sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

PR convoca Bento e Tavares



Luanda - O Presidente José Eduardo dos Santos convocou pela primeira vez, na semana passada, o governador da província de Luanda, Bento Bento, e o presidente da Comissão Administrativa de Luanda, José Ferreira Tavares, para esclarecer alegadas fricções internas.
Fonte: NJ
Reunidos durante uma hora na sede do partido, José Eduardo dos Santos ouviu a versão de cada um, tendo na oportunidade aconselhado os dois a levarem a bom porto o programa de governação do MPLA a nível da província de Luanda.
“O Presidente José Eduardo dos Santos quer contar com estes responsáveis, que são militantes influentes do nosso partido”, disse uma fonte deste jornal, adiantando que depois da reunião nada transpirou para os membros do partido.
Para a mesma fonte, o mau clima principiou quando um grupo de intriguistas começou a especular que José Ferreira Tavares ambicionava o posto de governador provincial de Luanda.
Para alguns analistas, o clima de tensão no Governo da província de Luanda não tem de existir, porque os decretos presidenciais são claros em termos de poderes e competências.
Recorda-se que na última reunião do Comité Central do MPLA, o presidente José Eduardo dos Santos, admitiu haver problemas de relacionamento entre os militantes do MPLA que ocupam funções partidárias e político-administrativas, particularmente em Luanda, onde disse “a situação é muito mais grave”.
“A situação mais grave é a que temos hoje na cidade de Luanda, onde estas contradições e incompatibilidades do género estão a prejudicar o trabalho do partido e do estado”, afirmou na oportunidade. Segundo o líder do MPLA, a situação é demasiado evidente ao nível dos municípios e comunas, particularmente nos grandes centros urbanos e nas grandes cidades revelando que já houve os problemas no Uíge, na Lunda-Norte e mais recentemente, em Cabinda e no Cuando-Cubango. Responsabilidades de cada um.
O Novo Jornal , na sua edição 264, abordou as responsabilidades de cada um dos titulares. Segundo os decretos que definem as responsabilidades, Bento Bento lidera uma entidade fiscalizadora com competências administrativas, acrescidas aos poderes de concessão geral dos serviços públicos.
Ao governador compete ainda velar por questões de âmbito provincial, envolvendo mais de um município, enquanto que cada município tratará apenas de questões locais, assim como os distritos urbanos.
O presidente da Comissão Administrativa de Luanda, José Tavares, por seu turno, tem a responsabilidade de gerir o Orçamento Geral do Estado (OGE) afecto à urbe, os investimentos em curso, cabendo-lhe ainda dirigir e orientar a actividade e os serviços dos demais órgãos dos serviços municipais.
Excluem-se das competências da referida comissão as áreas afectas às empresas ou instituições públicas de âmbito provincial ou central. Os desentendimentos, a nível da província de Luanda, entre os responsáveis têm vindo a preocupar as estruturas de base do MPLA (OMA e JMPLA) que esperam que se encontrem mecanismos para pôr cobro à situação.
O Novo Jornal deslocou-se às duas instituições, Governo Provincial de Luanda e Comissão Administrativa de Luanda, mas ninguém quis dar detalhes sobre esta situação.

Sem comentários: