir?
    • Claudio Oliveira Amone Chivambo Dereck De Zeca Mulatinho, se prestares atenção nos meus comentários poderas perceber que debato assuntos e não pessoas,. Se o teu entender fosse o mesmo com o do Eusébio A. P. Gwembe, Amosse Macamo, Gabriel Muthisse (citando a ala que me parece que fazes parte), podes crer estaria preocupado comigo. Escuso-me a tal didáctica que gratuitamente me pedes. Voltemos ao assunto quando tivermos as leituras e, quanto a tudo o resto tens a porta do PNUD para informares-te mais. Vá a fonte amigo!

2 comentários:

felix banze disse...

acho que e o momento mais exto para a frelimo e o seu governo dimitir se.

Anónimo disse...

I think the admin of this website is in fact working hard in support
of his website, for the reason that here every material is quality based information.


Here is my web site ... cellulite treatment cream