terça-feira, 26 de março de 2013

13 novos distritos





Egidio Guilherme Vaz Raposo44 minutes ago ·


O nosso Governo mandou criar mais 13 novo distritos, num acto que representa pouco menos que dois biliões de meticais (37 milhões de dólares americanos) em despesa até 2015. São 13 novos administradores que devem ser identificados e nomeados; 13 novos Secretário-permanentes distritais; 13 novos directores de infra-estruturas distritais – estou a falar das três figuras que mais dinheiros gerem a nível distrital. São mais 13xFundos de Desenvolvimento Distrital, vulgo “7 milhões” para cada um deles e um peso assinalável para o orçamento do Estado.
Não estou certo se isto é bom ou mau para os cidadãos. Não estou certo se isto é investimento ou despesa. E não estou certo se isto representa alguma oportunidade para o desenvolvimento social das populações ou não.
Ora, não sei também onde é que o governo foi “cavar” dois biliões de meticais para financiar a reprodução de distritos quando o mesmo governo reclama de dinheiro para financiar serviços básicos a cidadãos.
Não sei o que move um governo a criar mais 13 distritos quando não consegue colocar se quer hospitais rurais em todos os actuais 128 distritos.
Não sei como o governo decide criar mais 13 distritos quando em algumas destas localidades, o mesmo governo não conseguiu colocar pelo menos mais dois furos de água nos últimos dois anos.
Não sei como este governo conseguiu arranjar 2 biliões de meticais para reproduzir 13 distritos quando não consegue ligar os distritos actuais à respectivas capitais provinciais ou entre eles com estradas apropriadas?
O que anima o governo a gastar somas substancialmente grandes para ideias confortavelmente adiáveis como estas?
É preciso relembrar que não se trata de 13 PARQUES NACIONAIS. São 13 distritos feitos de pessoas que há muito clamam pelo prometido desenvolvimento. E não se trata de 13 ZONAS DE REASSENTAMENTO ou CAMPOS DE TRÂNSITO. São distritos resultantes da divisão dos outros, cujas populações têm memória e consciência da falta de atenção a que sempre foram vítimas. Mas antes destes beneficiarem do essencial, precisarão acomodar o corpus político. Até quando, o povo?
PS: Leia a noticia sobre os 13 distritos aqui: http://bit.ly/Yd1Ei4
See translation
http://bit.ly/Yd1Ei4 www.verdade.co.mz




3Like · · Share


Leonel Sarmento, Erasmo Bone Alicene and 8 others like this.


Helder Bacar É preciso enquadrar 13 camaradas descontentes e como já não podem colocar nas emppresas públicas so restava essa ideia


Bayano Valy era preciso ver o pes e o orçamento do estado.


Avelino Namarrocolo Palhacadas sem nexo.


Egidio Guilherme Vaz Raposo Bayano Valy ver o PES para que? Para responder as minhas perguntas?


Bayano Valy os tipos enumeram o que vão realizar
  • Ibraim Carimo Recuso me a aceitar que foram criados distritos pra acomodar camaradas. Nao posso aceitar. E logo eu que percorri Cabo Delgado inteiro para auscultar a populacao sobre estas propostas. Ando desconfiado que sera o habito de criaticar que esta enraizado... ou talves nao, ah sei la. Mas, e que tal se olharmos para a razao de ser da proposta, vindas das comunidades locais, analisada pelo governo apos consulta publica, enquadrada dentro dos criterios area, populacao, infra estruturas, etc, realizada no espirito de aproximar os servicos do Estado as mesmas. As propostas foram apreciadas favoravelmente pelas Assembleias Provinciais e encaminhadas ao MAE. O direito a opiniao que a todos assiste talves nao seja bastante pra saber do absurdo que eh nascer na Aldeia Lusaka a 93 km da sede do posto de nairoto, dentro da area de caca, onde se partilha o espaco com animais ... e ter que mentir que nasceu algures no messalo do lado de Balama para nao ter que fazer 2 dias e meio a pe e cobertp de mosca tse tse pra sede do posto para efectuar o registo de recem nascido. Coisas como Manter o posto de murrebue no distrito de mecufi se ele ja foi absorvido pela cidade e todos assuntos da populacao sao tratados em pemba... mera questao de dinamica de desenvolvimento. Questionar a criacao do Distrito de Metuge sem conhecer as razoes de fundo.
  • Tony Ndzawana Sou mais pela municipalizacao do que pela "distritalizacao" que a vejo como a expansão de tentaculos do mesmo poder. Para mim a concorrencia política seria mais viável na almejada aproximação dos serviços do Estado às populações..
  • Sem comentários: