quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Rússia-Brasil: posições e objetivos comuns: Voz da Rússia

21.02.2013, 14:43, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
Rússia, Brasil, encontro, Dmitry Medvedev, Dilma Rousseff, diplomacia, cooperação
RIA Novosti

Energia, espaço, produtos agrícolas, desenvolvimento de pequenas e médias empresas, educação – são os temas que o primeiro-ministro russo Dmitri Medvedev discutiu no Brasil. O programa de trabalho na organização de grandes eventos esportivos foi um tema à parte.

Os Jogos Olímpicos e os campeonatos de futebol dão à Rússia e ao Brasil a possibilidade de compartilhar suas experiências, disse o primeiro-ministro russo.
Dmitri Medvedev veio ao Brasil a convite da presidente Dilma Rousseff. O encontro entre eles foi o primeiro no programa da visita. A conversa tornou-se uma espécie de desenvolvimento do diálogo político que se estabeleceu entre a Rússia e o Brasil no nível mais alto: desde 2002 houve duas visitas do presidente russo ao Brasil, e quatro – do brasileiro à Rússia.
Os dois países têm uma abordagem comum às soluções das principais questões globais. Uma delas é a cooperação com base em interesses comuns. Isto se aplica aos principais temas da agenda: assegurar a segurança global e regional, aumentar a estabilidade econômica e ampliar a luta contra o terrorismo internacional.
Ao mesmo tempo, a Rússia e o Brasil estão trabalhando no desenvolvimento da cooperação multilateral no âmbito do BRICS – uma união de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que nos últimos anos tem desempenhado um papel importante na arena mundial. São também semelhantes as posições dos dois países sobre a natureza da interação no Grupo dos Vinte (G20), que a Rússia e o Brasil veem como uma plataforma influente para discutir questões econômicas.
Parte da visita de Dmitri Medvedev foi a sexta sessão da Comissão de alto nível sobre cooperação Rússia-Brasil. Nela foi considerada uma lista volumosa de questões regionais e internacionais. O foco principal foi o de trabalhar em conjunto na ONU, BRICS, bem como no G20 e na OMC.
Foi dada especial atenção à cooperação educacional, científica e técnica entre a Rússia e o Brasil. O resultado desse trabalho é um memorando assinado sobre a implementação do programa brasileiro "Ciência sem Fronteiras", que foi anunciado ainda durante a visita de Dilma Rousseff a Moscou em dezembro. No âmbito desse programa, estudantes brasileiros vão poder estudar nas melhores universidades do mundo, incluindo as da Rússia.
A cooperação russo-brasileira no campo da exploração espacial está hoje numa posição privilegiada. Hoje foi noticiado que na Universidade de Brasília foi instalada uma estação para determinar a distância até aparelhos espaciais.
Mas, é claro, uma das principais questões da agenda foi a da expansão do comércio entre os dois países. No final de 2012, ele chegou aos 7,2 bilhões de dólares. No curso das últimas negociações foi estabelecida uma nova meta – 10 bilhões de dólares. E isso é possível já num futuro próximo, disse Dmitri Medvedev:
"É muito importante que no decurso destas reuniões nós planejemos novos projetos, comparemos notas sobre os vários aspectos de nossa cooperação comercial e econômica. Eu creio que a tarefa de levar o nosso comércio ao nível de cerca de 10 bilhões de dólares por ano é absolutamente realizável e corresponde ao potencial das nossas economias. Espero que ela seja realizada nos próximos anos. E estamos falando de relações em todas as áreas".
Quanto ao trabalho em projetos econômicos conjuntos, um papel muito importante é o da energia. Por exemplo, a empresa russa Silovye Mashiny (Máquinas de força) não só fornece equipamentos para hidrelétricas brasileiras segundo acordos anteriores, mas pretende continuar desenvolvendo a cooperação neste domínio. A Corporação Enrgomashexport está também ativamente explorando o mercado brasileiro de hidrelétricas. Em paralelo, estão se desenvolvendo as relações entre a Rússia e o Brasil na área de cooperação em petróleo e gás: a empresa russa Gazprom, em novembro de 2011, abriu um escritório no Rio de Janeiro.

Sem comentários: