sexta-feira, 22 de março de 2013

Candidato às presidenciais fora da agenda....por enquanto

Candidato às presidenciais fora da agenda....por enquanto
Segunda Sessão do Comité Central da Frelimo.
Membros da Frelimo são categóricos em afirmar que “na Frelimo não há tabus”, mas o facto é que a questão da indicação do candidato às presidenciais assume-se como um verdadeiro tabu.
A escola central do partido Frelimo, na Matola, acolhe a partir de hoje até domingo a segunda sessão do Comité Central, o órgão máximo do partido entre os congressos. Na agenda de trabalho que a Comissão Política vai submeter aos membros do Comité Central para efeitos de aprovação não consta o debate em torno do candidato da Frelimo às eleições presidenciais de 2014. No entanto, um membro do Comité Central disse ontem ao “O País” que nada obsta que o Comité Central decida incluir este assunto no rol das matérias a serem objecto de debate. Aliás, ontem, a nossa equipa de reportagem procurou à margem da reunião da Associação dos Antigos Combatentes ouvir vários notáveis da Frelimo em torno do assunto “sucessão e presidenciais 2014” e muitos não se predispuseram a falar, alegando que não era oportuno, na medida em que “em seu tempo a Frelimo saberá indicar o seu candidato”. Assim e tendo em conta que, tal como a Comissão Política, o Comité Central é fortemente dominado por uma tendência “basista” do partido e conotada com o actual presidente do partido, este assunto só poderá vir a ser discutido no tempo e na hora em que Armando Guebuza assim o desejar, ou melhor: quando ele aferir que estão criadas condições para viabilizar a sua agenda sem grandes debates ou questionamentos de algumas vozes - poucas na verdade- dissonantes.
Os vários membros da Frelimo desdobram-se em declarações do tipo “na Frelimo não há tabus”, mas o facto é que a questão da indicação do candidato às presidenciais assume-se como um verdadeiro tabu, sendo que, neste momento, a grande questão de fundo é saber até quando Armando Guebuza continuará a adiar este debate. Parece claro que o presidente da Frelimo pretende adiar no máximo o debate sucessório, primeiro, para evitar que o seu poder e sua autoridade dentro do partido sejam diluídos, tomando como pressuposto a sua própria experiência enquanto secretário-geral da Frelimo, que ofuscou por completo a figura de Chissano. A sua reeleição para um mandato até 2017 à frente do partido denuncia que pretende continuar nos processos, não deixando margem de manobras para outros sectores do partido afirmarem uma candidatura séria.
Assim, a Comissão Política vai propor que seja debatido o relatório dos órgãos do partido, nomeadamente, a comissão política, o secretariado, comité de verificação, da bancada parlamentar, do Governo, do cumprimento dos manifestos eleitorais nos 41 municípios, etc. Será ainda objecto de debate o plano quinquenal do partido, programa de actividades e orçamento para o ano em curso. Os membros do Comité Central deverão ser chamados a eleger os membros do Comité de verificação, já que em Pemba foi eleito apenas o secretário do órgão, José Pacheco.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

1 comentário:

Anónimo disse...

ӏt is no ѕecret that one of the moѕt vіtal aspeсts foг ѕuccesѕful wеbsite ԁеsign is to conveгt
PSD to HΤML. A W3C νalidated ωebsite іs
ԁeνoіd of аny eгrors and rеnԁers easily
intо a browser. This iѕ a bеautiful templаte іn a palе champagne cоlor with wine аccentѕ and
a chocolate bгown text layout. Whetheг you want to appoint а professionаl service supplier
or want to develop it οn youг
own. Іt is like software packagеѕ for deѕign οr ρrogramming - they help ѵerу muсh and quiсken
the procеsѕ essentially but theу don't substitute designers or programmers completely. a lot of traffic and place #1 in SERPs (search engine results pages).

Here is my weblog psd recruitment