domingo, 17 de março de 2013

Guerra no Iraque: 10 anos sem ditador: Voz da Rússia

15.03.2013, 20:20, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
Iraque, EUA, guerra, Ditador, mundo, Religião e política
EPA

Um relatório da última auditoria relativa à normalização no Iraque faz um balanço pessimista: os esforços e os meios destinados para o efeito pelos EUA fracassaram completamente. Em véspera do 10º aniversário do início da campanha iraquiana, chegamos uma conclusão evidente: foi esta guerra que criou uma enorme zona de turbulência no Oriente Médio.

O relatório, apresentado ao Congresso norte-americano pelo inspetor geral especial para a reconstrução do Iraque, Stuart Bowen, aponta que os 60 bilhões de dólares gastos no decurso da ocupação não resultaram em alterações positivas naquele país. O dinheiro foi por água abaixo, afirma Bowen, segundo o qual o fracasso real do programa de reabilitação iraquiana deverá servir de lição para a realização de tais operações no futuro, transmite a propósito a BBC.
Mas esta não parece ser a única lição que a guerra iraquiana deu aos seus participantes, não obstante os mais de 800 bilhões de dólares que Washington canalizou desde que as tropas americanas atravessaram a fronteira em 20 de março de 2003. O derrube do regime de Saddam Hussein custou aos EUA 5,5 mil vidas de soldados e mercenários. O número de vítimas entre a população local tem de ser precisado. Segundo as estimativas diversas, no período entre 2003-2012, no Iraque pereceram 90-120 mil pessoas inocentes.
Para os EUA, a maior lição consiste em elevadas baixas não justificadas pelo objetivo final, considera Alexander Ignatienko, presidente do Instituto de Religião e Política. Muitos mais graves são as consequências da agressão norte-americana, irreversíveis e dificilmente calculáveis, revelou o perito em entrevista à Voz da Rússia.
"Na fase inicial da ocupação existia uma chance de prosseguir a linha de criação de um estado laico, preconizada em tempo por Saddam Hussein através da sua ideologia e a prática de baasismo. Mas os EUA elaboraram primeiro uma Constituição transitória e depois a Lei Fundamental atual, segundo a qual o Iraque se transformava em estado multi-confessional. Isto levou à situação que se vive agora. Na realidade, no Iraque ocorre a guerra inter-confessional entre sunitas e shiitas".
O problema do "triângulo sunita" nos bairros norte e ocidentais de Bagdá, onde agora residem os partidários de Saddam Hussein, continua pendente. O Iraque continua a viver à beira do abismo. O Curdistão iraquiano atua como entidade independente. A sua capital, Arbil, tem fornecido desde a primavera do ano passado petróleo à Turquia, desprezando os interesses do governo central. A província de Basra, igualmente rica em petróleo, não esconde o seu desejo de criar uma Confederação do Sul. As regiões de Kirkuk e Mosul têm sido palco de confrontos entre os grupos armados de sunitas e shiitas. Na província de Anbar, próxima da Síria, estão intensificando as suas acções os grupos da Al-Qaeda no Iraque que vieram a assumir o controle na zona fronteiriça.
O Iraque, rico em petróleo, continua sentindo a falta de combustível e energia, sofrendo de frequentes apagões elétricos. Os preços vão subindo a ritmos vertiginosos. Os degradados sistemas da Educação e Saúde Pública estão em declínio, sendo a taxa de desemprego em algumas regiões superior a 40%.
Ao contrário do objetivo de proteger a região contra o regime agressivo de Saddam Hussein e suas armas químicas, a incursão dos EUA deu início à turbulência no Médio Oriente. O evoluir da situação deixa claro que a região continuará instável, pelos menos, nos próximos 50 anos, disse à Voz da Rússia, Serguei Serguichev, perito do Instituto do Oriente Médio.
"Estamos no início do processo e este início não deixa de assustar. Os eventos mais graves estão pela frente e terão início quando o Irã cair. Tudo isso levará a um caos semelhante à guerra na Somália, capaz de abranger toda a região do Mediterrâneo. É pouco provável que no Iraque, na Líbia e na Síria se estabeleça em breve uma paz sólida. Primeiro ruirá o Irã, depois o Líbano e a seguir será abalado o Reino da Jordânia".
Peritos assinalam que a zona de turbulência poderá causar a deslocação periférica dos povos, capaz de arruinar os estados europeus meridionais. Para que este cenário pessimista não se torne realidade é necessário fazer parar a guerra na Síria. A questão é de saber como fazê-lo, dado que o conflito sírio parece ser apenas um elo na reação em cadeia que se iniciou no Iraque.

5 comentários:

Anónimo disse...

Some tips i have observed in terms of computer system memory is that
often there are features such as SDRAM, DDR and so forth, that must
match the technical specs of the mother board. If the computer's motherboard is pretty current while there are no operating system issues, modernizing the ram literally usually takes und

Stop by my webpage; fuck book

Anónimo disse...

You made some nice points there. I did a search on
the topic and found most individuals will approve with your site.


Also visit my website skypesex.tk

Anónimo disse...

Υou сan аlsο outsourcе tο PSD Slicing Ѕervicе Pгoѵiԁers in the market.
MIX is to usе Polу - Viеω, whiсh
іs available fгom the Downloadѕ link at Yοu will гequire the
Polyview 4. As a геsult yοur sales
will go down and you will suffer loѕsеs.

Ρreciѕe sliсing helρs in revealing the clean and
aρt coding structures for the wеbsite, which plаys
а key role in the peгformance of the webѕite οn variоus popular web browsеrs and search
engines. It takes much timе for a noгmal designer as thе progrаmmer hаs to wrіtе down sрecіfiс сoԁeѕ manually.
cοm whiсh successfully aѕpire to be a “one-stop-shоp for any information relatеd to PSD to XHTML conversion
and СSS sеrvіces.

My web page - psd army regulation

Anónimo disse...

Well I sincerely liked studying it. This post procured
by you is very helpful for accurate planning.

Here is my site ... sex search

Anónimo disse...

Something else is that when evaluating a good on-line electronics retail outlet,
look for online shops that are regularly updated, preserving up-to-date
with the newest products, the very best deals,
in addition to helpful information on product or service.
This will ensure you are getting through a shop that stays atop the competition and provides you things to make intelligent, well-informed electronics buys.

Thanks for the crucial tips I have really learned from your blog.


my web site; reviews of dating sites