quinta-feira, 14 de março de 2013

Membros da Frelimo inviabilizam marcha do MDM

Na cidade de Xai-Xai, província de Gaza
 
Xai-Xai (Canalmoz) – Membros da Frelimo, na cidade de Xai-Xai, província de Gaza, inviabilizaram mais uma vez as actividades do partido Movimento Democrático de Moçambique (MDM) naquele ponto do País.
A delegada política do MDM em Gaza, Judite Sitoe, convocou na tarde desta quarta-feira uma conferência para “denunciar a agressão da Frelimo e a actuação da Polícia”, que o incidente ocorreu na manhã do dia 7 de Março corrente, quando os membros daquela formação política marchavam em comemoração ao 4 aniversário da criação do partido.
De acordo com Judite Sitoe, “num horário em que o MDM havia marcado a sua marcha para o aniversário do partido, deparamo-nos com a presença de membros da Frelimo no local da concentração”.
A fonte disse que a concentração estava marcada para as 07 horas. E na hora quando os membros do seu partido chegaram no local, estavam ocupados com os militantes da Frelimo, que se infiltraram na marcha, numa acção de inviabilização.
Judite Sitoe disse que quando o seu partido verificou a infiltração de membros da Frelimo, teria notificado à Polícia através do Comando Provincial da PRM, para intervir. Contudo, a resposta da Polícia, segundo a delegada provincial do MDM, foi de que a marcha deste partido não podia sair do local “porque o comandante estava a negociar com a Frelimo para ver se a marcha pode ou não sair”.
Segundo disse Judite Sitoe, mais tarde sem que a Polícia tivesse conseguido desmobilizar os membros da Frelimo, o MDM teria recebido as ordens da Polícia para arrancarem com a marcha, misturados com os membros da Frelimo que acompanhavam a manifestação, com garantias de que nada iria acontecer.
A delegada política do MDM em Gaza disse na aludida conferência de Imprensa que no decurso da marcha, “os membros da Frelimo começaram a agredir os membros do MDM”, tendo um deles ficado ferido, situação que obrigou a interrupção da marcha.
Com as agressões, a marcha foi interrompida por ordens da Polícia, através do oficial que dirigia a equipa policial, isso “porque o comandante estava a negociar com a Frelimo”.
“O oficial da Polícia aconselhou-nos apenas para marchar dentro das viaturas, ou seja, de carro e não a pé como estávamos a fazer, porque os membros da Frelimo estavam ali a fazer aquela confusão”, disse Judite Sitoe acrescentando que “enquanto o oficial da Polícia negociava com o MDM, o comandante negociava com a Frelimo, e nós não queríamos nenhuma negociação”.
A PRM é acusada de ter insistido os membros do MDM a entrarem nas viaturas, “se precisavam de proteção e acompanhamento policial”, na manifestação que já tinha sido comunicada e autorizada à própria Polícia, o Governo da cidade de Xai-Xai, o Município de Xai-Xai, entre outras entidades.
“A Frelimo alegava que o MDM não informou à Frelimo de que iria se manifestar, por isso estava a proteger a cidade de Xai-Xai. Obrigava-nos que fossemos levar os documentos que comprovassem que a manifestação tinha sido comunicada e autorizada pelas autoridades”, disse Judite Sitoe adiantando que “o MDM fez o que pedia para comprovar”.
A caravana da Frelimo, segundo consta, era orientada por um fiscal da Associação dos Transportadores de Gaza (ASTROGAZA), José Cossa, mais conhecido por Papaiane, membros do secretariado da Frelimo, da OMM, da OJM, na cidade de Xai-Xai.
Sede da delegação distrital do MDM em Manjacaze incendiada
Na mesma conferência de Imprensa, a delegada do MDM denunciou que a sede distrital daquele partido no distrito de Manjacaze, ainda na província de Gaza, foi incendiada na semana passada, por alegados membros do partido Frelimo.
Frelimo nega ter inviabilizado o MDM
No final da conferência de Imprensa, a Reportagem do Canalmoz deslocou-se à sede do Comité Provincial do partido Frelimo em Gaza para ouvir a versão deste partido sobre os incidentes.
O secretário provincial para Mobilização, Propaganda e Organizações Sociais, Moisés Nhatsave, negou as acusações, precisando que tanto o incidente de Xai-Xai, como o de Manjacaze “estive fora da província de Gaza”.
Moisés Nhatsave negou que o seu partido tivesse orientado os seus membros para inviabilizarem as actividades políticas de outros partidos.
Mais pormenores na próxima edição do semanário Canal de Moçambique. O incidente de Xai-Xai é o terceiro na província de Gaza, desde o início do ano. (Bernardo Álvaro, em Xai-Xai)

1 comentário:

Anónimo disse...

What is most beneficіal in this regard is that the CЅS asѕist you in
improving and upgгading the appearаnce anԁ layout of thе
entire group οf web pages by simply editing a single ρagе
in the website. Large number оf seгvice proνides you the option оf getting the best ѕervice.

Hoωever, its edіt feature letѕ you do things like гemoѵe rеd eye, impгove over-exposеd photos,
and even features a сlone stamp. Whеther you wаnt to
appoint а pгofеssional servіce ѕupplier
or want to develop it on your oωn. It takes
much time for a normal designer аs the progгammer has to writе doωn
specific codеs manually. HΤML5 is the latеst ѵerѕion in thе family of marκups and packs in a lot of aԁνanced
feаtures which help you aсhieve dуnamic websites.



Feel freе to surf to my blog ... psd file viewer