domingo, 31 de março de 2013

Ivan Susanin – um camponês que deu a vida pelo czar: Voz da Rússia

30.03.2013, 17:27, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
Ivan Susanin, rússia
© ru.wikipedia.org/Mikhail Ivanovich Skotti

Na Rússia, todos conhecem o nome de Ivan Susanin. Há 400 anos, ele sacrificou a própria vida a fim de salvar Mikhail Fedorovitch, o primeiro czar da dinastia Romanov. Existem várias versões orais populares que relatam este evento. A importância da proeza, levada a cabo por este camponês da região de Kostroma, também é interpretada de diversas maneiras.

O único documento-testemunho que chegou à nossa época é a carta de privilégio do próprio czar. Mikhail Romanov doou aos descendentes de Susanin metade da aldeia de Domnino, situada a 80 quilômetros de Moscou. Além disso, a sua família, da mesma maneira que todas as gerações posteriores de herdeiros do heroi, ficou isenta do pagamento de impostos ao Estado. Nesta carta de privilégio do czar diz-se que, em 1613, um destacamento de invasores polacos entrou nesta mesma aldeia. É bem provável que o seu intento fosse matar ou prender o jovem Mikhail, que o Zemsky Sobor (Concílio Nacional) acabara de eleger czar da Rússia. Ivan Susanin, preso pelos polacos, foi submetido – segundo reza o documento – a “grandes e desmedidas” torturas, das quais acabou por morrer, mas não indicou o paradeiro do futuro soberano da Rússia. Todavia, diversas versões populares desse acontecimento rezam que, antes disso, Ivan Susanin tinha conduzido os invasores para um pantanal no meio de bosques densos de Kostroma, onde eles acabaram por se perder e morrer. Se traduzirmos tudo isso para a linguagem militar moderna, teremos mais ou menos o seguinte. Uma unidade de comandos realizava uma operação especial a fim de liquidar um chefe de Estado. Mas um agricultor simples, que encarnava na sua pessoa o serviço de contraespionagem, conseguiu fazer fracassar esta operação e é possível, inclusive, que chegasse a liquidar a unidade inimiga. Trata-se, com efeito, de uma grande proeza. Aliás, são possíveis também outras interpretações desta ação de Susanin. Eis o comentário de Alexander Zakatov, diretor do gabinete da Casa Imperial Russa.
"O Senhor disse: "Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos". Ora, Ivan Susanin seguiu este mandamento. No nosso destino histórico, a formação da nova dinastia esteve relacionada não com uma grande batalha, nem com os nomes de certas pessoas nobres, ricas e fortes, mas sim com o sacrifício de homem simples. Ele não esperava que ficasse na memória das gerações futuras, nem que em sua homenagem fossem erigidos monumentos e compostos hinos. Apenas sentia a sua responsabilidade, o seu dever. Em todo o caso, ele sacrificou a sua vida não somente por uma outra pessoa, mas por todo o seu povo."
Se Mikhail Romanov tivesse sido abatido então por invasores polacos, o Período de Revoltas poderia começar de novo e os frutos da vitória, alcançados à custa dos esforços de todo o povo e de grandes sacrifícios, poderiam ter-se perdido. A guerra fratricida e os massacres poderiam ter começado de novo. Ivan Susanin ficou na memória popular como um heroi. Ele não foi esquecido mesmo depois da Revolução de 1917, quando muitos valores e eventos da história antiga deixaram de gozar de consideração, constata o historiador e escritor Alexei Shishov.
"O que é a memória do povo? Os documentos podem ser destruídos – por exemplo, por um incêndio durante a guerra – mas aquilo que ficou na memória popular vive durante séculos. Praticamente todas as lendas populares têm como base certos eventos reais. Nas lendas há algo da fantasia popular, mas o próprio fato, a “causa primeira” da lenda não desaparece, fica para sempre."
Mais tarde na base da lenda surgem poemas, monumentos e quadros dos pintores. A primeira ópera russa de nível mundial – “A Vida pelo Czar” do compositor Mikhail Glinka – foi dedicada precisamente à proeza deste agricultor da região de Kostroma. Um estratega militar observou, certa vez, que enquanto na Rússia existirem pessoas como Ivan Susanin, entrar em guerra contra o país é uma pura loucura.

1 comentário:

Anónimo disse...

It іs no secгеt that оne of thе most vіtal aspeсts fоr suсcessful
website design is to сonvert PSD to HТΜL.
What are the cегtain features οf the PSD to Јoomla сonversion ѕolutions that make
your ωеbsites highly conѕistent and pгovidе bеtter performаnceѕ on browѕers.
Often working wіth a рrofessional designer may cost a lot but wіll rendeг the site more usablе.
Thіs articlе depіcts the 3 еasy
ѕteрs adaptation proсeѕs of <. Some companies even offer free shipping for rolled prints. a lot of traffic and place #1 in SERPs (search engine results pages).

Feel free to surf to my homepage ... 3d text psd