sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Veteranos defendem Cabo Verde federado e autonomia para as ilhas

Like · · · · Wednesday at 23:51
  • 6 people like this.
  • Miguel Duarte eu nao gosto!!! cabo verde ainda nao consegiu aplicar a descentralizaçao. deve haver um maior distribuiçao das politicas publicas . mas pensar em estado federado é insultar as pessoas!!!!!
  • Armando Santos SOU CONTRA TODAS AS PRETENÇÕES DE SE DIVIDIR CABO VERDE COMO ALGUNS MASACARADOS TRAVESTIDOS DE ILUMINADOS PRETENDEM.O STATUS QUE O GRUPELHO DE MINDELO PROCURA TEM'DE SER COM TRABALHO E UNIÃO EM TORNO DA CAUSA NACIONAL.SOMOS UMA NAÇÃO UNO, LOGO INDIVISIVEL!!!!!!!!!SOMOS OS TUBARÕES AZUL OU ESTA RESSACA É PASSAGEIRA???
  • Napoleao Vieira de Andrade Arquipélago ( ilhas ) por si necessitam de autonomia e na base de politica federativa estabelecer a nação.
    Deixemos que cada ilha respire sua vontade e na base de políticas de distribuição de riquezas da nação criar equilíbrio e harmonia entre as ilhas.
    Pois, esta deve ser o interesse maior.
  • Armando Santos CORRER-SE-IA O RISCO DE FICARMOS SEM REI NEM ROQUE!
  • Miguel Duarte muitso dos nossos politicos nao tem cultura democratica, é visivil que neste momento ("descentralizaçao imperfeita ") nao existe convergencia de ideias, imaginamos se houver uma regionalisaçao em base das ideias dos copiadores de théorias , havera muitas problemas em cabo verde.
  • Frank Da Silva sera que a organisaçao administrativa constitue o principal desafio para o desenvolvimento de cabo verde?? sera que a mesma é responsavel pelas "assimétrias" e "desigualdades" entre as ilhas? ou sera que deveriamos focalisar sobre outros fatores tais como os problemas estruturais da nossa economia e a nossa mentalidade e cultura subdesenvolvida???
  • Napoleao Vieira de Andrade É uma questão que nunca vivemos e, as vezes, sentimos esta sensação de pensar nas independências das ilhas, que não e bem assim.
    Cabo Verde é independente e as ilhas são autónomas, na base de políticas da federação.
    EUA é um estado federado, onde a riqueza da Califórnia é de longe superior à de Rhode Island. Mas tudo é estipulado na lei federal.
    Devemos criar as condições, agora, para que as ilhas se sintam livre e não dominadas por outras.
  • Miguel Duarte temos de repensar a nossa organizaçao administrativa , mas ele nao constitue o priciapal desafio pata o desenvolvimento. as imperfeiçoes da nossa organizaçao administrativa tem um effeito directo nas desigualdades entre as ilhas.
  • Napoleao Vieira de Andrade Cabo Verde
    ILHAS!
    Cada ilha região
    Cada região um poder politico regional
    Inspirado na Federação do poder das ilhas.
  • Armando Santos Penso que não é uma questão de dominio de umas em relação ás outras
  • Armando Santos As oportunidades estão aí, ao alcance de todos
  • Napoleao Vieira de Andrade Mesmo questão de impostos que serão regulados em termos de federais e regionais.
    E tantas outras questões, que merecem regulamentação federal.
  • Armando Santos O trabalho de casa, na região norte, neste caso, no municipio de Mindelo não vem sendo feito e não é de agora.Não se compreende que uma autarquia tão pequena como a de Ribeira Grande de Santiago consegue apresentar feitos grandiosos e uma autarquia como a de SVicente, com mais meios, mais capacidade, mais RHU, mais tudo, não presenteou os seus cidadãos com o minimo que se possa imaginar.O caso de SV é gritante, pois dorme-se á sombra da bananeira á espera das benesses do governo ou de Isaltino Morais!!!
  • Armindo Pires As vezes tenho dificuldades em perceber se certas ideias são retrogradas ou avançadas de mais. Pq temos estas manias de querer começar as coisas pelo fim? Pq não tentar consolidar a Democracia e uma descentralização efectiva em termos administrativos\organizativos em vez de pensar em monstros de barro. ALGUÉM TEM ESTUDOS CONCRETOS INDEPENDENTES DE CUSTO BENEFICIO E PLANOS DE MODELOS ADMINISTRATIVOS,...(Regionalização\Federalismo) QUE NÃO SEJAM MEROS "SOUND BITES" atirados para ar como tiros no escuro?? A regionalização até pode vir a ser uma realidade no futuro mas antes disso temos que preparar o terreno, dar outros passos concretos. Já agora já há algum estudo\resultado da melhoria em termos funcionais concretos da criação daquelas Cidades em Cabo Verde da noite para o dia?? Meu caro Armando Santos,concordo que SV pode ter problemas que tem a ver com incapacidade e alguma falta de visão dos dirigentes locais nos últimos anos,mas ver isso de forma tão simplista como se não houvesse outros aspectos a contribuir para actual situação de SV é escamotear a realidade. Se não houver medidas urgentes por parte do governo Central,dos dirigentes locais de SV,forças vivas\massa critica local para tentar resolver problemas de ordem estrutural graves,SV pode vir a ser o maior problema do País em todos os aspectos,é um barril de polvra com um rastilho prestes a explodir com consequências NACIONAIS imprevisíveis em todos sentidos. Pensar que basta criar formalmente regiões administrativas para resolver os problemas das ILHAS,parece-me excesso de utopia.
  • Joao Gomes Nem mais Armindo Pires! Nem sequer explorámos ainda todas as virtualidades do Municipalismo e já queremos dar o salto para a regionalização, como se essa fosse a panacéia para todos os males! O curioso é ninguém apresentar os custos e a forma de suportá-los! Parece-me tudo muito obscuro e com intenções apenas (salvo o devido respeito) de uma feira de vaidades, umas (ilhas) querendo suplantar outras ou evitar que outras continuem sendo o que são! Weird!
  • Napoleao Vieira de Andrade Regionalização não deve ser uma questão partidária, mas sim uma ação de cidadania ativa.
    Pensar Cabo Verde de forma desapaixonada.
    Está-se pensando no federalismo e outras formas de governo, já que esta atual forma está bastante polarizada e/ou centralizada.
    É melhor agir agora antes deste problema virar mais bicudo e tendencioso, capaz de produzir conflitos internos...
  • TubaroaLeta Helena Fontes Regionalização é uma treta!
  • Jorge Chantre Acho boa ideia a federacão. Assim havia tachos pra todos !!
  • Jorge Chantre Acho que 500.000 habitantes merecem bem 10 governos federais, um governo central, um parlamento, um senado, uma câmara alta, uma câmara baixa e 2 presidentes.
  • Marciano Moreira Stranhu: es veteranus, defensoris di ideias jenial, nunka konsigi konvense votantis sobri bondadi di ses ideias i, pur isu, nunka konsigi po ses partidus na Governu... Na verdadi, ses partidus, uns dja more, otus sta moribundu...
  • Jorge Chantre Acho que cada ilha devia ter dois governos. Um de cada partido. Assim acabavam-se as quezílias !
  • Armindo Pires Senhores defensores de REGIONALIZAÇÃO A TODO CUSTO,não basta pronunciar a palavra regionalização é preciso ir mais além,mostrar a vossa ideia concreta de regionalização,COMO,REGIONALIZAR PORQUE e PARA QUE,COM QUE MEIOS $$$,OBJECTOS CONCRETOS,QUE MODELOS,VANTAGENS,PODERES\COMPETÊNCIAS,...?? Sonhar é bom mas com os pés não!!! Como disse antes até pode ser o melhor modelo administrativo e organizativo para o País,mas como?? Regionalizar e depois fazemos estudos para ver se vale a pena?? Já agora,já vi alguns a defender 2 regiões,3,4 e até 9(uma Ilha uma região)basta dividir o bolo antes de ter os ingredientes,bater e por no forno a assar e mesmo que não tenhamos ingredientes vamos imaginar que temos?? Pq não come-lo antes de fazer também?!!!!! Desculpem-me a analogia! PS- Em tempos ouvi muito boa gente(Políticos sobretudo) a defender os GOVERNOS CIVIS como forma de descentralização e aproximar o poder dos Cidadãos,ISSO DEU EM QUE??
  • Jose Maria Gomes Rebelo Uma regionalização baseada em fatalismo ou numa arquitetura insensata de autonomia reclamada por alguns, com ou sem razão de ser, pouco servirá para aqueles que mais dele precisa. A população menos favorecida.
  • Armindo Pires Sem duvida Jose Maria Gomes Rebelo,regionalizar só com objectivos meramente Politico\Partidário para satisfazer uma certa "elite" com pretensões autonomistas meramente bairrista,pode não servir o País e ser calhar é mais um factor de desunião do que união e não atingir o objectivo que se pretende,desenvolvimento do País numa base de unidade nacional. Haver vamos!!
  • Jose Maria Gomes Rebelo Concordo contigo Armindo Pires. O modelo de “região ilha” induzido pela leitura muito próxima da opinião de uns (poucos) que na febre de 1975 “desejaram independência” de São Vicente e retomado de forma travestida na campanha “regionalizalização e autonomia de São Vicente” recentemente incentivada, pode se revelar, entre o fatalismo “ista” e o bati boka, uma certa vaidade que deve ser analisada descompexadamente.
  • Jose Maria Gomes Rebelo Partilho da opinião do João Joao Gomes. O empowerment dos municípios, seja através do reforço de alguns dos seus poderes, seja através de um hipotético “federalismo de municípios” que gozam de características complementares, sugere bastar-se para uma notável sustentabilidade governativa e desejada aproximação do poder do estado ao cidadão.
    Em fim, o municipalismo longe de um modelo esgotado, afigura-se como uma amostra com passos largos que merece ser aproveitada como base para fermentação de uma regionalização diferenciada.
  • Mendes Carlos Jorge Esta onda de reclamo deve ser visto com outra leitura. É um recado aos poderes instituídos que as ilhas não estão na sonolência geral. No entanto deve ser tido em conta sem por em perigo a coesão nacional. Sem contar com os custos e benefícios dessa hipotética ideia. Cabo Verde precisa sim de responsabilização, de responsabilidade, reforma do Estado, diminuição de custos, e muita criatividade sobre as questões comunitárias e locais. O resto é vento de pouca monta.
  • Napoleao Vieira de Andrade Fala-se na redução dos deputados nacionais; não existe melhor sistema do governo do que a federação das ilhas, onde cada ilha tem direito a 2 representantes deputados/congressistas, independentemente da grandeza ou da pequinês da ilha.
    EUA é um estado
    federado, onde a riqueza da Califórnia é de longe superior à de Rhode Island, mas tudo é estipulado na lei federal e com direitos iguais em termos de representatividade no Congresso. Todos os cinquenta estados tem 2 congressista cada...
    Devemos criar as condições, agora, para que as ilhas se sintam livre e não dominadas por outras. O sistema atual comporta 72 deputados e na previsão do federalismo comporta 18.
    Comparando os custos pode-se ver que o sistema federal é mais eficiente e menos custoso.
  • Jose Maria Gomes Rebelo Prezado Napoleao Vieira de Andrade se falamos de regionalização como aproximação do exercício do poder do estado ao cidadão, como comparar 2 deputados representando 279.000 cidadão e 2 deputados representando 86.000 ou 6.900 cidadão. O direito, inclusive da representatividade, deveria ser igual se todos os cidadãos têm os mesmos direitos. Não achas? E o mesmo referente a saúde,saneamento básico, agua electricidade, educação etc, etc...
  • Napoleao Vieira de Andrade Caro Jose Maria Gomes Jose Maria Gomes Rebelo estamos a falar na lógica de um sistema bi-camaralismo (um senado e uma câmara de deputados), que merece estudo dos constitucionalistas, políticos, etc.
    Nos EUA este sistema funciona lindamente.
  • Napoleao Vieira de Andrade Este sistema de governo que temos foi quase " importado"... A nossa Constituição e o sistema de governo tiveram parceria técnica, quase na sua totalidade, de técnicos estrangeiros.
    3 hours ago · Edited · Like
 

 

Sem comentários: