domingo, 10 de março de 2013

MEMÓRIAS DE UM REBELDE, de António Disse Zengazenga(7)

 

Capanova2013bDesta obra, a publicar dentro de pouco tempo, com prefácio do Dr. Máximo Dias, transcrevo mais o seguinte texto:
….
Mondlane é o criador da Frelimo
Como o leitor poderá observar nos parágrafos entre aspas, este título, bem como os seguintes e o sexto, são afirmações do Sr. Gabriel Simbine, sendo a nossa missão a de demonstrar o contrário.
Em Maio de 1996, foi reeditado o livro de Eduardo C. Mondlane Lutar por Moçambique. SAVANA, n.° 122, p. 9.
O Sr. Gabriel Simbine, enaltecendo as qualidades e méritos do autor, afirma: «Finalmente, o povo moçambicano, vai poder ler o Lutar por Moçambique, livro da autoria de Mondlane, um dos seus legados... Mondlane não foi o primeiro moçambicano a criar um movimento de libertação de Moçambique. Antes da Frelimo, existiram os movimentos MANU, UNAMI e UDENAMO, só para citar alguns bem conhecidos. Os fundadores dos três movimentos antecessores da Frelimo tinham a limitação de não conhecerem o tamanho de Moçambique como um todo, uma extensão territorial do Rovuma ao Maputo. MANU representava o Norte, região pertencente à Companhia do Niassa. UNAMI representava a região e as populações outrora pertencentes à Companhia da Zambézia, zona Centro - Norte de Moçambique. O centro era pertença da Companhia de Moçambique, províncias de Manica e Sofala.
UDENAMO representava as populações da zona sul do país. Estes e outros movimentos nacionalistas representavam, aproximadamente, a divisão administrativa dos territórios alugados por Portugal às companhias majestáticas depois da Conferência de Berlim de 1884/1885.
Dadas as condições políticas existentes em Portugal, Mondlane compreendeu que a libertação de Moçambique tinha de passar por uma solução político militar para obrigar os portugueses a uma mesa de negociações. Alguém como o Sr. Benedito Muinga poderá argumentar que os fundadores de MANU, UNAMI e UDENAMO não levaram a cabo o seu projecto porque os dirigentes da Frelimo, através do governo tanzaniano, forçaram o exílio de Paulo Gumane, Adelino Guambe e outros. Mas a verdade manda reconhecer que nenhum deles tinha o plano e estratégia de libertar Moçambique. Trabalharam no exterior sem contudo pisar o solo pátrio e sem conhecer a força do inimigo... porque Mondlane conseguiu fazer o que os fundadores de MANU, de UNAMI e de UDENAMO não conseguiram: mobilizar os moçambicanos residentes dentro e fora do país e desencadear a luta de libertação?
a) Mondlane conhecia bem a situação política, económica, social e cultural das populações de um Moçambique colonizado por uma potência como Portugal, sem uma política definida em relação aos territórios ultramarinos.
b) Ele conhecia bem a organização frágil da capacidade e moral das forças armadas portuguesas.
c) Conhecia bem com que apoio poderia contar, tanto do Ocidente como do Oriente e Terceiro Mundo.
d) A sua formação em antropologia e sociologia foi factor importante na mobilização do povo moçambicano e na criação do movimento de libertação.
e) Os anos de serviço na sede da ONU deram-lhe uma valiosa experiência e oportunidade de conhecer e estabelecer contactos com políticos, estadistas, académicos e combatentes revolucionários de quase todos os quadrantes, facto o ajudou a definir correctamente a melhor estratégia de luta.
Quando morreu assassinado em 1969 já tinham sido lançadas as sementes que iriam germinar em 1975.»
O resto não vale a pena citar, visto que não tem nada a ver com a vida de Mondlane.
Para que haja clareza desde o princípio, começo pelos movimentos de libertação de Moçambique que existiram antes e depois dos três citados pelo Sr. Simbine.
1) MAA: Mozambique African Association — Associação Africana de Moçambique.
a) Segundo Fanuel Guideon Mahluza, esta associação foi fundada em 1955 por macuas e macondes de Cabo Delgado e Nampula que viviam no Quénia e Tanganica. A sua apressada formação foi devida à influência do movimento MAU-MAU, onde muitos moçambicanos participaram na guerra de 1947 a 1956. Os seus chefes principais foram Mzee Kibiriti Diwane, Mzee Lázaro Jacob, Mzee Lázaro Nkavandame, Faustino Vanomba, Tiago Muller, Mfaume Nkavandame, Bendito Benedito Mapanje, Tangazi Marapande e a Sr.a Veróníca Namiva.
b) Conforme Jaime Maurício Khamba, esta mesma associação foi fundada por moçambicanos oriundos de Cabo Delgado e Niassa. Os seus líderes são os mesmos de Fanuel Guideon Mahluza.
Provavelmente era formada por gente de mais de duas tribos, vindas de todas as províncias do Norte. Os chefes da MAA eram apoiados nas suas actividades políticas pelo advogado Munia Chokwe e Eriwin Kodhek, que por sua vez eram protegidos de Tom Mboya.
2) MU ou MMU: Maconde Union ou Mozambique Maconde Union — A União dos Macondes ou a União dos Macondes de Moçambique. Foi fundada em 1958 por dirigeantes macondes que tinham saído da MAA, como os Srs. Tiago Muller, Faustino Vanomba, Mzee Kibiriti Diwane, Bendito Benedito Mapanje, Mzee Lázaro Nkavandame, Tangazi Marapande, Mateus Mayole e C. Mahla. Foi ela que consciencializou os macondes que foram massacrados em Mueda em 1960 por exigirem melhores salários, melhores condições de trabalho, bem como mais liberdade.
Veja http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2013/02/mem%C3%B3rias-de-um-rebelde-de-ant%C3%B3nio-disse-zengazenga6.html

1 comentário:

Anónimo disse...

Onlіne servіcеs aгe noωadays availed іn almost the entiгe part of world.

MIX is to use Pοly - View, which is availablе frоm
the Dоwnloаds link at Үou will requiгe the Pοlyviеω 4.

Oftеn ωоrking wіth a pгofessіonal designer maу coѕt a lot but wіll render thе
site moгe usablе. If уour website conѵersion is
ԁone prοperly, then it wіll give yоu best resultѕ in teгms оf
webѕite desіgn and stгucturе.
Conversion is imρortant because withоut it yοu
cannot launch your website on the World Wіde
Web. The pгoceѕѕ of ΡSD tо НTML conversion
makеѕ the designs of the web layouts more
functіonal and easіly accessіble.


Αlso viѕit mу ωeb blog .
.. floral psd