quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Sinais preocupantes vindos do município de Quelimane


Após terminar a voz, clique nos ícons abaixo para continuar

Ouvir com webReader

Ouvir com webReader
by José Belmiro on Wednesday, February 6, 2013 at 2:26pm ·


Causou indignação geral o facto da Presidência da República, o Governo e a família Guebuza terem tomado a triste decisão de oferecer o mega-almoço de celebração dos 70 anos de vida de Armando Guebuza, numa altura em que compatriotas nossos se afogavam em consequência das cheias que fustigam o país. Este acto condenável teve até direito a honras televisivas para que os moçambicanos, incluindo as vítimas da cheias, pudessem acompanhar este momento de celebração do Presidente Guebuza juntamente com os seus 1 000 convivas.

A oposição, aproveitando-se deste facto, desdobrou-se em moralismos até certo ponto excessivos para condenar a atitude do Presidente Guebuza. Chamaram nomes ao Presidente da República e sua família. Não é que para o meu espanto, ontem, tomei conhecimento, através da STV, que Manuel de Araújo, edil de Quelimane, militante do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) está a gastar um milhão de meticais para realizar uma festa popular denominada “Carnaval Chuabo”.

Não tenho nada contra as festas populares e acho de bom tom que os governantes apoiem as manifestações populares e o carnaval de Quelimane é uma marca indelével na cultura do povo de Quelimane. Entretanto, é do conhecimento de todos nós que o município de Quelimane e seus munícipes foram afectados pelas cheias e há, neste momento, pessoas que estão a atravessar momentos dramáticos, e não me parece razoável que Manuel de Araújo, na sua qualidade de edil, tire dos cofres municipais um milhão de meticais para promover festas.

O mais sensato na minha opinião seria adiar o carnaval, em consequência das cheias na província da Zambézia, incluindo o município de Quelimane. Manuel de Araújo, na sua qualidade de governante, deve ser solidário com outros compatriotas seus em Gaza, Maputo e Sofala que perderam tudo. Mas não é o que está a acontecer. Só na Zambézia, há mais de sete mil pessoas afectadas e mais de 10 pessoas morreram em consequência das cheias! É pouco senhor presidente Manuel de Araújo?

Da mesma forma que a oposição e outros sectores de opinião habituados a criticar Armando Guebuza, a Frelimo e o Governo, espero que tenham a mesma coerência e denunciem este acto simplesmente escandaloso e vergonhoso.

De uma figura como Manuel de Araújo, com reconhecido percurso académico e intelectual, era de esperar uma outra forma de estar na política. O recurso a camisetas, música, danças e bebedeiras não pode continuar a ser o expediente político mais apetecível para captar votos por parte de políticos moçambicanos. A política precisa de ser um espaço de trabalho e de debate de ideias e não um espaço para a promoção da bebedeira, do ócio e da estupidificação da sociedade e dos mais jovens em particular.

Como um político da nova geração, com o alto nível de instrução, exige-se que Manuel de Araújo seja portador de sinais de esperança. Que seja uma fonte de inspiração para que os mais jovens se interessem pela política e devolvam à política a nobreza que ela merece. Para que isso aconteça, o país precisa de políticos diferentes dos que temos hoje. Precisa de verdadeiros servidores públicos e não estes que hoje abundam no espaço público que usam o Estado e o povo para dele se servirem. Precisa de gente qualificada que faça uma gestão correcta dos bens públicos e faça a devida prestação de contas.

O país não suporta mais políticos que são avessos à prestação de contas e têm na desorganização organizada o seu modus operandi para pilhar cada vez mais ao povo moçambicano. O país precisa de mais trabalho e menos festas e, já agora, menos feriados e pontes. Precisamos de políticos trabalhadores e não aqueles que ficam um dia inteiro a desfilar pelas ruas da cidade em nome de carnaval.

Precisa de políticos trabalhadores, mais sensíveis, e não estes que sobrevoam zonas inundadas de helicópteros e montam palanques para fazer comícios dizendo ao povo que há cheias no país porque somos pobres. Precisamos de sinais de esperança já!

Aos autarcas dos partidos da oposição, exige-se seriedade e mais rigor na gestão da coisa pública. Precisam de mostrar que são diferentes da actual governação da Frelimo, em que, em muitas ocasiões, escasseiam exemplos de moralidade e ética pública ao mais alto nível da Governação!
José Belmiro in Jornal O Pais.



  • Metangula Niassa Sem comentários..

  • Nelson Badaga Badaga Se adiassem O valor gasto não seria o mesmo? Lembre-se que o carnaval e' do povo e não do MA

  • Sergio Domingos Mortar Mortar nâo tem nada haver,sâo coisas da vida

  • Egidio Guilherme Vaz Raposo Bom texto, próprio de quem esta a fazer oposição. Mas se formos aos contornos deste "um milhão" veremos que e muito mais que a simples compra de pombe ou carne de ovelha. Precisa compreender que grande parte do dinheiro gasto não foi pela goela abaixo, ou na folia carnavalesca. O dinheiro foi gasto em obras para Quelimane...Bem, vamos fazer as contas juntos para ver o que mesmo foi para comida? Quanto custa reabilitar um metro de estada? Limpeza de ruas, incluindo valas alagadas, luz? que não seria apenas para os dias da folia. Digamos, uma grande verba foi para obras publicas de reabilitação. Vimos o Manuel de Araújo no terreno, trabalhando terra-a-terra e solidarizando-se EM TEMPO útil com as vitimas de cheias do seu munícipe. Ademais, o auxilio veio de quelimanenses para quelimanenses. Não saíram carros, nem bicicletas de Maputo para acudir os quelimanenses...desde os princípios do ano. Agora a situação esta estabilizada e ele decidiu dar um sorriso de alegria aos Machuabo. Eu solidarizo-me com o Manuel de Araújo por dois motivos. 1-Porque conseguiu a nível local mobilizar recursos para estabilizar a situação de cheias pelo menos no seu município. No momento em que ele mais precisou não saiu nenhum tostão para la. Ele e o governo locais trabalharam e conseguiram. A situação em Quelimane não e escandalosa como a de Maputo. 2-Do tal milhão que tanto se fala a fatia de leão foi para obras de reabilitação municipal e pagamento de serviços básicos. No fundo, os quelimanenses saíram a ganhar com o Carnaval. E, mais do que nunca, os quelimaneneses aprovaram o Carnaval. não venha o Belmiro falar da solidariedade porque esta não houve quando os quelimanenses precisaram. Por ultimo uma pergunta: mesmo que todo o dinheiro tivesse ido para comprar pombe...qual e o problema? Quelimane eh uma autarquia e trata dos seus problemas como bem entender. E da mesma forma que foram ignorados, eles trataram de dançar seu Carnaval - que de resto sempre houve desde os tempos do Pio, com ou sem chuvas. Guarde esta critica a Guebuza.

  • José Belmiro "Bom texto, próprio de quem esta a fazer oposição" uma afirmação categorica....

  • Egidio Guilherme Vaz Raposo José Belmiro, sim, categorica nos termos por si propostos. Opoe-se ao carnaval sem se ater a particularidades históricas e respectivos antecedentes. não me faca de amnesico. Tenho memoria e vivi momentos dramáticos. apelas a emoção das pessoas para a solidariedade pro caraças...os quelimanenses estavam precisando desta solidariedade desde dezembro! estavas aonde? não gritaste pelo socorro dos quelimanenses porque? as contas do município batem certo e eles tiveram o fôlego para dar gosto ao pé. eh isto o que acontece em sociedades livres.

  • Inacio Ito Sitoe pelo que me recordo, "Revitalizar o carnaval em Quelimane" fazia parte do manifesto eleitoral do Araujo, entao ele apenas esta a comprir com o seu manifesto eleitorar, apesar de ter exagerado no valor orçamental da festa...

  • Nelson Badaga Badaga Bem falado Egidio Guilherme Vaz Raposo, a certas pessoas que nem se pronunciaram na grande festa que houve dos 70 anos e o José Belmiro foi um deles

  • PL Chissano Cultura tem um valor imensurável para um povo digno como o povo de Quelimane ou de qualquer ponto do pais. Se de facto o Araujo esta' a gastar um milhão de meticais para elevar a auto-estima de um povo k se identifica com os seus valores morais, 'e na minha óptica um grande contributo para ela. Um povo sem cultura, 'e mesma coisa que um cão vadio k não tem dono. Cheias vieram para ficar. Apenas para elucidar, nos falecimentos a gente chora, lamenta, mas no fim divertimos para aliviar a dor. Acredito k essa foi umas das formas k o Araujo encontrou pra aliviar a dor das comunidades afectadas.

  • Eliseu Soares Há helicopteros para sobrevoar passeiar no ar e não há helicopteros para socorrer a gente que se encontra em cima das casas a semanas. A festa dos 70 anos foi em directo que dignidade? Povo a chorar e a pedir socorro. O Araujo é um jovem inteligente, intelectual e de mérito prório trabalhador. Eu penso que o carnaval não se deverá cancelar, o apoio as comunidades quelimanenses chega sem interrupções, acho que será uma forma de solidarização com as pessoas que sofreram das cheias. O Araújo é novinho, entrou a pouco tempo na edilidade está fazendo muita coisa e que realmente quelimane se verificam mudanças, os jovens Moçambicanos devem se inspirar no Araújo que é o primeiro jovem na nossa história dinâmico. Carnaval Avante.

  • Gabriel Muthisse A logica do Egidio ee problematica. Muitos de noos vivemos em Maputo, mas nunca nos coibimos de criticar Nhancale, o autarca da vizinha Matola. Por outro lado, Araujo e Simango costumam ser-nos apresentados como os politicos do futuro, a esperanca governativa por que muitos anseiam. Ora, quando certas pessoas se insurgiram contra uma festa num passado recente, no contexto das cheias e do sofrimento que provocaram no paiis, parece-me uma questao de coerencia que se insurjam contra o esbanjamento de um milhao de meticais quando parte de Quelimane estaa submersa. Não ee verdade que a situacao de inundacoes estaa resolvida naquela cidade. Ha em Quelimane dezenas de familias que teem as suas casas alagadas. E ainda estaa a chover. Donde o Egidio foi buscar o dado de k a situacao estaa controlada? Se juntarmos o facto de que na vizinha Morrumbala centenas de pessoas estao em centros de reassentamento, ver-se-aa que a situacao ee em tudo identica ou pior aa que se criticou semanas atras. Coerencia ee isso Egidio. E não buscar desculpas esfarrapadas quando ee um dos nossos (apesar de não ter a certeza em relacao a este aspecto). Ja agora, que estradas foram arranjadas com parte desse milhao, Egidio. Quanto ee que foi destinado para essas obras a que te referes. Para mim esta possinilidade que levantas soa inverosimel. Soa a invencao desculpalizadora de ultima hora.

  • Egidio Guilherme Vaz Raposo Ilustre Gabriel, a nao ser que estejamos interessados em fazer politica aqui, eu julgo que coerência deve ser a marca sim de todos nos. Este um milhão pode soar muito aos olhos do povo. Para por as coisas em perspectiva, um milhão de meticais eh pouco para pagar o som, apenas SOM que o PR usa para chamar os outros de tagarelas em apenas quatro presidências abertas. Estou a falar de SOM. Dois, as obras em Quelimane nunca e jamais pararam, de tal sorte que o povo apenas agradeceu pelo momento de alegria que teve. Três, não caiu nenhuma "porra" de solidariedade em quelimane vinda de Maputo, ao contrario do que esta a acontecer agora, em que camiões nao param de se fazer a estrada para Chokwe e outras partes do Sul de Mocambique. Os do SUl de moçambique tem sangue azul e os de quelimane sangue de barata para nao merecer mesma atenção? Fale-me de coerência. Ou a situacao em quelimane esta mesmo estavel de tal sorte que o "sururu" nao veio de Quelimane mas sim daqui de maputo, de quem nunca se lembrou de Quelimane quando em Dezembro e Janeiro Araujo estava sozinho a tratar de seus municipes. Nao me deixem mentir, Araujo tem sob controlo a situacao de cheias em Quelimane, dentro de suas insuficiências e dos esbarro que tem enfrentado. Superou-se! E a festa veio mesmo a calhar, porque eh das poucas que o município organizou nao para agradecer, mas manter viva a tradição. Coerencia, precisa-se mesmo.

  • Claudio Oliveira Amone Chivambo O Post do José Belmiro, é infeliz quando olhamos para os contextos, contornos e momentos dos acontecimentos bem como o envolvimento das contra partes. Belmiro, o que aconteceu na presidência foi uma autentica demonstração de falta de escrupulos da qual até a TVM não escapou por força do escovismo. Para variar, o Presidente da República, apercebendo-se da pouca vergonha serve-se da manobra de viagens adiadas para servir ao seu povo o que não foi mau "antes tarde que nunca", porém, voltou a tropeçar ao aparecer em Chokwé de helicoptero e durante seu pronunciamento ao seu patrão/Povo de Chokwé no caso vertente, ter dito que o cenário serve para mostrar o quão pobre "somos" e que caminhamos no discurso certo quando dizemos lutar contra a pobreza,...Discurso mediocre para alguém que se diga simbolo da Nação. Em Quelimane, foi tudo de como já foi dito (cumprimento do manifesto eleitoral, aval do povo que alias, participou massivamente, etc etc). Faz sentido quando questiona-se "Será que Moçambique é só Maputo?", uma vez que, mesmo tendo a noção de que Gaza foi mais fustigada pelas calamidades, para o Sul donativos vêem de todos os cantos e varios são os gestos (valores monetários, materiais, géneros alimenticios,..), são jovens moçambicanos do movimento solidário do FB, dos partidos, empresários, países vizinhos, parceiros de cooperação,... que graças ao trabalho levado a cabo pelos jornalistas e usuários dasTics fazem ecoar o grito dos necessitados unidos por uma causa sem ater aos aproveitamentos políticos que certos órgãos de informação fomentam. Senhores, são os moçambicanos e não os partidos que estão nesta causa. Os representantes do povo, o governo eleito, ao invés de exortar aos pobres para que se juntem a causa, aparecer nos mídias para reclamar por mais apoios, fariam um bem maior se tirassem de seus bolsos para ajudar os que os delegaram suas liberdades e/ou representatividade.

  • Naine Mondlane Bem dito ilustre Egidio!!!!

  • Naine Mondlane Sem comentarios Claudio Oliveira............... !!

  • Gabriel Muthisse Neste caso o Egidio sabe pôr o valor em perspectiva. Gostaria de ver essa perspicacia em todos os casos. Não ee soo Gaza em Quelimane que teem problemas. Maputo os teve, Chibuto os teve, Inhambane os teve, Nampula os teve, Morrumbala os teve. A atencao a Chokwe não se deve a sangue azul nenhum. Ee simplesmente porque ali o efeito foi mais devastador. Egidio Vaz sabe disso. Considero esse truque regionalista muito atipico de ti. Costumas estar fora desses truquezinhos. Chibuto ee sul e laa não houve caravanas. Inhambane ee sul, e laa não houve caravanas. As provincias do norte de Gaza, virtualmente isoladas sao do sul, e não houve caravanas. Mas jaa vejo atencao especial para Morrumbala, que ee genericamente norte. Porque se considerou k a situacao laa era grave. Insisto num aspecto: não ee verdade, e Egidio sabe disso, que a situacao esteja controlada em Quelimane. Haa laa dezenas de familias com as casas cheias de agua. E estaa ainda a chover. De que controlo o Egidio estaa a falar. Essas centenas, se não milhares, de pessoas, tambem festejaram com o milhao do municipio? O amigo estaa a ser de uma incoerencia assustadora! Veja que eu ainda não expressei a minha propria opiniao sobre essas festas todas. Estou apenas a interpelar os citicos pela sua evidente e estranha incoerencia critica. E, por favor, deixe esse discurso de que em Quelimane a situacao estaa sob controlo. E espero que Araujo não o retome. Tem o potencial de irritar as muitas familias que estao a sofrer com as chuvas. A situacao ainda ee grave.

  • José Belmiro A minha consciência não me permite saudar uma festa num Municipio onde a população está sofrer em consequência das cheias. A minha consciência me permite deixar de enviar um reparo a este jovem edil...a ideia de que só o Governo da Frelimo é que é mau e os da oposição são vítimas precisa ser denunciada. O Araújo deu um tiro no su próprio pé.

  • José Belmiro não me permite....

  • Lazaro Mauricio Bamo So uma pergunta ao Egidio, sabe que esta financiar as obras mais concretamente as drenagens.

  • Felix Dzowo Um peso, duas medidas, tipico!
    Nem pela FB, nem pela TV(que e' reporter/jornalista) expressou-se sobre as amoralidades dos dirigentes politicos, no caso concreto do PR.
    Esse e' o maior pecado dos jornalistas mocambicanos, por quao profissionais que for
    am...de modo que denuncia uns, faca com outros!
    caso contrario, o vosso professionalismo, a vossa credibilidade, a vossa transparencia estao em causa, restando-nos apenas designacoes merecidas - Jornalismo a reboque...assim bananaliza o Estado e os seus elementos, numa altura de campeonato complexo - a democracia.

  • Edgar Mundulai Barroso Amigos, ha muita politiquice e oportunismo politico aqui. Ha factos bem distintos:

    1. A area de jurisdicao de Manuel de Araujo eh o municipio de Quelimane. Nao eh Morrumbala, Gaza ou mesmo todo o Mocambique, como eh a do Presidente da Republica.

    2
    . O carnaval eh de toda a cidade de Quelimane, nao eh a festa de aniversario NACIONALIZADA do cidadao Armando Guebuza.

    3. O valor alocado pelo Municipio de Quelimane para financiar o carnaval local estah devidamente orcamentado, o valor que a TVM gastou para transmitir durante quase um dia inteiro a festa de um unico cidadao nacional nao o estava. E nao eh soh o custo de transmissao televisiva em directo que foi usado para fins indevidos (passiveis de criminalizacao mesmo), foi tambem a agua, a luz e o espaco (Ponta Vermelha).

    4. As inundacoes em Quelimane acontecem todos os anos, com maior incidencia neste periodo do ano. Entretanto, em nenhum ano aquele povo deixou de festejar o seu tradicional carnaval por isso.

    5. Ha claramente um oportunismo politico ao tentar comparar um evento municipal com uma festa pessoal e privada, usando o mesmo peso e a mesma medida.

    Tenham vergonha na cara!

  • Nelson De Oliveira epaaa acho que este Pais mesmo assim..... nao sei onde iremos parar, nao sei nao

  • Nelson De Oliveira epaaa acho que este Pais mesmo assim..... nao sei onde iremos parar, nao sei nao

  • Naine Mondlane Grato meu caro Edgar Mundulai Barroso'. : -)

  • Egidio Guilherme Vaz Raposo Edgar Kamikaze Barroso respondeu toda hipocrisia. Parabéns doutor por ter nos curado desta gripe hipocrititie. Hehhene

  • José Belmiro Reitero o que disse anteriormente: Os presidentes dos Municipios da Beira e Quelimane e seus líderes não estão isentos de serem criticados. Da mesma forma que se critica Guebuza pela mega festa na ponta vermelha é legitimo se criticar Araújo pela festa em Quelimane. O dinheiro é também dos cofres públicos e esta Cidade enfrenta um desafio maior que é prover assistencia as vitimas das cheias. Algumas pessoas aqui podem estar a aproveita-se do meu post para fazer política isso não é meu problema. Deixei ficar a minha opinião em liberdade e continuarei a lutar pela liberdade e diversidade de opiniões...

  • Naine Mondlane Assino por baixo.......

  • Julio Mavota As chuvas que vem caindo no nosso país, arrastam tudo o que a população tem, mas nao arrastam a nossa humanidade, portanto, ser solidário com o próximo, é o mínimo que cada um de nós deveria estar a fazer (principalmente os nossos dirigentes) neste momento de dor nas "N" famílias que perderam tudo com as enxurradas. será que tem que ser o vizinho a aparecer com o pouco que tem para ajudar nossos irmãos enquanto nós estamos a deliciar-mo nos de nacos de frangos, camarão tigre, bifes de diversas carnes regados a maravilhosos wiskys provenientes da Escócia em mega festas? critica se diariamente o edil da Matola mas, neste momento, anunciou publicamente ontem que estava cancelado o jantar de gala que anualmente acontece na celebração do 5 de Fevereiro, para encaminhar o dinheiro que seria usado nesta festa, para as vítimas das cheias. porque nao seguir o exemplo?

  • Felix Dzowo Ninguem atenta a sua liberdade, caro Belmiro, mas que a critica tenha enquadramento consequente e menos tendeciosa!
    No dia 20/01/13, a vossa TV inclusive estava montada em elogios e propagandas de culto de personalidade do cidadao PR, em nenhum momento aproveitaram a vossa posicao para fazer observacoes que fazes hoje ai esta a questao: Um peso, duas medidas...!
  • Felix Dzowo Ninguem atenta a sua liberdade, caro Belmiro, mas que a critica tenha enquadramento consequente e menos tendeciosa!
    No dia 20/01/13, a vossa TV inclusive estava montada em elogios e propagandas de culto de personalidade do cidadao PR, em nenhum momento aproveitaram a vossa posicao para fazer observacoes que fazes hoje ai esta a questao: Um peso, duas medidas...!
    See Translation
  • Egidio Guilherme Vaz Raposo José Belmiro Parabéns por trazer esta reflexão que apenas está incompleta no enquadramento que Edgar Kamikaze Barroso sabiamente colocaSee Translation
  • Gabriel Muthisse Acabo de ver Quelimane inundada. Na parte urbana! Com barcos e tudo! Se na parte urbana estaa assim, alguem imagina como estaraa a parte mais pobre da cidade? O que a STV mostrou confirma o que eu disse, que a situacao continua grave. E desmente a afirmacao de Egidio Vaz de que a situacao estaria controlada e, por isso, propicia a festas pagas com dinheiros publicos. Por outro lado, vi grandes empresas a doarem cheques e bens para apoiar Cidade de Maputo, Gaza e ZAMBEZIA. Este facto deita por terra a afirmacao de k as ajudas estariam a ser direccionadas para uma regiao (tambem feita por Egidio). Se no passado se criticou uma festa porque havia enxurradas no Maputo, insisto que, em nome da coerencia, se deveriam condenar festejos numa altura em que na propria Zambezia ha pessoas a morrerem por causa das cheias. A hipocrisia, a falsidade, o oportunismos politico e a falta de um minimo de vergonha se nota nesta dualidade de criterios. Se achar conveniente emitirei a minha propria opiniao sobre estas festas. Neste momento estou apenas a visar os hipocritasinhos de pacotilha que enchem os espacos de opiniao no paiis. Descobre-se-lhes quando ee um deles a dar o tiro no pe. Inventam os argumentos mais incriveis.See Translation
  • Helder Manuel Massinga Concordo mano pois se a causa e para o bem dos inudados esse gesto de apoio deve ser extensivo sem olhar para as cores partidarias e muito menos ser feito com a intensao de cacar o que todo mundo deve entender o que quero dizer com o termo cacar nos tempos que se aproximam.Mais uma vez digo,nao existe Araujo,Daviz,dlakama e nem Guebuza,mas sim mocambicanos a todos extratos sociais preocupados com as vitimas das cheias,se assim os podemos chAmarSee Translation
  • Egidio Guilherme Vaz Raposo Eu nunca disse que Manuel Araújo PRENDEU A CHUVA quando me referi que ele tinha a situação controlada. E não falei da Província da Zambézia. Falei de Quelimane. Este filme de cheques e doações é bicharada. Documenta a falência da competência d e quem tinha o dever de intervir. Em vez de fazer isso entretém-se no exibicionismo, roubando de um lado para alegadamente dar os outros mais expostos a miséria. Nada o que o ilustre Gabriel Muthisse rebate o que eu ou Edgar Kamikaze Barroso disse. São dois caminhos paralelos. Maisbuma vez repito: eu não disse que Araújo tem sob controlo as chuvas ou rios. Eu disse que ele tem sob controlo os meios para intervir sempre que for necessário. E se não tiver ele sofrerá com os seus pares. Foi sempre assim que aconteceu em Quelimane.See Translation
  • Gabriel Muthisse "Agora a situação esta estabilizada e ele decidiu dar um sorriso de alegria aos Machuabo". Esta afirmacao ee tua meu caro Egidio. Foi Vossa Excelencia que disse que "agora a situacao estaa estabilizada" e que isso justificava os festejos feitos com dinheiros publicos, numa altura em que ha gente a morrer. See Translation
  • Gabriel Muthisse Esta afirmacao tambem ee tua, Egidio Vaz: "Eu solidarizo-me com o Manuel de Araújo por dois motivos. 1-Porque conseguiu a nível local mobilizar recursos para estabilizar a situação de cheias pelo menos no seu município." Estabilizou mesmo? Quando ha ainda centenas de casas alagadas? Quando no meio da cidade se anda de barco?.See Translation
  • Antonio A. S. Kawaria Mas será que a quem não viu Araujo Manuel, logo a primeira hora com botas lá nos bairros?See Translation
  • Gabriel Muthisse As pessoas que estao a sofrer não se libertam do sofrimento por ver Araujo, Daviz, Simango ou Nhancale demagogicamente de botas, chapinhando na lama. Essas pessoas querem muito mais que isso, caro Kawaria.See Translation
  • Antonio A. S. Kawaria Falei de ele trabalhar para atenuar o sofrimento, meu caro Gabriel Muthisse. É isso que eu disse.See Translation
  • José de Matos Eu nao tenho qualquer problema com a inquietaçao do estimado José Belmiro e aceito que ninguem esta isentoi de ser criticado, mas se acreditam que os que criticam a festa guebuziana tambem deviam criticar Araujo Manuel, entao, usando a mesma bitola, os que nao criticaram a festa guebuziana tambem nao deviam criticar Araujo. Gostei muito do modo sintetico como os ilustres Egidio Guilherme Vaz Raposo e Edgar Mundulai Barroso colocaram as questoes e se elas nao forem coerentementew rebatidas, cheira-me a oportunismo politico.See Translation
  • Zé Nhantumbo Nem perco meu tempo a ajudar todos esses. Trata se dum bando de parvos. Pk chegado a hora d fazer sentir o poder dles vao lhe votar novamente.Gente burra pa.See Translation
  • Zé Nhantumbo Nao tmx precupados em li ver la d botas .max sim em alocar esse valor as vitmas das cheias. Carnaval acho eu k e mais um d entre varios nao e nada isso.See Translation
  • Artur Jorge Cecilia Capitao comparando:
    1.carnaval: festa do povo de quelimane, e a festa dos 70 foi exclusiva e pessoal, nesse caso do presidente Armandinho.

    2. carnaval: entretenimento e tradicao, qualquer um tem a chance de la estar, entreter-se, sem muito luxo. e na pr
    esidencia: convidados finos, gente com "nome na nomenklatura", restrito.

    3. Carnaval, duvido (se nao mesmo tnho certeza) q nao sera transmitido na tv na qual todos contribuimos, a festa dos 70 teve 5h de transmissao em directo, e mais bonus no mocambique em concerto.

    4. magnitude. Araujo governa um pekeno territorio, "todos" residentes vêm carnaval de bons olhos assim como o gesto do edil, Araujo nao deve satisfaxaoes quem esta em Machipanda, Chokwe, Zimpeto, Cuamba... ou ate Morrumbala (ao minomo pode solidarizar-se) mas o PR, o tal q nos "presenteou com uma pomposa festa" tem uma "obrigacao" de ter em conta a todo imperio, incluindo Quelimane, e todos os 22 milhoes e nao apenas os seus proximos, os 1000 presntes na ponta vermelha.

    5. Araujo foi acompanhar de perto, do jeito humilde q o caracteriza, Guebuza voou pra Chokwe pra fazer campanha, responder os criticos, aproveitar-se da situacao.

    com isso ha semelhancas sim entre os 2 casos (o fenomeno natural), mas as DIFERENCAS sao tao enormes, que acho infeliz tentar generalizar o comportamento dessas duas figuras no contexto acima.
    See Translation
  • Francisco Rodrigues Tavares Oi José Belmiro, as criticas sao sempre bem vindas, mas dessa vez nao fizeste a investigcao que nos tem habituado na Stv. hora vejs-se:See Translation
  • Francisco Rodrigues Tavares O Edil a quando das enxurradas em Quelimane, foi a pessoa que mais se empenhou andando porta a porta por todos bairros a visitar os atingidos, proporcionando-lhe condicoes minimas para a sua comodidade. E' pena que nao estas aqui em Quelimane. por isso a sua critica tem razao de existir. o conselho municipal de Quelimane criou Gabinete de assistencia social que se reune todos os dias pelas sete hora com intuito unico de prestar assistencia aos necessitados. confesso-lhe que nessa cidade onde resido nao ha quem ainda nao foi assistido e criou-se condicoes de comodidade para todos. quando eu vou a uma festa e deixo alguem em casa, tenho que garantir que a pessoa que deixei em casa nao lhe falte nada. isso pelomenos foi acautelado, ate' porque o Presidente do municipio ponderou em adiar o carnaval mas que depois os proprios municipes atingidos foram que deram forca para que o carnaval se realizasse. agora fazer uma anologia com homem de helicoptero nao acho certoSee Translation
  • Egidio Guilherme Vaz Raposo AI esta o testemunho de quem vive em Quelimane, meus caros. Sera que podemos dar ouvidos ao Francisco Rodrigues Tavares ? Bem, normalmente antes de falar sobre algo, pelo menos faço três chamadas a pessoas que julgo poderem ajudar na minha analise. Foi o que fiz. E aqui esta a confirmação. Obrigado mano Tavares por nos trazer FACTOS e não Suposições. Quando eu disse que a situacao estava controlada, era disto a que me referia.See Translation
  • Francisco Rodrigues Tavares Ate' porque o Conselho Municipal de Quelimane, atraves do seu gabinete de assistencia social, montou uma tenda no local da realizacao do carnaval para recepcao das doacoes, onde os municipes estao a solidarizarem-se, depositando alguns produtos. Aqui a dinamica e' outra. Nao se brinca em servicoSee Translation
  • Mahembas Simango Na Matola Nhacale suspendeu a festa em solidariedade
    em Quelimane Araujo gasta 1milhao em festa enquanto milhares morrem.
    See Translation
  • Lazaro Mauricio Bamo Belmiro vc cometeu um grande erro ao denunciar a vergonha de quelimane. Os guardios da incompetencia da oposicao vao te atropelar. Vc tem os no lugar e bem equilibrados e mostra neste texto que vc nao esta contra ninguem mas quer contribuir para o bem estar social de todos. Neste pais eh um mito e ate pretexto de exclusao de fundos filantropicos uma ousadia desta natureza. Tu foste sincero diferentemente de muitos que apenas quem angariar likes, alias, sua condicao basica para continuar aqui.no FB.See Translation
  • Carlos Benildo Gostaria de parabenizar o Jose José Belmiro pelo seu ponto de vista, mas peço-lhe que da próxima vez traga FACTOS concretos com devida credibilidade de que estão a acontecer, por que desta vez deu tiro ao seu próprio pé. Estão ai as declarações do Francisco Rodrigues Tavares, são claras e evidentes. E para o Mahembas Simango podia apenas lhe apelar para que pare de ser lambe-botas e pensar em algo melhor que possa resgatar a tua dignidade perdida.See Translation
  • Lazaro Mauricio Bamo É incrivel a capacidade de muitos amigos para defender o que todos dias dizem criticar, afinal é por uma questão de conveniência. Para mim a questão nem tem necessariamente a ver com a festa dos 70 do PR, mas estamos a falar de um caso concreto em Quelimane, onde muitos bairros foram afectados pelas chuvas. Saibam que estão a prestar mau servico ao Manuel de Araujo Manuel, ao legitimar uma prática pouco elegante da edilidade. Há uma empresa que deu medicamentos as vitimas de Chokwé, num valor de 1 milhão podia o edil ter feito o mesmo. Não é nada tirar fotos de botas e colocar no FB, as vitimas nem tem acesso a esta rede, elas querem apoio de facto, e nós, guardiões da mentira estamos aqui a legitimar e a dizer que o carvarval estava orcamentado e programado. E a Festa do PR nao estava programada? Acham que ele devia deixar passar em branco os seus 70 anos? falamos como se tivessemos vivido um cenário em que o chefe do estado desviou o apoio as vitimas das cheias para custear as despesas da sua festa. falamos como se as vitimas nao estivessem a ter apoio. Muitos de vcs aqui, com algumas excepcões claro, falam de solidariedade mas nunca se quer doaram um litro de água a estas pessoas. Guebuza adiou sua agenda para ir la ver e acompanhar de perto a situacao. Mesmo que ele tivesse adiado a sua festa, as cheias nào podiam ter parado, a água do limpopo nào podia ter reduzido só porque Guebuza adiou festa para atender as vitimas. Naquele dia da festa ninguem previa os danos que podiam ser causados nos dias subsequentes. Estamos aqui perante um investimento de má fé, de pessoas que querem aparecer e gostam da desgraca, pois só com esta é que está garantida a sua presenca no FB. Continuam a dizer que Manuel deve olhar para Quelimane apenas, continuam a dividir o país, deviam dizer ao Deviz Simango para apoiar as vitimas em Quelimane e não em chokwe, pois lá tem o seu edil. AJUDEM O MANUEL A GOVERNAR PORQUE ELE ESTA A APRENDER, NÃO ILUDAM O NOSSO AMIGO. PS: Se calhar é pelos copos e fotos de convivio com o edil que fazem isso. CRESCAM E APARECAM RAPAZESSee Translation
  • Lazaro Mauricio Bamo Caro Tavares, já ouviu falar do INGC, acha que quando o PR estava em festa o INGC também estava na Ponta Vermelha? Sim Egidio Guilherme Vaz Raposo, vamos fazer hossanas ao Tavares, pois como ele vive em Quelimane só a ele devemos dar ouvidos, francamente. A questão não é se as pessoas tinham assitência ou não, alias esta não é exclusiva da edilidade mas do estado, do INGC e de todos nós. Já imaginou alguem a curtir o carvanal e depois não ter onde ir para dormir? Tem certeza que as pessoas em Quelimane tem tudo? Acho que estão a tentar arrastar o José Belmiro a toca para chamboqueá-lo por ter tido coragem que muitos não tem, CRITICAR A OPOSICÃO. Ele cometeu um crime de honra para com os guardiões do templo do MDM, que ainda que tenha o tecto nú, seus sequazes vivem na ilusão de que está tudo bem.See Translation
  • Araujo Manuel Hehehehhehehe! Mano Belmiro! Gramei do artigo! Bem conseguido! Parabens! Convido-te a passares ca o fim de semana e viveres na carne o 'Carnaval"! Vens na sexta e voltas no Domingo ou na segunda feira! O Carnaval Zambeziano e inadiavel! Nao julgue Galileia com leis de Roma....! Te aguardo mano! MASee Translation
  • Egidio Guilherme Vaz Raposo Bamo pa, come on! Obrigado por distorceres o sentido do meu comentario! Parabens.See Translation
  • Antonio A. S. Kawaria Lazaro Mauricio Bamo, o que é que o José Belmiro denunciou? Porque repetes as mesmas comparacões de Carnaval dos munícipes com a festa pessoal de Guebuza? Porquê não comparas com Gwaza Muthini e o canhu onde alguém aqui até disse ia beber? Penso que Belmiro está sabendo que devia ter procurado saber primeiro sobre como o município de Quelimane estava enfrentando o problema das enxurradas. Eu quero acreditar que Belmiro não tinha os mesmos interesses que os teus, Bamo.See Translation
  • Lazaro Mauricio Bamo Egidio Guilherme Vaz Raposo, sou livre e interpretar o que dizes como também o fazes em relacão aos outros, nunca pode eperar que eu faca likes em coisas que não concordo. António kawaria, de que interesses está a falar. A VERDADE DOI MAS ELA DEVE SER DITA E A MÁSCARA DOS PUXA SACO DA OPOSICÃO DEVE CAIR. Posto isto, retiro-me deste debate e as hossanas ao Carnaval podem prosseguir, aliás, podiam pedir ao Araujo Manuel para irem a Quelimane também passar final de semana. AbracosSee Translation
  • Egidio Guilherme Vaz Raposo Bamo, e mesmo por isso que dise parabens. Por reconhecer a sua liberdade em poder distorcer o que eu digo. Parabens mais uma vez.See Translation

Sem comentários: