terça-feira, 19 de março de 2013

Cinco mitos sobre o pós-guerra no Iraque

 

Dez anos depois do início da guerra que iria derrubar Saddam Hussein, o Iraque enfrenta enormes desafios e incógnitas.
Iraque está longe de ser um país pacífico AFP
Há dez anos, na véspera da invasão americana do Iraque, a percepção que os americanos tinham sobre a guerra que se avizinhava, alimentada pela retórica da Casa Branca de George W. Bush, revelou-se totalmente errada. E o custo da guerra – tanto em vidas como em dólares – rapidamente ultrapassou o esperado. Hoje, um novo conjunto de ideias define muitas das discussões sobre a guerra e o seu rescaldo. Serão elas igualmente erradas?
1: O reforço de tropas foi bem-sucedido
O envio de 27 mil soldados para Bagdad em 2007 tinha dois objectivos: parar a sangrenta guerra sectária e forjar um compromisso político entre os três principais grupos da sociedade iraquiana – árabes sunitas e xiitas e a etnia curda – capaz de colocar o país no caminho da estabilidade.
O reforço ajudou a cumprir o primeiro objectivo, mas não foi a única razão para a diminuição da violência. A decisão dos líderes tribais sunitas de combaterem os rebeldes da Al-Qaeda no Iraque também teve um grande impacto. Mas também o comportamento dos iraquianos: à medida que os bairros xiitas e sunitas de Bagdad se tornaram mais homogéneos e unificados, as oportunidades de violência sectária também diminuíram.
Mas quando se tratou de fomentar o consenso político, o reforço de tropas foi um fracasso. A maioria dos xiitas não queria dar aos sunitas e aos curdos uma participação maior no Governo e nas forças de segurança e as esperanças de que um grande acordo fosse anunciado nos últimos dias da Administração Bush saíram goradas. Como consequência, continua a arder o rastilho no barril de pólvora que é o Iraque. As disputas sobre o território e o petróleo podem desencadear outra guerra entre árabes e curdos no Norte. Os sunitas na região centro do país, onde há três meses se repetem protestos contra o Governo, falam abertamente numa rebelião. Os líderes sunitas acusam as forças de segurança, dominadas pela maioria xiita, de os perseguirem em nome do combate ao terrorismo e de purgar o país dos membros do antigo partido Baas de Saddam Hussein.
2: O Iraque de hoje é relativamente pacífico
Os níveis de violência estão certamente mais baixos do que em 2006, no auge da guerra civil, quando centenas de pessoas eram mortas todos os dias. Mas o Iraque está longe de ser um país estável. Na segunda-feira passada, um bombista suicida embateu com um carro cheio de explosivos contra uma esquadra da polícia, matando cinco pessoas; no mesmo dia outras seis pessoas morreram em vários ataques em Bagdad. Três dias antes, 19 pessoas morreram numa vaga de ataques contra as forças de segurança. [Nesta terça-feira, dia 19, vários atentados coordenados para assinalar o décimo aniversário do início da guerra provocaram mais de 50 mortos.]
Para os iraquianos, que não têm escolha, a vida ainda é definida pela violência e o medo. “A guerra não acabou”, escreveu-me recentemente um amigo em Bagdad. “Ainda há mortes e atentados. Ainda continuamos com medo.”
3: O Iraque é uma democracia
E é – no papel. O país realizou sucessivas eleições nacionais, tem um Parlamento e um sistema judicial minimamente funcional. Na prática, contudo, o primeiro-ministro Nuri al-Maliki é quem exerce a autoridade e está a centralizar poderes de uma forma que faz muito iraquianos lembrarem-se de Saddam. Os seus serviços de segurança detiveram vários líderes sunitas nos últimos meses, acusando-os de apoiarem a rebelião. Os responsáveis sunitas acusam Maliki de usar o terrorismo como pretexto para neutralizar os adversários políticos.
Desde que foi pela primeira vez eleito, em 2006, Maliki tem vindo a consolidar o controlo das forças de segurança iraquianas. Também foi responsável pelo desmantelamento da milícia tribal sunita Filhos do Iraque que foi decisiva na luta contra a Al-Qaeda. A milícia era apoiada pelos militares americanos, que pediram a Maliki que integrasse os seus membros no Exército e na polícia. Apesar de o ter prometido, apenas uma pequena fracção dos milicianos foi integrada.
4: O Irão domina o Iraque
Esqueçam tudo o que os EUA deram, em sangue e dinheiro, ao Iraque. O Irão é o aliado mais estratégico do Iraque. Maliki deve o seu segundo mandato à pressão que Teerão exerceu sobre os partidos xiitas rivais do primeiro-ministro, muitos dos quais recebem um apoio financeiro substancial do governo iraniano. E há muitas provas desta ligação: apesar das objecções de Washington, o Governo de Maliki permitiu que aviões de carga iranianos, alegadamente carregados de munições, voassem para a Síria através do espaço aéreo iraquiano, o que permite a Teerão continuar a apoiar Bashar al-Assad.
Seria, no entanto, errado assumir que Maliki autoriza estes voos unicamente por causa da pressão iraniana. Apesar de Assad perfilhar muita da ideologia do partido Baas de Saddam, ele pertence à minoria alauita, um ramo do xiismo. Mas não é apenas este parentesco que leva Maliki a apoiar o status quo na Síria. Ele e outros dirigentes xiitas iraquianos temem que se o Exército Livre da Síria derrubar Assad, os rebeldes formem um governo radical sunita que colabore com a minoria sunita do Iraque para atacar o Governo de Bagdad. “Se a oposição sair vitoriosa, haverá uma guerra civil no Líbano, divisões na Jordânia e uma guerra sectária no Iraque”, avisou Maliki numa entrevista à AP no início deste mês.
Mas nem o dinheiro de Teerão nem a proximidade garantem que os iraquianos xiitas farão a sua parte. Basta pensar em Moqtada al-Sadr, líder do Exército de Mahdi, a milícia que se tornou a besta negra das tropas americanas durante parte da guerra. Ele viveu durante anos no Irão, ganhando lá as suas credenciais religiosas e reconstruindo o seu movimento político. Mas desde o seu regresso ao Iraque, tem-se assumido mais como um líder nacionalista, aproximando-se das facções curdas e sunitas que rivalizam com Maliki. No final do ano passado, quando os sunitas organizaram grandes protestos exigindo que Maliki alterasse as leis de terrorismo e de desbaasificação, Sadr rejeitou as directivas de Teerão e encontrou-se com dirigentes sunitas, negociando compromissos políticos.
O Irão continua a ser maior e mais poderoso. Mas a colaboração iraquiana com Teerão é tão ditada pelos seus próprios interesses como pelos interesses do país vizinho.
5: Os americanos deixaram o Iraque.
Ainda há cerca de 220 mil militares dos EUA no Iraque. Estão a trabalhar para o Gabinete de Cooperação de Segurança, que gere a venda de equipamento militar ao país e coordena acções de treino. Os militares vivem num anexo à embaixada dos EUA no centro de Bagdad, a maior missão diplomática americana em todo o mundo. O gigantesco complexo, construído dentro da antiga Zona Verde da capital, alberga centenas de funcionários do Departamento de Estado, especialistas americanos em desenvolvimento e representantes de outras agências federais. Legiões de seguranças privados vigiam o complexo.
O receio de que a guerra na Síria alastre ao Iraque levou recentemente a CIA a aumentar o seu apoio às forças de contraterrorismo iraquianas, segundo um relatório divulgado pelo The Wall Street Journal. Apesar de a agência manter os planos para reduzir a sua presença no Iraque a 300 funcionários, a sua delegação em Bagdad continua a ser a maior em todo o mundo.
Rajiv Chandrasekaran é redactor principal do Washington Post e autor dos livros Little America: The War Within the War for Afghanistan e Imperial Life in the Emeral City: Inside Iraq’s Green Zone (Green Zone – A Vida Imperial na Cidade Esmeralda, Edições 70)
Exclusivo PÚBLICO/The Washington Post

8 comentários:

Anónimo disse...

Fantastic website you have here but I was curious if
you knew of any message boards that cover the same topics talked about here?
I'd really love to be a part of online community where I can get feed-back from other knowledgeable people that share the same interest. If you have any suggestions, please let me know. Thanks!

Also visit my web site fuck book

Anónimo disse...

Interesting blog post. Some tips i would like to contribute
is that pc memory ought to be purchased if your computer can't cope with that which you do along with it. One can set up two good old ram boards with 1GB each, for instance, but not one of 1GB and one having 2GB. One should always check the manufacturer's documentation for own PC
to make certain what type of ram is essential.

Feel free to surf to my site fuck book

Anónimo disse...

Awesome blog! Is your theme custom made or did you
download it from somewhere? A theme like yours with a few simple tweeks would really make my blog shine.
Please let me know where you got your design. Many thanks

Here is my web-site :: for dating

Anónimo disse...

I have learned new things through your blog post.
Also a thing to I have noticed is that usually, FSBO sellers
can reject an individual. Remember, they will prefer not to use your products and services.

But if an individual maintain a steady, professional connection, offering help and staying in contact for four to five weeks, you will usually have the ability to win an interview.

From there, a listing follows. Thanks

My web site; skype sex

Anónimo disse...

Youre so cool! I dont suppose Ive learn
something like this before. So nice to find someone with some
unique ideas on this subject. realy thanks for beginning this up.

this web site is one thing that's needed on the internet, somebody with somewhat originality. helpful job for bringing something new to the internet!

My web page Face Book Of Sex

Anónimo disse...

You actually make it seem so easy together with your presentation but I find this matter to be actually one thing that I think I would by no means understand.
It seems too complicated and extremely wide for me.
I'm taking a look forward on your next submit, I will try to get the hold of it!

My web blog; sex search

Anónimo disse...

My spouse and I stumbled over here from a different website and
thought I may as well check things out. I like what
I see so now i'm following you. Look forward to looking into your web page yet again.

My webpage sex face book

Anónimo disse...

I�ll right away grasp your rss feed as I can not to find your email subscription link or newsletter service.
Do you've any? Kindly allow me recognise in order that I may subscribe. Thanks.

Take a look at my blog :: adult finder