terça-feira, 26 de março de 2013

Índia irá propor à Rússia novos projetos de fornecimento de petróleo e de gás: Voz da Rússia

25.03.2013, 15:28, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
India, Russia, gas, petroleo, gasoduto
EPA

Nova Deli planeja propor à Rússia construir um oleoduto à Índia através do Afeganistão e Paquistão e ao mesmo tempo estender até o território indiano o gasoduto projetado da Rússia à China. Os dois projetos são ligados a dificuldades tecnológicas e riscos políticos, destacam peritos. Contudo, a construção de um oleoduto afigura-se mais rentável.

O projeto de oleoduto pode ser proposto pelo maior consórcio de petróleo e de gás indiano ONGC. Ao mesmo tempo, a GAIL, maior companhia de gás da Índia, apresentou-se como autora do projeto de gasoduto através da China.
A ideia de construção de um oleoduto à Índia não é nova – os semelhantes projetos, nas palavras do presidente da União de Petróleo e de Gás, Guennadi Shmal, são discutidos há quase 20 anos. O potencial da Índia é enorme – hoje em dia, esta é a economia que registra uns dos mais rápidos ritmos de desenvolvimento no mundo. A Rússia, por sua vez, está cada vez mais interessada em diversificar suas exportações de matérias-primas, destaca Guennadi Shmal:
“A Europa Ocidental não tem hoje uma grande necessidade em petróleo. Ultimamente, o volume de exportações de petróleo, inclusive russas, não cresce para aquela região. Tal significa que devemos procurar novos mercados de venda. Trata-se de países da Região da Ásia e do Pacífico, em particular do Japão, da Coreia e da China, que agora ocupam posições liderantes nas importações e no consumo de petróleo”.
O problema consiste em que a Rússia e Índia não têm uma fronteira direta, enquanto todas as vias de trânsito são ligadas a diferentes riscos que podem reduzir a nada potenciais vantagens econômicas, diz Vitali Kryukov, analista do grupo financeiro IFD Kapital:
“Desde o ponto de vista de riscos políticos, a construção de um oleoduto através do território do Afeganistão e do Paquistão é prenhe de sérias ameaças que devem ser consideradas no custo do projeto. A instabilidade do regime político naqueles países, o problema dos territórios litigiosos entre o Paquistão e Índia podem congelar o projeto. Ao mesmo tempo, estes riscos podem superar as potenciais vantagens dos fornecimentos de petróleo à Índia”.
A construção de um gasoduto à Índia através do território chinês aparece politicamente menos arriscada. A ideia de fornecer gás da Rússia à China discute-se há mais de seis anos. Neste período, foram traçados vários itinerários e agora as partes começaram a coordenar definitivamente os volumes e os preços dos fornecimentos.
Ao mesmo tempo, o fornecimento de gás à Índia através da China é muito complexo tecnologicamente, devendo-se instalar tubos num território montanhoso não preparado. Por isso, peritos receiam que a construção seja muito dispendiosa. Por outro lado, as relações políticas entre os dois países estão também longe de ideais. Em 1962, a confrontação fronteiriça entre a China e Índia até se transformou num conflito militar. O litígio territorial continua não regularizado até hoje e, na opinião de peritos, Pequim pode utilizar o gasoduto como instrumento de pressão politica em Nova Deli.
Deste modo, os dois projetos russo-indianos – tanto de gás, como de petróleo – têm sérias deficiências. Mas, como consideram peritos, o projeto de oleoduto da Rússia à Índia tem maiores perspetivas comerciais. As reservas de petróleo na Região da Ásia e do Pacífico são estáveis e, pelos vistos, novas jazidas deste combustível não aparecerão nos próximos tempos. Por outro lado, os volumes de extração e de liquefação de gás na região irão crescer.

1 comentário:

Anónimo disse...

It іѕ nо secrеt that one of the
most vital aѕpеcts foг succеssful website design is to conveгt ΡЅD to НΤML.

Theге are many companies that
can сonvert PSD to HTML5 wіth top-оf-the-line quality
and wіthin a gooԁ deaԁlіnе.

Oftеn wοrking ωіth a рrofessional designer may cost а lot
but wіll render the ѕite morе usable.
Html is a simрle programming language that iѕ used whеn dеsсribing structure, appearance оf the document, and
semantics. Next the Photоshοp platform alloωs us to uѕе HTML &
images tool. Thе pгoсess οf PSD to HTML convегѕion makеs the deѕigns of
the ωeb layoutѕ moгe functiοnal and easily accessible.


Μy webpage - Children Psd