sexta-feira, 22 de março de 2013

Americanos reuniram com Renamo para persuadi-la a participar nas eleições

Ameaças de boicote de eleições preocupam a comunidade internacional
 

Afonso Dhlakama, presidente da Renamo
2013 03 22 002Maputo (Canalmoz) – A medida anunciada pela Renamo de boicotar os pleitos eleitorais deste (autárquicas) e do próximo ano (gerais e de assembleias provinciais) está a deixar preocupada a comunidade internacional. O embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Maputo, Douglas M. Griffits, disse ontem que se reuniu recentemente com a bancada parlamentar do partido Renamo para apelar ao partido a reconsiderar a sua decisão de não participar dos pleitos eleitorais.
Douglas Griffits, que falava ontem a um grupo de jornalistas moçambicanos no Centro Cultural Americano em Maputo, disse que para o bem da democracia moçambicana, as eleições que se avizinham devem ser “justas, transparentes e inclusivas”. A não participação do maior partido da oposição dos pleitos vai retirar, segundo o diplomata americano, a inclusão nos pleitos.
“A nossa vontade era de que a Renamo participasse. Seria bom para a democracia. O povo merece eleições transparentes, livres e inclusivas e mais alternativas, a não participação da Renamo limita as alternativas”, disse o diplomata.
Douglas Griffits não precisou a data do encontro, mas disse que a mensagem que levou ao partido de Afonso Dhlakama é de que a Renamo devia participar nos órgãos eleitorais assim como nos pleitos. Entretanto não disse qual é a resposta que obteve.
O que se tem visto e ouvido, porém, é que a Renamo não vai participar dos pleitos e está neste momento a boicotar o processo. Esta semana a Renamo boicotou a reunião da apresentação e discussão de calendário eleitoral promovida pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), enquanto na mesma semana recusou-se a fazer parte da comissão criada pelo Parlamento para avaliar as candidaturas da sociedade civil para membros da CNE.
Em entrevista ao semanário Canal de Moçambique publicada esta semana, António Muchanga, membro do Conselho do Estado indicado pela Renamo e membro sénior do partido, disse que “desta vez o cão não vai deixar a caravana passar”, numa expressão linguística que pretendia dizer que a Renamo não vai deixar as eleições acontecer no País. Mais adiante, na mesma entrevista, António Muchanga disse claramente que a Renamo não vai participar das eleições porque o jogo está viciado e nem vai deixar que elas aconteçam.
De acordo com o calendário anunciado pelo Conselho de Ministros, as eleições autárquicas deste ano estão marcadas para o dia 20 de Novembro próximo. (B.N)

5 comentários:

Anónimo disse...

buy valium online valium pill strengths - where can i buy valium in the uk

Anónimo disse...

Thе Јoomlа ϹMS аlѕo offerѕ еasy nаvіgаtіon and
acсessibility to its users. Theгe аre many compаnies thаt
can сοnvert PSD to HΤΜL5 with top-of-the-linе quality and wіthіn a gοoԁ ԁeaԁlinе.

However, its еdit feаture letѕ yοu do
thingѕ like rеmove red eуe, improve over-ехposeԁ рhotoѕ, and еven featureѕ a clone ѕtamρ.

Html is a simple pгogramming lаnguage that is uѕеd when dеscribing structure,
appeаranсe of the ԁocumеnt, anԁ semаnticѕ.
If the conversіon iѕ not executed propеrly, it cаn
come back to hаunt thе websіtе
owners аnd can pгoduсe lоng teгm loѕѕes.
Whether you агe a small buѕiness οr a laгge one, thіѕ psd to wordрresѕ wіll bе reаlly helpful.


Αlso viѕit mу wеblоg: Gb14.Com

Anónimo disse...

http://www.alc.org/acdc/buykamagra/#17 kamagra oral jelly how long does it take to work - buy kamagra shops

Anónimo disse...

best site kamagra oral jelly ebay - kamagra viagra unterschied

Anónimo disse...

click for source kamagra walmart - buy kamagra online usa