quinta-feira, 21 de março de 2013

A quem interessar(sobre a alegada pressão do Governo moçambicano a familia de Macie)


  • A quem interessar(sobre a alegada pressão do Governo moçambicano a familia de Macie)
    Quando vi este caso e despoletado pelo SNF(Serviço Noticiário do Facebook), fiquei a espera do pronunciamento do Governo.
    É legítimo o posicionamento do Governo de Moçambique em tentar perceber quem são os terceiros que repentinamente entraram para esta relação(a firma que diz apoiar a família), já vos explico:
    Pode não ser prática ainda enraizada entre nós, mas em muitos escritórios fora, existe a figura de advogado angariador de clientes: os que ficam de plantão nas cadeias, funerárias, esquadras, que acompanham os serviços noticiosos, para verem quem está numa situação de aparente injustiça para depois entrarem em cena e “oferecerem” seus serviços.
    Até aqui tudo bem. Mas o que muitas vezes as pessoas não percebem, é que estes solicitadores, trabalham tendo em vista um único objectivo: o lucro e quanto mais frágil a outra parte for(família de Macie que presumo não saber o valor jurídico de uma procuração e seus limites de acção e nem sequer o valor de um contrato de honorários advocactícios), mais exposta ao risco de ser enganada.
    Primeiro: a família de Macie não pode assinar uma procuração dando poderes a advogados, sem que perceba e na língua que se comunicam (shangana, ronga, portugues), qual é o valor jurídico do documento que estão a ssinar e a força do seu teor, isto por uma questão de segurança e certeza jurídica para além de protecção dos interesses individuais.
    Casos como do Macie, rendem muito dinheiro em responsabilidade civil(porque é o Estado sul africano quem vai pagar pela má actuação dos seus agentes quando comprovado) e esta firma sabe disso, quem não sabe provavelmente é a família de Macie que se vai contentar com o que será dado.
    E tudo que for dado, será por força dos poderes que ofereceram na procuração, que terá como suporte um contrato de honorários advocactícios que vai determinar a percentagem para os advogados e para a família do Macie. (e o que está escrito no contrato, as percentagens e o resto, só a firma sabe e com a presunção de que a família de Macie também sabe).
    Agora pergunto:
    Saberá a família de Macie que pode estar a entrar numa cilada coberta pela lei?
    Sabe esta família o valor jurídico de uma procuração?
    Sabem ou tem ideia do que a firma que lhes assiste vai cobrar em honorários?
    Sabem que com o advogado oferecido pelo Estado não iriam pagar nada”?
    Sabem que os outros estão interessados somente no lucro?
    Ainda continua a achar que está a agir mal o Estado moçambicano?
    P.S. a firma já enceta uma fuga para frente quando impede o Estado moçambicano e sul africano de se intrometerem , isto porque sabem que a verdade pode ser reposta e nada melhor que semear a confusão nas pessoas e família.
    Uma coisa é certa: esta firma colocará todos os recursos para ganhar este caso, mas tal será feito no interesse exclusivo de um investimento a curto prazo do qual devem ter o maior retorno possível.
    See translation
    Like · ·
    • Macamo Thendai Infelizmente,é um caso de investimento curto e rapido retorno,aond esta a auto estima???See Translation
    • Rui Jorge Neves O que é dado a entender pelos orgãos de comunicação social (agora se estão a ser verdadeiros ou não é outra historia) é que o que se pretende com esta situação toda é que a familia acabe desistindo do referido processo acabamos ficando com a ligeira impressão que se evita um confronto diplomatico com o gigante que é a Africa do sul fazendo com que a familia enlutada baixe a cabeça e desista do processoSee Translation
    • Amosse Macamo a familia do Macie pode perdoar mas nao pode desistir(crime publico), ou referes te ao processo de responsabilizacao civil(nem o estado sul africano estaria interessado em que se desista desse, porque para alem da condenacao, olham para a compensacao monetaria como forma de minimizar a dor dos que ficaram e tambem reabilitar a sua imagem).See Translation

1 comentário:

Anónimo disse...

Online sеrviceѕ are noωadays avаiled іn almost thе entire part of world.
ϺIX is to use Pοlу - Vіеw, whiсh іs aѵailable
from the Downloads link at Yоu will геquiгe the Polyviеw
4. Аlso, thіs maκes ωebsites easy tο downloаd on the сomputer ωіth
diffеrent tуpе of configuгation.

Ргecise slicіng helрѕ іn rеvealіng the clеan and аpt codіng
struсtures for the wеbsіte, ωhich рlays а key гοlе
іn thе perfoгmance οf the ωеbsіtе on
variouѕ ρopular wеb browseгs
and search enginеs. A PЅD filе is a filе sаved under the PЅD fоrmat and it is an image fіle.
Тhе рroсеss of PSD
to HΤML convегѕiοn makes the designѕ of thе web
lауоutѕ morе functiοnаl anԁ easily acсessіblе.


Αlѕο viѕit mу sіte; hosting psd